quinta-feira, 29 de outubro de 2015

TRÊS DICAS PARA QUE VOCÊ COMPREENDA MELHOR A VIDA! Por Marcelo Andrighetti.




Salve, salve, moçada! Como estão?

Olha só…

Você tem ido no cinema?

Se sua resposta for sim, fico muito feliz. Mesmo!


Eu tenho percebido como a maioria de nós tem dificuldade de encontrar um tempo na agenda pra usufruir daquilo que mais gosta. Concorda?

Pensa só, numa sociedade onde se trabalha no mínimo oito horas por dia, com deslocamentos (carros, ônibus, bicicletas, metrô) o tempo longe de casa pode chegar a 10 horas, 11 horas. Se você dorme oito horas por dia (dizem ser o ideal), sobra pouco para poder fazer aquilo que mais gosta, seja ir ao cinema, ou mesmo vegetar em frente à tv ou computador em busca de uma série nova no Netflix (talvez o Popcorn Time se você for mais ligado).

Pensando que você vai no cinema uma vez por semana - talvez uma vez a cada quinze dias - eu elaborei três dicas para que você possa fruir melhor a narrativa de uma obra. Essa média de uma vez a cada quinze dias é baixa, eu sei. Mas fazer o quê. Cada qual tem suas desculpas.

Quantas vezes na semana você consegue dar play em um vídeo que não do youtube e assistir do início ao fim? Três, quatro vezes? Ótimo! Eu fico pasmo quando eu ouço: “com exceção das 14 séries que estou vendo no momento, eu assisto a sete filmes por semana”.


Inveja branca existe?

As dicas abaixo são para ajudar você a, todos os dias - quando acessar o Netflix ou mesmo o Porta dos Fundos - compreender um pouco melhor do que está assistindo. Que acha?

Vamos nessa!

01 - Troca de valor
Repare como os filmes e séries (e até comerciais de tv, cara!) trocam o tempo inteiro de valor. Explico. Toda cena começa com uma carga, positiva, por exemplo, e termina com outra, negativa. Não existe cena que começa e termina igual. Toda cena de um filme traz uma carga no início e outra no final. Isso é uma artimanha do autor. Foda, né? Daqui pra frente repare como é o tempo inteiro assim. E veja como a literatura faz isso de capítulo para capítulo, ou parágrafo pra parágrafo. Não é diferente na música, com o arranjo, com as nuances que ocorrem durante uma melodia. Toda a obra temporal (ou seja, que precisa de início, meio e fim para acontecer) é mantida com trocas de valores.

02 - Empatia
Você já assistiu ao filme “A Queda”? Nesta obra o autor acompanha os últimos dias de Hitler. E faz isso com uma mágica que ao final, quando o Hitler morre (sim, spoiler - mais do que lógico esse final), você sente que foi tão sugado que precisa pensar duas vezes pra não sentir pena. Como é que o roteirista fez isso? Com empatia. Empatia não é uma opção. Juntamente com a troca de valores, empatia é uma necessidade, é obrigatório, velho!!! Como diz o Robert MaCkee, só há duas formas de segurar o espectador na cadeira: troca de valores e empatia. Boa? Te liga nisso.

03 - Pontos de Virada

Aí você está lá, comendo sua pipoca, tomando uma gelada (a sua Pale Ale especial, que você ganhou no verão passado e já estava mofando na prateleira) e aí, do nada, a série que está vendo reverte completamente a lógica da história, matando o personagem que até então você achava que era o principal. E você pensa: “puta merda, nunca imaginei que isso aconteceria”. Naturalmente que não imaginou. O autor fez isso de propósito. Era pra ser um susto, mesmo. E a isso damos o nome de Ponto de Virada. Em um filme, os pontos de virada vão aparecer três, quatro ou cinco vezes. Não mais porque as pessoas não aguentam muito. Nas séries talvez duas ou três. É quando o paciente do House quase morre, ou quando o Water White descobre que - se não agir - pode ser assassinado. Isso é bem fácil de notar. Também é uma maneira de puxar a história adiante, deixando você e a sua cerveja mais grudados na poltrona.

Se você tem dificuldade de ver o Ponto de Virada, pegue filmes bem água com açúcar, melzinho na chupeta, mela cueca (ou seja, 90% dos filmes com a Jennifer Aniston pós Friends) e perceba que os pontos de virada ocorrem exatamente aos 30 minutos de filme, aos 60 e aos 90. É batata.


Feitoria, meu caro e minha cara?

Semana que vem tem mais.


#palavras

Um filme é totalmente desenvolvido por meio de palavras. Por mais que você já tenha ouvido falar de Cena, Sequência, Ato, Ponto de Virada, etc., uma obra é construída com palavras.

Claúdio caminha até Beatriz e dá um tapa no rosto dela.

É isso. São as palavras que conduzem uma história. E uma palavra pode mudar completamente a trama.

Cláudio caminha até Beatriz e dá um beijo no rosto dela.


Fonte: Escola de Roteiro, através de Marcelo Andrighetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário