sábado, 17 de outubro de 2015

Festival Arte e Ciência – Luz e Movimento.




De 20 a 23 de outubro


Inscrições gratuitas no site: www.museudeartedorio.org.br


O Museu de Arte do Rio – MAR, sob a gestão do Instituto Odeon e em parceria com a BG Brasil, realiza, por meio da Escola do Olhar, o Festival Arte e Movimento. Os debates e oficinas acontecem entre 20 e 23 de outubro e propõe uma série de investigações sobre as relações entre luz e movimento no Ano Internacional da Luz – uma iniciativa mundial liderada pela UNESCO, que destaca a importância da luz e das tecnologias ópticas na sociedade.

Na quarta-feira (21), a gerente de educação do MAR, Janaina Melo, abre o ciclo de palestras que conta com convidados de diferentes áreas do conhecimento. O fotógrafo Miguel Chikaoka participa de duas mesas: às 14h, o bate-papo será sobre luz, fotografia e educação, enquanto às 19h junta-se a ele Paulo Nenflidio para debater educação, experiência e arte. No mesmo dia, às 17h30, acontece um debate sobre ciência e processos criativos com Melina Almada, gerente de educação do Museu do Amanhã e o artista Paulo Paes.

Na quinta-feira, 22, às 15h, estará em pauta a exposição Kurt Klagsbrunnm um fotógrafo humanista no Rio, com uma conversa de galeria sobre a luz na fotografia do artista. Às 19h, Lu Brides e Edu Monteiro falam sobre o projeto pathospalidus e apresentam ao público outra perspectiva sobre o tema luz e movimento no teatro. Fechando a programação do festival, o MAR recebe pela primeira vez o coletivo Chelpa Ferro. O grupo, que trabalha com pesquisa de fontes sonoras acústicas e eletrônicas, mostrará seu trabalho nos pilotis do museu, dia 23, sexta-feira, às 18h30.


Oficina com alunos do GEA

Nos dias 20, 22 e 23, entre 10h e 12h, a Escola do Olhar realiza em parceria com o Ginásio Experimental de Artes Visuais (GEA) uma atividade exclusiva para os alunos. Miguel Chikaoka foi convidado para pensar e realizar o projeto, que estimula o exercício de percepção e expressão de si e do mundo, por meio de práticas pedagógicas inspiradas na leitura do elemento luz.


BG Brasil e o MAR

A BG Brasil, patrocinadora do MAR, reconhece os museus como importantes aliados para o desenvolvimento educacional de crianças e jovens. A parceria com o MAR também tem como objetivo apoiar a revitalização da região portuária, um dos mais importantes projetos de valorização urbana da cidade do Rio de Janeiro.


Programação

Dias 20, 22 e 23 de Outubro

Das 14h às 12h: Programação Especial – O artista encontra o GEA - Oficina de Fotografia, com Miguel Chikaoka (*Exclusiva para alunos do GEA)

Seu despertar e ritmo, para exercitar sua individualidade e experimentar a alteridade.

Número de participantes: 25 pessoas


Dia 21 de Outubro

Das 14h às 17h: Roda de Conversa - Fotografia, Luz e Educação - Com Miguel Chikaoka

Número de participantes: 100 pessoas (auditório)

Às 17h30min: Abertura do Ciclo de debates - Pâmella De-Cnop, da BG Brasil e MAR

Mesa 1 - Ciência e Processos Criativos

Melina Almada e Paulo Paes

Mediação: Janaina Melo

Às: 19h Mesa 2 - Educação, experiência e arte

Paulo Nenflídio e Miguel Chikaoka

Mediação: Janaina Melo

Número de participantes: 100 pessoas (auditório)


Dia 22 de outubro

Das 15h às 17h: Conversa de Galeria com curador - A luz na fotografia de Kurt Klagsbrunn

Número de participantes: 100 pessoas (auditório)

Às: 19h: Bate-papo sobre o projeto pathospalidus, com Lu Brites e Edu Monteiro

Número de participantes: 100 pessoas (auditório)

Dia 23 de outubro

Das 18h30min às 20h: Apresentação Musical Chelpa Ferro - Pilotis


Fonte: Assessoria de imprensa da Agência Approach, através de Adriane Constante e Renata Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário