sábado, 24 de outubro de 2015

Ciclo de discussões aborda preservação de filmes e novos talentos do cinema.




Maior festival cinematográfico da Bahia, o Panorama Internacional Coisa de Cinema concilia uma programação diversificada de filmes com a constante reflexão sobre a sétima arte. A 11ª edição não foge à regra e, além dos debates com realizadores após as sessões, realiza mesas com pesquisadores, críticos e cineastas do Brasil e exterior. Com acesso gratuito, o ciclo de discussões acontecerá no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha e no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB), em Cachoeira.

“Considero o tema da preservação, ainda mais na era digital, uma das questões mais graves do cinema atual”, defende o coordenador do Panorama, Cláudio Marques, explicando que duas mesas giram em torno do tema. Uma delas acontece no dia 03 de novembro, às 13h40, na sala 1, e terá à frente o programador da Cinemateca Francesa Bernard Payen. Ele abordará a relação história x presente no trabalho desenvolvido na instituição.

Com o tema “Preservação na era digital”, o conservador-chefe do acervo da Cinemateca Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Hernani Heffner (imagem acima), faz uma master class dia 29/10, às 13h, na sala 3. Professor de história do cinema e preservação desde 2000, ele vai falar de trabalhos como a Mostra ONS de Cinema Brasileiro, que será exibida durante o festival. Hernani também apresenta o tema em Cachoeira, no dia 30/10, às 10h, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB).

“Berlinale e a renovação do cinema mundial” é a mesa do alemão Arne Kohlweyer, coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Roteiros do Festival de Berlim, programa que tem revelado jovens realizadores de todo o mundo. A atividade acontece dia 04/11, às 13h, na sala 1.

Os desafios cotidianos que envolvem as diversas etapas desde o nascimento de um projeto até a chegada às telas também estarão contemplados nas mesas de discussões. Uma delas reúne Vânia Catani, Marcelo Maia e Sylvia Abreu para falar de produção (01/11, 13h, sala 3); e outra traz Jean Thomas Bernardini, da Imovision, que falará do trabalho de distribuição em geral, mas destacando sua atuação com um cinema autoral e independente (31/10, 15h35, sala 1).

A sequência se completa com a mesa “Políticas Públicas para o Cinema”, que acontece dia 02 de novembro, às 13h, na sala 1 e reúne a coordenadora de audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Milena Evangelista; e o responsável pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado, Bertrand Duarte.


O Panorama é uma realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema e Audiovisual do CAHL/UFRB. Com apoio de mídia do jornal Correio, o festival acontece de 28 de outubro a 04 de novembro, em Salvador e Cachoeira, sob o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.


Fonte: Assessoria de imprensa da Quarta Via Comunicação, através de Jane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário