sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ARQUIVO EM CARTAZ COLOCA EM EVIDÊNCIA O CINEMA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO E VALORIZA A MEMÓRIA AUDIOVISUAL BRASILEIRA.




Festival internacional de cinema de arquivo terá primeira edição entre os dias 9 e 13 de novembro. Evento acontece no Arquivo Nacional, Espaço BNDES e Cine Arte UFF e integra as comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro


Entre os dias 9 e 13 de novembro, o Rio de Janeiro assistirá à realização da primeira edição do Arquivo em Cartaz, festival internacional de cinema de arquivo promovido pelo Arquivo Nacional em parceria com a Universo Produção. O evento busca divulgar e incentivar a realização de filmes produzidos com imagens de arquivo, exibir filmes restaurados e raros, além de oferecer oficinas dedicadas à preservação e tratamento de arquivos cinematográficos, como uma ferramenta de indiscutível importância na salvaguarda da memória audiovisual brasileira.

“Por meio desta iniciativa, buscamos fomentar as discussões em torno do audiovisual e incentivar ações de difusão deste patrimônio, como parte da identidade dos povos, peça crucial para a compreensão da sua história e fonte de inspiração para novos filmes”, explica o diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva.

O Arquivo em Cartaz está estruturado em cinco eixos, com uma programação abrangente e gratuita. O evento está inserido no calendário oficial dos 450 anos do Rio de Janeiro e contará com a exibição de 50 filmes – entre longas, médias e curtas – nacionais e internacionais em 27 sessões de cinema, dividas em mostras temáticas e competitiva, homenagens, debates, encontros, diálogos e exposições. Para a realização de todas estas atividades, serão ocupados três espaços principais: Arquivo Nacional (Cine Pátio – 400 lugares e Cine-Teatro – 150 lugares) e Espaço BNDES (Cine BNDES - 384 lugares), na cidade do Rio de Janeiro; e Cine Arte UFF (290 lugares), em Niterói.

“A parceria com o Arquivo Nacional para a promoção do Arquivo em Cartaz, anteriormente amplia as possibilidades de colocar em debate questões cruciais sobre a pesquisa, o acesso e a preservação audiovisual. Esta iniciativa complementa as ações realizadas anualmente durante a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, que, há 10 anos, vem discutido a preservação, a história e educação”, ressalta a diretora da Universo Produção, Raquel Hallak, que assina a coordenação de produção do evento.


HOMENAGENS

Personalidades relevantes para o cinema brasileiro serão evidenciadas durante a realização do Arquivo em Cartaz. Carmen Santos, atriz, diretora e produtora, e Jurandyr Noronha, pesquisador escritor e cineasta, serão celebrados por meio de suas obras, na noite de abertura do evento. O encontro entre a artista e seu grande admirador poderá ser visto durante a projeção do documentário “Inconfidência mineira – sua produção”. Em memória de ambos, a programação conta também com a mesa de debates “Memórias audiovisuais – o fato, o tempo e o lugar da história”, que destacará os pioneiros do cinema na cidade do Rio de Janeiro, abordando a importância das salas de cinema de rua, sua extinção nas últimas décadas e a trajetória de Carmen Santos, por meio da exibição dos seus três únicos longas-metragens que sobreviveram ao tempo. Será lançado, ainda, o "Prêmio Jurandyr Noronha” a ser oferecido para o filme vencedor da Mostra Competitiva na categoria “melhor utilização de material de arquivo".


MOSTRAS TEMÁTICAS A programação do Arquivo em Cartaz está dividida em seis mostras temáticas: Mostra Rio em Movimento, Mostra Competitiva Cinema de Arquivo, Mostra Acervos, Mostra Homenagem, Mostra Arquivo Faz Escola e Mostra Arquivos do Amanhã, cada uma delas com um conceito próprio e bem definido. O belo conjunto arquitetônico do Arquivo Nacional e o Espaço BNDES sediarão a Mostra Rio em Movimento, composta de filmes hours concours em quatro pré-estreias. Compõem o programa obras cinematográficas recentes que possuem relação com o aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. As imagens de diferentes acervos (públicos, privados, nacionais e internacionais) ocupam um lugar de destaque na narrativa dos filmes escolhidos, revelando a qualidade da pesquisa e as diferentes possibilidades de usos dos arquivos, traçando um mosaico sobre a história, cultura, convívio social e mudanças da Cidade Maravilhosa ao longo de todos esses anos.

Buscando valorizar as mais recentes produções cinematográficas que utilizam material de arquivo, entra em cena a Mostra Competitiva do Arquivo em Cartaz. Em sua primeira edição serão exibidos vinte filmes nacionais e estrangeiros, entre curtas, médias e longas-metragens. Aberta a todos os gêneros, do documentário à ficção, passando pelo cinema experimental, a mostra pretende ser instrumento de reflexão sobre as múltiplas possibilidades de (re)utilização dos arquivos de filmes. As únicas exigências aos inscritos foram a presença mínima de 30% de material de arquivo (imagens em movimento, áudio, fotografias, mapas, manuscritos etc.) e a finalização entre os anos de 2012 e 2015. Os vencedores da competitiva serão agraciados com o Prêmio Batoque.

Na Mostra Acervos, o foco principal é a preservação e difusão de acervos filmográficos e da memória do cinema. Dessa maneira, o evento traz uma seleção de filmes sob guarda de instituições científicas, educacionais, arquivísticas, com o objetivo de aproximar o público dos acervos, contribuindo para a difusão de filmes antigos, películas restauradas, material recém-disponibilizado ao público. Pretende também chamar a atenção para acervos não-oficiais e a importância de dar-lhes visibilidade. Atividade realizada em estreita parceria com outras instituições exibirá curtas-metragens enviados pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv): Jornal Carioca e Largo do Boticário; Casa de Oswaldo Cruz: Fondation Marcel Merieux; Cinemateca Brasileira e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: Cidade do Rio de Janeiro (Brasil, 1924, de Alberto Botelho).

A Mostra Homenagem celebra a história de vida e carreira da imigrante portuguesa Carmen Santos. A atriz, diretora, produtora e roteirista, acompanhou de perto a transição do cinema silencioso para o sonoro e firmou estreitas relações pessoais e profissionais com outros grandes nomes da história do cinema brasileiro como Humberto Mauro, Mário Peixoto, Edgar Brasil, Pedro Lima e Ademar Gonzaga. Compondo a grade de programação dessa mostra, os três únicos longas-metragens que sobreviveram ao tempo: Sangue Mineiro (1929), Limite (1930) e Argila (1942), e para completar a celebração, o aclamado curta-metragem Mar de Fogo (2014), de Joel Pizzini.

As sessões da Mostra Arquivo faz Escola têm por objetivo chamar a atenção do público escolar para a importância da preservação da memória cinematográfica, assim como promover a utilização do cinema como uma ferramenta de aprendizado e despertar o interesse pela produção nacional. Os filmes propostos pela organização do evento buscam despertar no público infanto-juvenil o interesse pelo cinema nacional, incentivando a curiosidade e ampliando suas possibilidades cinematográficas, exibindo obras às quais não tenham tão fácil acesso. Já na Mostra Arquivos do Amanhã, as sessões são direcionada para ao público do ensino médio.


Toda a programação do Arquivo em Cartaz é gratuita e será divulgada em breve. Mais informações: www.arquivoemcartaz.an.gov.br.


Serviço

Arquivo em Cartaz | Festival Internacional de Cinema de Arquivo

9 a 13 de novembro de 2015

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio: BNDES

Realização: Arquivo Nacional | Instituto Universo Cultural |Universo Produção

Locais de realização do evento

Arquivo Nacional – Praça da República, 173 – Centro | Rio de Janeiro

*CinePátio (400 lugares) e Cine-Teatro (150 lugares)

Espaço BNDES– Av. República do Chile, 100 – Centro |Rio de Janeiro

*Cine BNDES (384 lugares)

Cine Arte UFF – Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí | Niterói

* 290 lugares

CREDENCIAMENTO IMPRENSA
O credenciamento para a cobertura de imprensa deverá ser solicitado no período de 30 de outubro a 05 de novembro para o e-mail imprensa@universoproducao.com.br. As informações sobre a retirada da credencial e o funcionamento da sala de imprensa serão enviadas por e-mail até o dia 06 de novembro após a confirmação do credenciamento pela organização do evento.


Fonte: ETC Comunicação e Universo Produção, através de Núdia Fusco e Lívia Tostes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário