sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Mostra ‘Orson Welles in Rio’.




Festival celebra o centenário do diretor com palestras, filmes restaurados e raros


A Mostra Orson Welles in Rio coloca o Festival do Rio no circuito mundial de comemorações do centenário do nascimento do diretor, ator, dramaturgo e radialista americano que marcou o século XX como uma de suas mais instigantes e criativas personalidades.

Além de uma seleção criteriosa de filmes, que enfatiza os inacabados e os restaurados, o Festival, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil e a Universidade Federal Fluminense, ainda promove mesas e encontros no CCBB, com a participação dos mais importantes críticos e especialistas de uma obra marcada pela complexidade e pela inquietude (abaixo a programação).

A mostra vai priorizar obras raras como Wellesiana: Raridades de Orson Welles; Too Much Johnson (1938), redescoberto em 2014; Soberba; as versões restauradas de Otelo e Falstaff - O toque da meia noite, a versão integral da série documental Volta ao Mundo com Orson Welles, realizada para o canal de TV britânico ITV, e outros documentários a respeito do cineasta.

No teatro, suas peças participaram da renovação do teatro americano nos anos 1930. Mas foi o programa radiofônico A guerra dos mundos (1938) que projetou o nome de Orson Welles para uma dimensão universal. Ao anunciar ao vivo a invasão dos marcianos na Costa Leste dos EUA, embaralhando os planos da ficção e da realidade, aterrorizou milhões de pessoas. Aos 25 anos, foi chamado a trabalhar para um dos mais importantes estúdios Hollywood, a RKO, num contrato sem precedentes, em que deveria escrever, dirigir, atuar e montar quatro filmes. O primeiro deles, Cidadão Kane (1941), trouxe para o cinema as inovações estéticas do modernismo, e modificou o modo de se fazer e de se pensar o cinema. Depois de realizar Kane, Welles dirige Soberba, e, ainda no processo de montagem desse filme, vem ao Brasil (fevereiro de 1942) para dirigir o documentário It’s All True, no bojo da política de boa vizinhança. Por razões políticas, seu filme acaba sendo boicotado, e arquivado. Paralelamente, a RKO anula o contrato com Welles, e modifica, contra a sua vontade, a montagem de Soberba.


ORSON WELLES IN RIO – ENCONTROS NO CCBB (entrada gratuita mediante senha)


Sexta, 9 de outubro 15:00

ORSON WELLES AOS 100: UM PANORAMA (James Naremore, Indiana University)

ORSON WELLES NA ESPANHA (Esteve Riambau, Filmoteca de Catalunya)

Mediação: Adalberto Müller (Universidade Federal Fluminense)


Sábado, 10 de outubro 10:30

ORSON WELLES E O CINEMA NOVO (Nelson Pereira dos Santos, diretor)

WELLES, GLAUBER E SGANZERLA (Joel Pizzini, diretor)

Mediação: João Luiz Vieira (Universidade Federal Fluminense)


Sábado, 10 de outubro 15:00

'HELLO AMERICANS!' WELLES E A POLÍTICA DE BOA VIZINHANÇA (Darlene Sadlier, Indiana University)

IT'S ALL TRUE: WELLES E O BRASIL (Catherine Benamou, University of California)

Mediação: João Luiz Vieira (Universidade Federal Fluminense)


MOSTRA ORSON WELLES

Festival do Rio 2015

De 1 a 14 de outubro

CCBB, Oi Futuro Ipanema, IMS, Cine Arte UFF (serviço completo no www.festivaldorio.com.br)


Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA do Festival do Rio 2015 e Agência Febre, através de Liège Monteiro, Liliam Hargreaves, Juliana Branco, Ana Luiza Graça e Luiza Canetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário