sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Membro da ABL, Antônio Torres, é o autor homenageado da Flica 2015.




Autor baiano de um dos mais marcantes romances da literatura brasileira ganha destaque na Festa Literária Internacional de Cachoeira


Nesta edição, a Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira) vai relembrar a carreira literária do autor baiano Antônio Torres e homenageá-lo. Além disso, o escritor - ao lado do jornalista, correspondente de guerra e diretor de redação da sucursal de Brasília do jornal Folha de São Paulo, Igor Gielow, é um dos convidados da mesa literária de abertura do evento, Gentes Brasileiras, no dia 14 de outubro, às 19 horas.

Eleito imortal no ano de 2013, quando foi designado para ocupar a cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras – que já pertenceu a Machado de Assis e Jorge Amado – o romancista nasceu na Bahia, em 1940. Começou a carreira como repórter, profissão que exerceu nas cidades de Salvador e São Paulo.

Aos 32 anos, com a publicação de Um cão uivando para a lua, estreou na literatura. Alguns anos depois, em 1976, lançou Essa terra, que retrata o impacto da cidade grande sobre o imigrante nordestino. Com elementos autobiográficos, a obra é um dos romances mais marcantes da literatura brasileira, sucesso de público e de crítica, com texto traduzido para vários países.

Em 1998, Antônio Torres foi condecorado como Chevalier des Arts et des Lettres pelo governo francês pelos livros publicados no país. Em 2000, recebeu o prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo reconhecimento de suas obras.

O Governo do Estado da Bahia apresenta a Flica 2015 e o projeto tem patrocínio da Coelba, da Oi e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e apoio cultural da Oi Futuro, da Prefeitura Municipal de Cachoeira e do Sebrae.


O quê: Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica

Quando: 14 a 18 de outubro de 2015

Onde: Município de Cachoeira, a 110 km de Salvador


Fonte: Lilian Comunica – Assessoria de Imprensa e Editorial, através de Cinthia Jardim, Lilian Cardoso e Pollyanna Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário