segunda-feira, 14 de setembro de 2015

L&PM Editores dá a dica! QUEIMANDO NA ÁGUA, AFOGANDO-SE NA CHAMA (BURNING IN WATER, DROWNING IN FLAME) de Charles Bukowski - Tradução de Pedro Gonzaga.




O lado sombrio do sonho americano


Álcool, apostas e mulheres: estes foram alguns dos temas que consagraram Charles Bukowski como um dos maiores escritores underground contemporâneos. Mas em Queimando na água, afogando-se na chama, fica evidente que ele já explorava tais assuntos muito antes de se notabilizar como o “velho safado”. Esta coletânea de poemas, escritos originalmente entre 1955 e 1973, pinta o retrato do autor como um ilustre desconhecido, no auge de seus trinta anos. Entre porres e reflexões, corridas de cavalo e amantes (sem contar uma passagem alucinada por Nova Orleans), Bukowski testa limites não apenas no seu dia a dia, mas também nos vários experimentos poéticos que realiza no período – já demonstrando a verve que o tornaria famoso anos mais tarde.

Nos quatro livros que compõem esta genial coleção – Meu coração tomado em suas mãos (1963), Crucifixo em uma mão morta (1965), Na rua do terror e no caminho da agonia (1968) e Queimando na água, afogando-se na chama (1974) –, o autor reuniu alguns dos poemas que ele próprio considerava seus melhores. Com um estilo mais romântico e idealista, mas sem deixar de lado a voz áspera que o caracteriza, o jovem Buk esmiúça de forma ao mesmo tempo mordaz e melancólica o lado sombrio do sonho americano.


Informações Gerais:

Título: QUEIMANDO NA ÁGUA, AFOGANDO-SE NA CHAMA

Título Original: BURNING IN WATER, DROWNING IN FLAME

Catálogo: Outros Formatos

Gênero: Literatura estrangeira - Poesia

Série: Bukowski

Formato: 14x21

Páginas: 264

1° Edição: setembro de 2015

Preço sugerido: R$ 36,90


Sobre o autor



Charles Bukowski Nasceu em Andernach, na Alemanha, a 16 de agosto de 1920, filho de um soldado americano e de uma jovem alemã. Aos três anos de idade, foi levado aos Estados Unidos pelos pais. Criou-se em meio à pobreza de Los Angeles, cidade onde morou por cinquenta anos, escrevendo e embriagando-se. Publicou seu primeiro conto em 1944, aos 24 anos de idade. Só aos 35 anos é que começou a publicar poesias. Foi internado diversas vezes com crises de hemorragia e outras disfunções geradas pelo abuso do álcool e do cigarro. Durante a vida, ganhou certa notoriedade com contos publicados pelos jornais alternativos Open City e Nola Express, mas precisou buscar outros meios de sustento: trabalhou 14 anos nos Correios. Casou, se separou e teve uma filha. É considerado o último escritor “maldito” da literatura norte-americana, uma espécie de autor beat honorário, embora nunca tenha se associado com outros representantes beat, como Jack Kerouac e Allen Ginsberg.

Sua literatura é de caráter extremamente autobiográfico, e nela abundam temas e personagens marginais, como prostitutas, sexo, alcoolismo, ressacas, corridas de cavalos, pessoas miseráveis e experiências escatológicas. De estilo extremamente livre e imediatista, na obra de Bukowski não transparecem demasiadas preocupações estruturais. Dotado de um senso de humor ferino, auto-irônico e cáustico, ele foi comparado a Henry Miller, Louis-Ferdinand Céline e Ernest Hemingway.

Ao longo de sua vida, publicou mais de 45 livros de poesia e prosa. São seis os seus romances: Cartas na rua (1971), Factótum (1975 – L&PM POCKET, 2007), Mulheres (1978), Misto-quente (1982 – L&PM POCKET, 2006), Hollywood (1989 – L&PM POCKET, 2000) e Pulp (1994, L&PM Editores, 1995). Bukowski publicou em vida oito livros de contos e histórias: Ereções, ejaculações e exibicionismos (1972) – que no Brasil foi publicado em dois volumes, Crônica de um amor louco e Fabulário geral do delírio cotidiano (L&PM POCKET, 2006) –, South of No North: Stories of Buried Life (1973), Tales of Ordinary Madness (1983), Hot Water Music (1983), Bring Me Your Love (1983), Numa fria (1983), There’s No Business (1984) e Septuagenarian Stew (1990). Seus livros de poesias são mais de trinta, entre os quais Flower, Fist and Bestial Wail (1960), You Get So Alone at Times that It Just Makes Sense (1996), sendo que a maioria permanece inédita no Brasil. Várias antologias, além de livros de poemas, cartas e histórias foram publicados postumamente, como O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio (L&PM Editores, 1998 / L&PM POCKET 2001), com ilustrações de Robert Crumb. Este livro é uma espécie de diário comentado dos últimos anos de vida do autor.

Bukowski morreu de pneumonia, decorrente de um tratamento de leucemia, na cidade de San Pedro, Califórnia, no dia 9 de março de 1994, aos 73 anos de idade, pouco depois de terminar Pulp.


Livros do autor na Coleção L&PM Pocket:

O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio

Crônica de um amor louco

Fabulário geral do delírio cotidiano

Factótum

Hollywood

Misto-quente

Notas de um velho safado

Numa fria

Pulp

Ao sul de lugar nenhum

O amor é um cão dos diabos

Delírios cotidianos

A mulher mais linda da cidade

Pedaços de um caderno manchado de vinho

Mulheres

Cartas na Rua


Livros do autor em formato convencional:

Ao sul de lugar nenhum

Delírios cotidianos


Fonte: www.lpm.com.br


Parceria

Nenhum comentário:

Postar um comentário