quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Semana de lançamentos traz duas estreias inéditas na TV: ‘Grupo Corpo’ e ‘Sonho Intenso’, além do premiado ‘Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo’.


DOCUMENTÁRIO INÉDITO RELEVA BASTIDORES DO GRUPO CORPO NO CANAL CURTA!


O Curta! acaba de contratar três documentários inéditos que contam a história do Grupo Corpo (imagem acima), que completa 40 anos em 2015. O primeiro programa estreia dia 11 de agosto, na Terça das Artes e é a grande estrela da série. Com imagens raras, “De Maria, Maria a Missa do Orfanato” retrata os bastidores dos primeiros 15 anos da trajetória da companhia, com destaque para o marcante primeiro espetáculo “Maria, Maria”, que rodou o mundo e teve reconhecimento imediato, firmando a carreira futura do Corpo. Os documentários foram produzidos pelo próprio grupo, a partir de imagens captadas em ensaios, viagens, e nas coxias das apresentações.

Atração da Quinta do Pensamento, dia 13 de agosto, “Um Sonho Intenso” será exibido pela primeira vez na TV brasileira abordando com uma narrativa leve e prazerosa um tema denso: a história social e econômica do Brasil da década de 30 até hoje. O diretor José Mariani utiliza trechos de filmes, reportagens históricas e depoimentos de nomes como Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, João Manuel Cardoso de Melo, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo Bielschowsky, Lena Lavinas, os sociólogos Francisco de Oliveira e Adalberto Cardoso e o historiador José Murilo de Carvalho. Figuras importantes como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek ganham um outro olhar e momentos marcantes como o pós 64 passam por uma nova análise. A atração vai ao ar na Quinta do Pensamento, dia 13 de agosto.

Vencedor de prêmios no Festival do Rio (2009), no Festival Internacional de Documentários de Santiago do Chile (2010), no Festival de Cinema de Havana (2009) e outros, “Viajo porque preciso, volto porque te amo” estreia em 12 de agosto, na Quarta de Cinema. Irandhir Santos interpreta José Renato, um geólogo que atravessa o sertão nordestino para avaliar a construção de um canal que cortará um importante rio da região. Enquanto viaja, ele faz uma análise de sua vida e percebe que tem muito em comum com vários dos lugares por onde passa, especialmente, a solidão. Conforme a sensação de isolamento cresce na paisagem, suas questões pessoais vêm à tona, principalmente a desilusão amorosa. O longa foi rodado sem som, de maneira documental, quando os diretores registravam imagens para outro projeto. O material não utilizado se transformou em ficção dez anos depois, por meio da narrativa em primeira pessoa de Irandhir Santos.

Ainda dia 12, o “A Vida É Curta!” exibe produções cujo tema são a arte urbana. Um dos destaques é a estreia “De Dentro Para Fora de Fora Para Dentro.DOC”. No documentário, a arte de rua invade um dos mais conceituados museus brasileiros, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), com exposições de artistas como Titi Freak, Daniel Melim, Stephan Doitschinoff, Zezão e Carlos Dias.

A Segunda da Música, 10 de agosto, presenteia o assinante com uma relíquia. Parte da série “Ícones do Jazz”, “Louis Armstrong”, gravado em 1959, é um concerto de quase uma hora filmado na Bélgica com canções marcantes da carreira do artista como “Mack The Knife”, “When It’s Sleepy Time Down South” e “Stompin At The Savoy”. Ainda dia 10, na faixa Curta! Relâmpago, “Viva Volta” acompanha o trombonista Raul de Souza em uma visita a Bangu, bairro de onde veio. O documentário revisita o filme “Saravah”, de 1969, e promove um reencontro entre o músico e Maria Bethânia.

A Sexta da Sociedade, 14 de agosto, apresenta “Bordéis Parisienses”, do francês Mark Kidel. O filme mostra a realidade das casas de prazer, que foram controladas pelo Estado a partir do século XIX até seu encerramento oficial em 1946, e que eram frequentadas por importantes escritores e políticos famosos. Depoimentos de clientes antigos, ex-prostitutas e historiadores traçam o perfil dos prostíbulos que se caracterizavam por uma mistura de céu e inferno.


SEGUNDA DA MÚSICA

“Louis Armstrong” (documentário)
Este é um dos únicos concertos completos de Armstrong capturados em filme nos anos 50. Este set de 55 minutos, filmado na Bélgica em 1959, apresenta muitas das grandes músicas de Satchmo, incluindo “Mack The Knife”, “When It´s Sleepy Time Down South” e “Stompin At The Savoy”, acompanhadas por sua banda estelar, All-Stars, formada por Trummy Young, Peanuts Hucko, Billy Kyle, Danny Barcelona e Mort Herbert.
Diretor: David Peck, Phillip Galloway, Tom Gulotta
Duração: 50 min. Ano: 2006
Exibição: 10 de agosto, segunda-feira, às 21h30min
Horários alternativos: Dia 11 de agosto, terça-feira, às 1h30min e às 15h30min / Dia 12 de agosto, quarta-feira, às 9h30min / Dia 15 de agosto, sábado, às 5h
Classificação: Livre

TERÇA DAS ARTES

“De Maria, Maria a Missa do Orfanato” (documentário)
Fundado em 1975, o Grupo Corpo estreou no ano seguinte sua primeira obra, “Maria Maria”. Com música especialmente composta por Milton Nascimento, o balé ficou quase uma década em cartaz e percorreu 14 países. Nos oito anos seguintes, enquanto o sucesso de “Maria Maria” ainda repercutia, o Grupo Corpo não se deu descanso. Colocou em cena mais seis novas coreografias assinadas por Rodrigo Pederneiras, que assume o posto de coreógrafo-residente e, juntamente com o irmão, Paulo Pederneiras, diretor artístico da Companhia, começa a moldar a personalidade do Grupo. Em 1985, estrearam “Prelúdios”, leitura cênica dos 24 prelúdios de Chopin e em 1989 coreografaram a “Missa do Orfanato” – de Mozart. O balé torna-se um marco estético definitivo na trajetória da Companhia e firma o Grupo Corpo no cenário da dança brasileira e internacional. Este documentário mostra um pouco dos primeiros 15 anos de história da companhia. Desde a fundação do Grupo, em 1975 e sua primeira obra, “Maria Maria”, até o final dos anos 80, quando o Grupo Corpo se firma no cenário da dança mundial com personalidade própria e sucesso reconhecido.
Diretor: Claudia de Brito Ribeiro de Oliveira e Janaína Moreira do Patrocínio
Duração: 52 min. Ano: 2015
Exibição: 11 de agosto, terça-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 12 de agosto, quarta-feira, às 3h e às 17h / Dia 13 de agosto, quinta-feira, às 11h / Dia 15 de agosto, sábado, às 10h/ Dia 16 de agosto, domingo, às 22h
Classificação: Livre

QUARTA DE CINEMA

“Viajo porque preciso, volto porque te amo” (documentário)
José Renato (Irandhir Santos) tem 35 anos, é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa, onde terá que atravessar todo o sertão nordestino. Sua missão é avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem ocorre, ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa. Desde o vazio à sensação de abandono, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.
Diretor: Marcelo Gomes, Karim Aïnouz
Duração: 75 min. Ano: 2009
Exibição: 12 de agosto, quarta-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 13 de agosto, quinta-feira, às 3h e às 17h / Dia 14 de agosto, sexta-feira, às 11h / Dia 15 de agosto, sábado, às 8h30min / Dia 16 de agosto, domingo, às 20h30min
Classificação: Livre

O “A Vida É Curta!” da semana tem como tema a arte de rua e apresenta a grande estreia “De Dentro Pra Fora De Fora Pra Dentro.DOC” (Fernanda Macedo). Na sequência, “Atrocidades Maravilhosas” (Lula Carvalho, Pedro Peregrino, Renato Martins) e “Graffiti Dança” (Rodrigo EBA!)

Para abrir a faixa, o documentário “De Dentro Pra Fora De Fora Pra Dentro.DOC” mostra como o grafiti, arte que nasceu na rua, pode ganhar espaços diferentes. Os artistas Titi Freak, Daniel Melim, Stephan Doitschinoff, Zezão e Carlos Dias apresentam seus trabalhos em exposições individuais no MASP. Em seguida “Atrocidades Maravilhosas” tem como protagonista a cidade maravilhosa e o trabalho desenvolvido pelos artistas que residem nela. A produção, que retrata a intervenção estético-urbana com cartazes lambe-lambe, tem direção de Lula Carvalho, Pedro Peregrino e Renato Martins. Para finalizar, “Graffiti Dança” é uma animação stop motion, que simula uma dança de bolero na São Paulo do século XXI.
Estreia: 12 de agosto, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 13 de agosto, quinta-feira, à 0h e às 14h20min / Dia 14 de agosto, sexta-feira, às 8h / Dia 15 de agosto, sábado, às 6h / Dia 16 de agosto, domingo, à 1h
Classificação: Livre

QUINTA DO PENSAMENTO

“Um sonho intenso” (documentário)
Renomados economistas e historiadores discutem os avanços socioeconômicos do país e analisam os principais erros e acertos do processo de industrialização nacional, indo a fundo nas origens do subdesenvolvimento.
Diretor: José Mariani
Duração: 102 min. Ano: 2013
Estreia: 13 de agosto, quinta-feira, às 22h
Horários alternativos: Dia 14 de agosto, sexta-feira, às 2h e às 16h / Dia 15 de agosto, sábado, às 22h / Dia 16 de agosto, domingo, às 10h / Dia 17 de agosto, segunda-feira, às 1h30min e às 10h
Classificação: Livre

SEXTA DA SOCIEDADE

“Bordel Parisiense” (documentário)
Este documentário explora a complexa mistura de céu e inferno que caracteriza as casas parisienses de prazer.
Diretor: Mark Kidel
Duração: 52 min. Ano: 2013
Exibição: 14 de agosto, terça-feira, às 23h30min
Horários alternativos: Dia 16 de agosto, quinta-feira, às 14h30min / Dia 17 de agosto, sexta-feira, às 17h / Dia 18 de agosto, sábado, às 11h
Classificação: Livre


Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 76 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV.


Fonte: Agência Febre, através de Claudia Rodrigues e Katia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário