sexta-feira, 7 de agosto de 2015

RICHARD PEÑA na Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS.




A Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS, com o apoio da Columbia University e em parceria com a Coordenacão de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, trazem a Porto Alegre, nos dias 16 e 17 de agosto, o curador e professor da Universidade de Columbia Richard Peña.

O renomado curador americano Richard Peña é professor de cinema na Universidade de Columbia, fez história durante 25 anos como diretor do New York Film Festival e, também, como programador do Film Society of Lincoln Center. Peña é, sem dúvida, um dos grandes responsáveis por abrir as portas de diversas cinematografias do mundo, apresentando novos filmes independentes para o público nos Estados Unidos. À frente da programação de cinema no Lincoln Center, realizou o New Directors/New Films, festival que apresenta anualmente a vanguarda do cinema mundial em Nova York. Organizou retrospectivas como as de Michelangelo Antonioni, Abbas Kiarostami, Robert Aldrich, Youssef Chahine, Yasujiro Ozu, Carlos Saura, além de diversas mostras dedicadas ao cinema africano, chinês, cubano, polonês, árabe, coreano, turco, argentino, brasileiro, entre outros.

Peña ministrará a palestra Personal Visions: As Origens da American Avant-Garde, 1943-1969 no dia 16 de agosto, na Cinemateca Capitólio às 17 horas.

No dia 17 de agosto, segunda-feira, das 9h às 16 horas, na Sala Redenção – Cinema Universitário, ministrará o workshop Cinema e espaços alternativos: o futuro da programação de cinema e curadoria.

As atividades são todas gratuitas. As informações para inscrição do workshop estão no site http://www.ufrgs.br/difusaocultural/


PROGRAMAÇÃO

16 DE AGOSTO – DOMINGO 17 horas

Cinemateca Capitólio/Sala Multimídia

Personal Visions: As Origens da American Avant-Garde, 1943-1969

Palestra com o professor e curador de cinema americano, Richard Peña.

Palestra sobre o cinema não-narrativo e obras experimentais, geralmente assinadas por artistas individuais que trabalham por conta própria, com fortes paralelos com movimentos nas outras artes visuais, como o surrealismo, o expressionismo abstrato, a pop art e o minimalismo.


17 DE AGOSTO – SEGUNDA

Das 9h às 12h e das 14h às 16h

Sala Redenção – Cinema Universitário UFRGS

Cinema e espaços alternativos: o futuro da programação de cinema e curadoria Hoje há uma vasta proliferação de filmes por todos os lugares – de shopping centers aos IPhones – como uma ameaça à cultura cinematográfica, mais do que possa parecer.

O espaço para alguns tipos alternativos de cinema muitas vezes parecem diminuindo em vez de expandir; o alcance de mídias por grandes corporações parece cada vez mais amplo. Este cenário faz o papel da programação e curadoria de cinema ainda mais crucial no atual turbilhão cultural. Confrontado pela infinita oferta de diferentes mídias, o público, mais do que nunca precisa buscar orientação e direção sobre o passado do cinema, presente e futuro possíveis. Usando de exemplos, a partir de programas de cinema ao redor do mundo, desde festivais, centros de mídia, cinematecas, microcinemas, e até mesmo a internet, Richard Peña irá apresentar tanto a história como o desenvolvimento de propostas de programação e curadoria, debatendo estratégias da criação e promoção na programação de filmes e mídia.


REFERÊNCIAS SOBRE O CONVIDADO

Site Harvard Magazine sobre sua trajetória no Lincoln Center
http://harvardmagazine.com/2009/09/ny-film-festival-program-director-richard-pena

Site da Film Comment, Kent Jones entrevista Richard Peña sobre as transformações do público, dos filmes e da cultura cinéfila em geral:
http://www.filmcomment.com/article/kent-jones-richard-pena-interview/


CONTATOS E INFORMAÇÕES

SALA REDENÇÃO – CINEMA UNIVERSITÁRIO UFRGS

Tânia Cardoso e Giovani Borba

Email: tania.cardoso@difusaocultural.ufrgs.br e giovaniborba@gmail.com

Telefone: 51 3308-4081

Endereço: Av. Luiz Englert, s/n – Farroupilha – 90040-060 – Porto Alegre/RS


Fonte: SALA REDENÇÃO – CINEMA UNIVERSITÁRIO UFRGS, através de Tânia Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário