quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mar de Culturas recebe Marcos Caruso para debate sobre teatro no Quiosque da Globo.




Veríssimo Junior, Reinaldo Sant' ana (imagem acima) e Carmem Mello também são os convidados desta edição que acontece hoje dia 13 de agosto, quinta-feira


O Mar de Culturas vai levar ao público um bate-papo sobre o teatro em diferentes contextos sociais hoje quinta-feira, 13 de agosto, a partir das 19h. O projeto, que promove diálogos sobre assuntos ligados ao cotidiano do Rio e do Grande Rio, vai receber os atores, diretores e produtores Marcos Caruso, Veríssimo Junior, Reinaldo Sant' ana e Carmem Mello no Quiosque da Globo.

Marcos Caruso vai falar sobre sua experiência como autor, ator, e diretor de peças de teatro de grande sucesso como Trair e coçar é só começar, em cartaz desde 1986, e de seu mais recente espetáculo Selfie, peça com os atores Mateus Solano e Miguel Thiré que fala sobre a febre da autoexposição na internet. Caruso fará parte do elenco da nova novela das nove A Regra do Jogo, que estreia ainda este mês na Globo.

Veríssimo Junior é ator, diretor de teatro, arte-educador e professor de Artes Cênicas graduado em teatro pela UNIRIO e com mestrado em educação pela UFF. É ainda idealizador, fundador e diretor do Teatro da Laje, grupo formado por moradores de comunidade que promovem um diálogo entre as práticas cotidianas das favelas cariocas e elementos da dramaturgia universal, mostrando assim a contribuição desses enlaces para o teatro contemporâneo.

Reinaldo Sant' ana possui uma vasta experiência no meio teatral. Como diretor ganhou destaque em peças como Auto de São João, Histórias Contadas e Compartilhadas e ainda no recente espetáculo Joana Entre Joanas. É autor de livros como A história dos movimentos sociais do Brasil, Bonecas de Porcelana, Arte no Trabalho e o Trabalho na Arte e está finalizando sua nova obra O Teatro Comunitá uma Alfabetização possível ou arma de revolução das massas, que tem previsão de lançamento para 2016.

Carmem Mello iniciou sua carreira no teatro em 1980, criando e executando projetos que viabilizam o acesso do grande público a relevantes eventos culturais e sociais. Em 2003 produziu o espetáculo "A Casa dos Budas Ditosos”, com a atriz Fernanda Torres e texto de João Ubaldo Ribeiro e, em 2007, organizou a Mostra de Filmes, no Centro Cultural Banco do Brasil, em homenagem aos 80 anos do ator Fernando Torres.


Sobre o Mar de Culturas:
Desde sua estreia, o Mar de Culturas já recebeu diversos convidados para discutir temas atuais, que refletem o cotidiano do Rio e do Grande Rio.

· Jessé Andarilho (escritor) e Numa Ciro (atriz, cantora, compositora e psicanalista) - “Literatura em Trânsito”;

· Binho Cultura (escritor e produtor) e Écio Salles (pesquisador) – “Literatura nas periferias”;

· Marcus Faustini (ator, diretor e escritor) e Heloisa Buarque de Hollanda (pesquisadora e escritora) - “Periferia é Centro? A reorganização geográfica da cidade”;

· Pedro Bial (jornalista) e Aderaldo Luciano (músico e poeta) - “A poesia popular: verso ou reverso?”;

· Antonio Leal e Cavi Borges – “Curta Rio – mais do que um debate, um estímulo à produção de curtas-metragens”;

· Marquinhos de Oswaldo Cruz (sambista) e Milton Cunha (carnavalesco) – “Rio de Samba – Um papo de bambas”;

· Xico Sá, Elaine Marcelina e Julia Michaels – “A Mulher na Cultura Contemporânea”;

· Luciana Savaget, Luciana Sandroni e Anna Claudia Ramos – “A Literatura Infanto e Juvenil”;

· Jackson Antunes, Junior Perim e Karla Concá – “Malabares Cultural –Difusão das artes circenses”;

· Ana Botafogo, Michel Cordeiro e Silvia Soter - “Dança Clássica e Dança Urbana: um diálogo possível?”.


Serviço:

Mar de Culturas

Data: 13 de agosto (quinta-feira)

Tema: O teatro em diferentes contextos sociais

Local: Quiosque da Globo – Praia de Copacabana (altura da Rua Miguel Lemos)

Horário: 19h

Convidados: Marcos Caruso, Veríssimo Junior, Reinaldo Sant' ana e Carmem Mello


Fonte: Approach Comunicação Integrada, através de Melina Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário