segunda-feira, 20 de julho de 2015

DOCUMENTÁRIO SOBRE O TALIAN EM SESSÃO ESPECIAL.




A Cinemateca Paulo Amorim promove nesta quarta-feira (dia 22 de julho), uma sessão do documentário BRASIL-TALIAN. O filme será exibido às 19h30, na Sala Eduardo Hirtz, com a presença do diretor André Costantin e equipe. Entrada franca.

Viabilizado por meio de Leis de Incentivo à Cultura, o filme é baseado no inventário realizado entre 2009 e 2010 pelo Instituto Vêneto do Rio Grande do Sul e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). A proposta do diretor foi traçar um panorama desta língua originada das colônias de descendentes de italianos no Brasil reunindo depoimentos de descendentes de imigrantes e de italianos natos em registros realizados em várias cidades da Serra Gaúcha (Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e Antônio Prado), em colônias de imigrantes no estado do Espírito Santo (Venda Nova do Imigrante e Santa Tereza) e em cidades da Itália (Veneza, Trento, Genova e Vicenza).

Segundo o diretor, o filme revela a riqueza do talian como língua de características muito particulares, derivada de dialetos do norte da Itália e que no contexto brasileiro se difere da sua matriz original. “A proposta principal do projeto é provocar uma reflexão sobre a utilização do talian hoje e sua permanência ao longo dos anos”, acrescenta.


Fonte: Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim, através de Mônica Kanitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário