domingo, 7 de junho de 2015

Site do Festival Varilux de Cinema Francês 2015 traz programação de cada cidade.




EVENTO ACONTECE EM MAIS DE 50 CIDADES BRASILEIRAS ENTRE 10 E 17 DE JUNHO


A programação completa do Festival Varilux de Cinema Francês 2015 – entre 10 e 17 de junho em mais de 50 cidades brasileiras - já está disponível no site (http://variluxcinefrances.com/). Nele, o internauta vai encontrar todas as informações relacionadas ao evento: programação de cada cidade; sinopses, fotos e trailer dos filmes; além do um perfil dos convidados – diretores e atores - que integram a delegação que estará em São Paulo e no Rio de Janeiro participando da abertura do evento, dias 10 e 11, respectivamente. Dinâmico e de fácil navegação, o site conta ainda com informações sobre a programação especial: oficina de roteiro, mostra Pio Marmaï, homenagem ao Rio com exibição de “O Homem do Rio”, Especial Animação e Masterclass com Anne Fontaine, entre outras.


Sobre o Festival Varilux de Cinema Francês


A edição deste ano do evento, que acontece de 10 a 17 de junho, promete bater vários recordes; além do número de cidades aumentar para 50 (80 cinemas), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras com as grandes novidades do cinema francês. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas em uma semana para assistir aos 16 filmes em cartaz, um acréscimo de 10% em relação a 2014.

Na programação já confirmada estão “Samba”, de Olivier Nakache e Eric Toledano, que já alcançou a marca de três milhões de espectadores na França; a comédia “Que Mal Eu Fiz a Deus?”, de Philippe de Chauveron, recorde de bilheteria na França em 2014, com mais de 12 milhões de espectadores; “Gemma Bovery”, de Anne Fontaine, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary; "Papa ou Maman", de Martin Bourboulon, comédia politicamente incorreta sobre um divórcio à francesa; e "Astérix – O Domínio dos Deuses", de Louis Clichy, primeira animação em computação gráfica baseada em histórias em quadrinhos.

Em solo brasileiro, Nakache e Toledano terão a companhia dos galãs franceses Pio Marmai e Tahar Rahim, respectivamente no elenco dos filmes “Beijei uma Garota” e “Samba”, do ator Noom Diawara e do diretor Philippe de Chauveron, de “Que mal eu fiz a Deus?”, e dos diretores Anne Fontaine (“Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte”), Audrey Dana (“O Que as Mulherem Querem”), Cécile Telerman (“Os Olhos Amarelos de Crocodilos”), Emmanuelle Bercot ("De Cabeça Erguida"), Martin Bourboulon (“Papa e Maman”) e do ator Patrick Bruel (“Sexo, Amor e Terapia”).

Com produção da Bonfilm, o evento conta também com as atividades paralelas, como Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, que neste ano vai para sua quarta edição, com apoio direto da Riofilme e ABPITV, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, sessões populares distribuídas por diferentes espaços alternativos do Rio de Janeiro, como a Arena Dicró, Masterclasses de direção com Anne Fontaine com entrada franca, e ação educativa que levará exibições gratuitas para escolares em mais de 15 cidades.

Repetindo o sucesso do ano passado, o festival exibirá ainda um grande clássico francês. O escolhido da vez é o filme “O Homem do Rio”, de Philippe de Broca, clássico lançado em 1964, com Jean-Paul Belmondo e Françoise d'Orléac, que será apresentado como parte das comemorações dos 450 anos da Cidade Maravilhosa.

E também, como é perfil da mostra, haverá uma retrospectiva, dessa vez, em homenagem a um dos mais promissores atores da atualidade na França, o Pio Marmai. Serão seis títulos em exibição no Instituto Moreira Salles (RJ) e no CineSesc (SP) incluindo o grande sucesso “Alyiah”, de Elie Wajeman, “Um Amor em Paris”, de Marc Fitoussi, e “O Primeiro Dia do Resto da Tua Vida”, de Rémy Bezançon.

O Festival Varilux já se consolidou como o primeiro festival de cinema com abrangência nacional, fazendo parte do calendário cultural do Brasil. Para Arnaud Ribadeau Dumas, presidente no Brasil da Essilor/Varilux - multinacional francesa fabricante exclusivo das lentes multifocais Varilux® e do antirreflexo Crizal® -, empresa que patrocina o evento desde a primeira edição, o objetivo da companhia em incentivar e disseminar a cultura no Brasil está, a cada ano, sendo alcançado. “Há mais de uma década apostamos nessa iniciativa. Assistir o avanço e a ampliação de sua abrangência Brasil a fora, inclusive em cidades fora dos grandes centros, nos dá a certeza de que fizemos a coisa certa”, afirma o presidente.

Segundo o diretor da Bonfilm e do festival, Christian Boudier, o Varilux já se tornou um dos principais eventos de cinema do país. “O festival é um dos mais aguardados pelo público brasileiro, além de ser um dos mais eficientes para promover a cultura e a imagem da França no Brasil”.


Fonte: Agência Febre, através de Juliana Branco e Kátia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário