sábado, 6 de junho de 2015

Festival Varilux 2015 promove mostra em homenagem ao ator francês Pio Marmai.




EM SÃO PAULO, A EXIBIÇÃO SERÁ NO CINESESC, COM ENTRADA FRANCA. NO RIO, O INSTITUTO MOREIRA SALLES RECEBE OS FILMES


Além da programação oficial em todo o Brasil entre 10 e 17 de junho, o Festival Varilux de Cinema Francês traz para São Paulo e para o Rio uma mostra dedicada ao ator francês Pio Marmai, destaque da nova geração cinematográfica francesa. Seis filmes do ator serão exibidos no CineSesc e no Instituto Moreira Salles. Pio já participou de cerca de 20 longas-metragens, tendo atuado como protagonista em “Maestro”, de Léa Fazer, e “Os Amanhãs que cantam”, de Nicolas Castro, e contracenou com grandes ícones do cinema francês, como Catherine Deneuve e Isabelle Huppert.

Fazem parte da mostra os longas-metragens “Alyiah”, de Elie Wajeman, “Um Amor em Paris”, de Marc Fitoussi, “O Primeiro Dia do Resto da Tua Vida”, de Rémy Bezançon, “Um evento feliz”, também de Rémi Bezaçon, “Des Lendemains qui chantente” e “Maestro”, de Nicolas Castro. Os valores cobrados pelos ingressos são os praticados no IMS, sendo que no CineSesc, a entrada é franca.

Para Marmai, o trabalho de ator é um luxo. “Quando se fala, deve haver algo a dizer. Eu amo trabalhar com pessoas exigentes que tem coração para contar histórias”. Além de atuar, Marmai escreveu e dirigiu peças no Centro Nacional Dramático de Valência. “É onde me sinto mais criativo, não preciso ser somente um simples intérprete”, comenta. O ator recebeu o prêmio de melhor interpretação no Festival Internacional de comédia da Alpe d’Huez 2015 por “Toute première fois”.


PIO MARMAÏ
Formado pelo Conservatório de Créteil, pela Scuola Commedia Dell’arte na Itália e na École de la Comédie de Saint-Étienne, Marmaï inicia sua carreira no teatro em 2006 quando subiu ao palco pela primeira vez com “Les Temps Difficiles”, de Edouard Bourdet. A comédia dramática “Didine”, de Vincent Dietschy, marcou a sua estreia no cinema, em 2008. No mesmo ano, Pio é revelado ao grande público no filme “O primeiro dia do resto da tua vida”, de Remy Bezançon, que valeu ao ator uma indicação ao César de Melhor Revelação Masculina. Com “Sobre o Amor e a Água Fresca”, de Isabelle Czajka, é novamente indicado ao César de Melhor ator revelação. Ator principal nos filmes “Maestro”, de Léa Fazer, e “Os amanhãs que cantam”, de Nicolas Castro, Marmaï contracenou em 2014 com ícones do cinema francês, como Catherine Deneuve no filme “Em um pátio de Paris” e Isabelle Huppert em “Um amor em Paris”. Recebeu o prêmio de melhor interpretação no Festival Internacional de filme de comédia Alpe d’Huez 2015 com o filme “Beijei uma garota”. Aos 30 anos, Pio Marmaï já atuou em vinte longas-metragens e tornou-se um dos atores mais requisitados do cinema francês atual. O Festival Varilux de Cinema Francês apresenta este ano a Mostra Pio Marmaï, que reúne os destaques da sua cinematografia.


SERVIÇOS

CINESESC

Data: 10 de Junho | Sessão de abertura com a presença de Pio Marmaï

Programação: 11 a 17 de Junho

Local: Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César

Os valores dos ingressos são os mesmos cobrados na programação do CineSesc

IMS – Instituto Moreira Salles Rio de Janeiro

Data: 13 de Junho às 19h | Sessão de abertura com a presença de Pio Marmaï

Local: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea

Os valores dos ingressos são os mesmos cobrados na programação do IMS

FILMES DA MOSTRA PIO MARMAI

Maestro
2014 – Comédia Dramática – 1h25
De Léa Fazer, com Pio Marmai, Michael Lonsdale, Déborah François
Distribuidora na França: Rezo Films
Henri, um jovem ator que sonha em atuar em Velozes e Furiosos, é contratado para o filme do Cédric Rovère, grande nome do cinema de autor. As condições da filmagem não são do jeito que Henri esperava, mas o charme da sua colega e a gentileza do diretor vai provocar em Henri sentimentos que até aqui o eram desconhecidos. O diretor está conquistado pela juventude e loucura de Henri e viverá essa filmagem como um inesperado presente.

Os Amanhãs que Cantam (Des Lendemains qui chantent)
2014 – Comédia – 1h34
De Nicolas Castro, com Pio Marmai, Laetitia Casta, Ramzy Bedia
Distribuidora na França: UGC Distribuition
Olivier e Léon são dois irmãos que foram morar em Paris, um é jornalista e outro é um publicitário oportunista e ambicioso. Noemi é uma conselheira presidencial que não consegue decidir com qual dos dois irmãos ela que ficar. Com o olhar divertido de Sylvain, o amigo de infância, que fez fortuna com um serviço de disque-sexo online no início da década de 80/90, os destinos se atravessam e se misturam durante 20 anos em uma historia engraçada, tenra e nostálgica.

Um Amor em Paris (La Ritournelle)
2014 – Comédia dramática – 1h38
De Marc Fitoussi, com Isabelle Huppert, Jean-Pierre Darroussin, Pio Marmai
Distribuidora no Brasil: Tucuman Filmes
Brigitte e Xavier são casados há muitos anos e criam gado na França. Eles têm uma boa vida, mas algo muda depois que seus filhos saem de casa. Brigitte começa a sentir-se presa em uma rotina, sempre esperando por algo extraordinário acontecer. Um dia ela vai à Paris, conhece um charmoso dinamarquês e resolve se deixar levar pelos seus encantos.

Alyah
2012 – Drama – 1h30
De Elie Wajeman, com Pio Marmai, Cédric Kahn, Adèle Haenel
Distribuidora no Brasil: Bonfilm
Alex, aos 27 anos de idade, tem a impressão de que não tem feito nada com a sua vida. Ele fica sempre à sombra de seu irmão Isaac, que ganha à vida vendendo maconha. Alex vê uma válvula de escape quando seu primo diz para que vai abrir um restaurante em Israel. Determinado, ele começa a juntar algum dinheiro para acompanhar o parente no novo empreendimento. Mas para embarcar nessa nova vida ele terá de deixar tudo para trás, incluindo Paris, sua amada cidade, Esther, sua velha paixão, Mathias, seu melhor amigo e Jeanne, uma garota que ele acabou de conhecer.

Um Evento Feliz (Un heureux événement)
2011 - Comédia dramática – 1h47
De Rémi Bezançon, com Louise Bourgoin, Pio Marmai, Josiane Balasko
Distribuidora no Brasil: California Filmes
A doutora Barbara conhece o atraente Nicolas na locadora de vídeos onde ele trabalha. Os dois sentem uma forte atração um pelo outro e iniciam um relacionamento. Arrebatados pela paixão, o casal recém-formado decide ter um filho. Porém, antes mesmo do bebê vir ao mundo, o romance se desfaz. Barbara fica sozinha e vai ter de se preparar para ser mãe solteira.

O primeiro dia do resto da tua vida (Le premier jour du reste de ta vie)
2008– Drama – 1h54
De Rémi Bezançon, com Déborah François, Jacques Gamblin, Marc-André Grondin, Pio Marmai
Distribuidora na França: StudioCanal
Marie-Jeanne e Robert têm três filhos: Albert, Raphaël e Fleur. O retrato da família é feito através de cinco dias especiais, em épocas diferentes, no período de doze anos. Cinco dias decisivos depois dos quais nada mais será como antes.

Sobre o Festival Varilux de Cinema Francês
A edição deste ano do evento, que acontece de 10 a 17 de junho, promete bater vários recordes; além do número de cidades aumentar para 50 (80 cinemas), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras com as grandes novidades do cinema francês. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas em uma semana para assistir aos 16 filmes em cartaz, um acréscimo de 10% em relação a 2014.
Na programação já confirmada estão “Samba”, de Olivier Nakache e Eric Toledano, que já alcançou a marca de três milhões de espectadores na França; a comédia “Que Mal Eu Fiz a Deus?”, de Philippe de Chauveron, recorde de bilheteria na França em 2014, com mais de 12 milhões de espectadores; “Gemma Bovery”, de Anne Fontaine, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary; "Papa ou Maman", de Martin Bourboulon, comédia politicamente incorreta sobre um divórcio à francesa; e "Astérix – O Domínio dos Deuses", de Louis Clichy, primeira animação em computação gráfica baseada em histórias em quadrinhos.

Sobre a Essilor/Varilux
A multinacional francesa Essilor/Varilux, que está presente desde a primeira edição do Festival Varilux de Cinema Francês há 12 anos, sabe o quanto incentivar a cultura é importante para a sociedade. Acreditando nisso, a empresa investe em diversas ações culturais, como por exemplo no Panorama de Cinema Francês, o My French Film Festival, que exibe longas e curtas-metragens franceses online e gratuitamente, e o Ópera na Tela, que exibiu filmes de ópera a preços populares. Em 2012, a Essilor patrocinou e apoiou a Conferência de Abertura da Festa Literária de Paraty (Flip), que homenageava o poeta Carlos Drummond de Andrade.


Fonte: Agência Febre, através de Juliana Branco e Kátia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário