terça-feira, 26 de maio de 2015

Premiada em Cannes, Emmanuelle Bercot está de malas prontas para o Brasil.




ATRIZ E DIRETORA DESEMBARCA NO PAÍS DIA 10 PARA APRESENTAR O FILME ‘DE CABEÇA ERGUIDA’ NO FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS


Vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes 2015 pelo seu trabalho no filme “Mon Roi”, de Maïwenn, a atriz e diretora Emanuelle Bercot já sabe onde comemorar a conquista. Ela vem para o Brasil no próximo dia 10 para apresentar o seu mais recente trabalho como diretora, o longa “De Cabeça Erguida”, que está na programação Festival Varilux de Cinema Francês 2015.

A artista participará do evento ao lado dos diretores Olivier Nakache, Eric Toledano (“Samba”), dos galãs franceses Pio Marmai e Tahar Rahim, respectivamente no elenco dos filmes “Beijei uma Garota” e “Samba”, do ator Noom Diawara e do diretor Philippe de Chauveron, de “Que mal eu fiz a Deus?”, e dos diretores Anne Fontaine (“Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte”), Audrey Dana (“O Que as Mulheres Querem”), Cécile Telerman (“Os Olhos Amarelos de Crocodilos”), Martin Bourboulon (“Papa e Maman”) e do ator Patrick Bruel (“Sexo, Amor e Terapia”).

A edição deste ano do evento, que acontece de 10 a 17 de junho, promete bater vários recordes; além do número de cidades aumentarem para 50 (80 cinemas), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras com grandes novidades do cinema francês. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas em uma semana para assistir aos 16 filmes em cartaz, um acréscimo de 10% em relação a 2014.

Com produção da Bonfilm, o evento conta também com as atividades paralelas, como Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, que neste ano vai para sua quarta edição, com apoio direto da Riofilme e ABPITV, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, sessões populares distribuídas por diferentes espaços alternativos do Rio de Janeiro, como a Arena Dicró, Masterclasses de direção com Anne Fontaine com entrada franca, e ação educativa que levará exibições gratuitas para escolares em mais de 15 cidades.

Repetindo o sucesso do ano passado, o festival exibirá ainda um grande clássico francês. O escolhido da vez é o filme “O Homem do Rio”, de Philippe de Broca, clássico lançado em 1964, com Jean-Paul Belmondo e Françoise d'Orléac, que será apresentado como parte das comemorações dos 450 anos da Cidade Maravilhosa.

E também, como é perfil da mostra, haverá uma retrospectiva, dessa vez, em homenagem a um dos mais promissores atores da atualidade na França, o Pio Marmai. Serão seis títulos em exibição no Instituto Moreira Salles (RJ) e Museu da Imagem e do Som (SP), incluindo o grande sucesso “Alyiah”, de Elie Wajeman, “Um Amor em Paris”, de Marc Fitoussi, e “O Primeiro Dia do Resto da Tua Vida”, de Rémy Bezançon.


Sobre a Essilor/Varilux

A multinacional francesa Essilor/Varilux, que está presente desde a primeira edição do Festival Varilux de Cinema Francês há 12 anos, sabe o quanto incentivar a cultura é importante para a sociedade. Acreditando nisso, a empresa investe em diversas ações culturais, como por exemplo, no Panorama de Cinema Francês, o My French Film Festival, que exibe longas e curtas-metragens franceses online e gratuitamente, e o Ópera na Tela, que exibiu filmes de ópera a preços populares. Em 2012, a Essilor patrocinou e apoiou a Conferência de Abertura da Festa Literária de Paraty (Flip), que homenageava o poeta Carlos Drummond de Andrade.


Fonte: Agência Febre, através de Juliana Branco e Luana Paternoster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário