domingo, 3 de maio de 2015

Mostra “Wim Wenders” na Sala Redenção – Cinema Universitário, UFRGS.


Fonte: www.google.com.br/imagens


Wenders disse certa vez que “a câmera é uma arma contra a miséria das coisas, nomeadamente contra seu desaparecimento”. O registro, na contramão da fugacidade do ato de olhar, é criador do perene. Preservada, mas não imóvel, essa forma de ver propicia o surgimento de múltiplas possibilidades narrativas, que se abrem num longo plano-sequência de conhecimento, construção e documento. No processo, materializam-se a própria busca e o desejo.

É neste trânsito que se dá um cinema de estradas, cheio de partidas, retornos e estadias. A mostra Wim Wenders traz a Porto Alegre uma substancial porção da filmografia de um dos grandes nomes do Novo Cinema Alemão. Das primeiras produções – entre elas seu filme de época, A Letra Escarlate (1973) –, passando pela consagração com os premiados títulos da década de oitenta e chegando até o recente Pina (2011), acompanharemos o cineasta em suas reverências aos mestres Yasujiro Ozu e Nicholas Ray; veremos inquietantes elucubrações sobre o passado, presente e futuro do fazer cinematográfico; contemplaremos amplas construções ficcionais e também embarcaremos em olhares atentos e sensíveis sobre pessoas e fatos reais.

Seja observando o pulular imprevisível e arbitrário nas máquinas de pachinko, filmando o eterno porvir das rodovias ou fixando a câmera e ouvindo - deixando que a fala do outro execute os deslocamentos necessários –, o cinema de Wenders é um movimento incessante entre mostrar e evocar. Mostrar, para contar uma história, inevitavelmente a seu modo. Evocar, para permitir ao espectador o espaço da própria experiência, daquilo que é vivido por cada um, e que é fundamentalmente intransferível.

Na criação desses lugares personalíssimos, somos convidados a rodar por seus percursos narrativos, em que se estabelece uma partilha de sentidos na qual colaboramos, e de onde saímos transformados pela beleza e profundidade das imagens, assim como pela vastidão do que nos é contado. Viajar com Wenders e a partir de Wenders. Seja ele guia, caminho, parceiro ou destino, estaremos sempre em companhia de Grande Cinema.

Diego Dias, Bacharelando em História da Arte - UFRGS.


O Quê: Mostra Wim Wenders

Quando: 04 de maio a 29 de maio

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca


Programação da Mostra “Wim Wenders”


A Letra Escarlate (Der Scharlachrote Buchstabe, Alemanha, 1973, 86 min) dir. Wim Wenders

4 de maio- segunda-feira- 16h
8 de maio- sexta-feira- 16h

Versão feita por Wim Wenders do romance de Nathaniel Hawthorne. A história de Hester, que vive um amor adúltero com o reverendo Dimmesdale e é obrigada a usar na roupa a letra A, na cor escarlate.


No Decurso do Tempo (Im Lauf der Zeit, Alemanha, 1976, 168 min) dir. Wim Wenders

4 de maio- segunda-feira - 19h
5 de maio- terça-feira – 16h

Um técnico de projetores de cinema viaja pela Alemanha, visitando cinemas desativados quando encontra um homem recém-separado. Eles ficam amigos e resolvem viajar juntos.


O Amigo Americano (Der amerikanische Freund, Alemanha, 1977, 127 min) dir. Wim Wenders

5 de maio- terça-feira – 19h
6 de maio- quarta-feira – 16h
28 de maio- quinta-feira – 16h

Moldurista alemão acredita sofrer de uma doença incurável quando recebe uma proposta de um gângster: matar um rival em troca de uma quantia que garantisse tranquilidade financeira à sua família após sua morte.


Tokyo GA (Estados Unidos, 1985, 92 min) dir. Wim Wenders

6 de maio- quarta-feira – 19h
7 de maio- quinta-feira – 16h
28 de maio- quinta-feira – 19h

Wim Wenders vai até Tokyo para realizar este documentário, verdadeira homenagem ao cinema de Yasuhiro Ozu, cineasta nascido na capital do Japão, e considerado um dos maiores realizadores orientais de todos os tempos.


O Estado das Coisas (Der Stand Der Dinge, Alemanha, 1982, 116 min) dir. Wim Wenders

8 de maio- terça-feira – 19h
11 de maio- quinta-feira - 16h
29 de maio- sexta-feira – 16h

Um produtor desaparece com os negativos durante as filmagens num hotel em Portugal. Sem dinheiro para continuar o trabalho, o diretor tenta achá-lo, mas encontra outros problemas.


Asas do Desejo (Der Himmel Über Berlin, Alemanha, 1987, 127 min) dir. Wim Wenders

11 de maio- segunda-feira – 19h
12 de maio- terça-feira – 16h
27 de maio- quarta-feira – 16h

A história de dois anjos, Daniel e Cassiel, que observam o dia-a-dia dos habitantes de Berlim, até que um deles se apaixona por uma trapezista.

No dia 11, após a sessão das 19h, haverá um debate com o professor do curso de audiovisual da Unisinos Fernando Mascarello.


De Volta ao Quarto 666 (Back to Room 666, Brasil, 2008, 15min) dir. Gustavo Spolidoro

Qual o futuro do cinema? Em 1982, em Cannes, Wim Wenders convidou diversos cineastas a responderem esta pergunta. 26 anos depois, a pergunta continua a mesma, mas Wenders está do outro lado da câmera.

+

Quarto 666 (Chambre 666, França, Alemanha, 1982, 45 min) dir. Wim Wenders

12 de maio- terça-feira – 19h
13 de maio- quarta-feira – 16h

Após a sessão das 19h, haverá debate com Gustavo Spolidoro, professor do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual da PURS, e diretor do curta.


Paris, Texas (Alemanha, 1984, 147 min) dir. Wim Wenders

14 de maio- quinta-feira – 19h

Um homem é encontrado exausto e sem memória, em um deserto ao sul dos EUA. Aos poucos ele vai recordando de sua vida, sendo acolhido pelo irmão Walt que é casado com Anne. Com eles vivem também Alex, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.

Após a sessão ocorrerá um debate sobre a trilha sonora do filme com Marcelo Pizarro Noronha, antropólogo, pesquisador e músico.


Caderno de Notas sobre roupas e cidades (Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten Alemanha, 1989, 79min) dir. Wim Wenders

14 de maio- quinta-feira – 16h
15 de maio- sexta-feira – 16h

Wim Wenders fala com o designer de moda Yohji Yamamoto sobre os processos criativos e reflete sobre a relação entre cidades, identidade e o cinema na era digital.


O Céu de Lisboa (Lisbon Story, Alemanha, 1994, 99min) dir. Wim Wenders

15 de maio- sexta-feira – 19h
18 de maio- segunda-feira – 16h

Phillip é um engenheiro de som que vai a Lisboa para ajudar seu amigo Friedrich a concluir seu filme. Ele atravessa a Europa de norte a sul, até a capital portuguesa, mas chega tarde: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o amigo não deixou mais do que um filme inacabado, contendo imagens sem som, filmadas nas ruas de Lisboa.


Um Truque de Luz (A Die Gebrüder Skladanowsky, Alemanha, 1995, 79 min) dir. Wim Wenders

18 de maio- segunda-feira – 19h
19 de maio- terça-feira – 16h

Wenders conta de maneira humorada e encantadora como os irmãos Skladanowsky (Max, Emil e Eugen) criaram o cinema.


Estrela Solitária (Don’t Come Knocking, EUA, 2005, 124 min) dir. Wim Wenders

19 de maio- terça-feira – 19h
20 de maio- quarta-feira – 16h
26 de maio- terça-feira – 19h

Astro do western decadente, em meio à filmagem, abandona o set e volta para o local em que nasceu. Ao reencontrar sua mãe, após 30 anos sem comunicação, descobre que uma antiga namorada ficou grávida há 20 anos e tentou entrar em contato com ele.


Invisíveis (Invisibles, Alemanha, 2007, 106min) dir. Isabel Coixet, Wim Wenders, Fernando León de Aranoa, Mariano Barroso, Javier Corcuera

21 de maio- quinta-feira – 16h

O projeto coletivo do documentário surgiu por ocasião do aniversário da seção espanhola dos Médicos sem Fronteiras. Cinco diretores viajaram para os locais de atuação dessa organização para dar uma voz às vítimas de conflitos, doenças e da pobreza.


Um filme para Nick (Lightning Over Water, Alemanha, 1980, 87 min) dir. Wim Wenders

21 de maio- quinta-feira – 19h
22 de maio- sexta-feira – 16h

O realizador americano Nicholas Ray, autor de Fúria de Viver e Johnny Guitar, encontra-se às portas da morte e tem como última vontade a realização de um filme sobre a odisseia de um pintor adoentado que viaja até a China em busca da cura para a sua doença. Em seu auxílio vai o amigo Wim Wenders, que se debatia com a finalização de outro projeto pessoal.


Alice nas Cidades (Alice in den Städen, Alemanha, 1974, 112 min) dir. Wim Wenders

22 de maio- sexta-feira – 19h
25 de maio- segunda-feira – 16h
27 de maio- quarta-feira – 19h

O jornalista alemão Philip Winter adquire bloqueio de escritor ao tentar escrever um artigo sobre os Estados Unidos e, então, decide retornar à Alemanha. Ao registrar o voo, encontra-se com uma mulher alemã e sua filha Alice, de nove anos.


Pina (Pina, Alemanha, França, Reino Unido, 2011, 103min) dir. Wim Wenders

25 de maio- segunda-feira – 19h
26 de maio- terça-feira – 16h
29 de maio- sexta-feira – 19h

Pina é um filme para Pina Bausch, de Wim Wenders, com o Tanztheater Wuppertal, sobre a obra da extraordinária coreógrafa alemã que morreu em 2009.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural, através de Tânia Cardoso de Cardoso, Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário