domingo, 31 de maio de 2015

Mostra Tati por inteiro na Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS.

Nas três primeiras semanas de junho a Sala Redenção – Cinema Universitário, em parceria com SESC/RS, Aliança Francesa, Embaixada da França e com o apoio do Institut Français, apresenta a mostra Tati por inteiro. Considerado um dos maiores comediantes da história do cinema, o francês Jacques Tati é ainda pouco conhecido por grande parte do público brasileiro. A mostra possibilita que todos possam conhecer a obra deste importante cineasta. O diretor François Truffaut, admirador do realizador francês, comenta em uma de suas críticas que o humor de Tati é extremamente restritivo por ele se limitar “voluntariamente” à comicidade de observação, excluindo todos os achados que revelariam apenas o burlesco. Segundo ele, tal diretor censura, mesmo no interior da comicidade, a inverossimilhança, e sua comicidade baseia-se apenas nos fatos do dia-a-dia, ligeiramente desviados, mas colocados em situações verossímeis. Ao mesmo tempo, tal postura estética o leva a uma visão do mundo totalmente deformada, quase obsessiva. Para Truffaut, o diretor cria, então, um universo delirante, de pesadelo, concentracionário, que paralisa o riso mais facilmente do que o gera. O que o leva a afirmar que Tati inventa o cinema enquanto filma, ao recusar a estrutura de todos os outros. Na mostra Tati por inteiro serão exibidos seis longas-metragens, três curtas e um documentário dirigido pela filha de Tati, Sophie Tatischeff.


O Quê: Tati por inteiro

Quando: 01 de junho a 16 de junho

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca


AS FÉRIAS DO SENHOR HULOT (Les Vacances de Monsieur Hulot. França, 1953, 74 min) Dir. Jacques Tati

01 de junho – segunda-feira – 16h
08 de junho – segunda-feira – 16h
12 de junho – sexta-feira – 19h
O atrapalhado Sr. Hulot vai passar as férias em um hotel de veraneio, onde provoca uma série de situações desastrosas e irresistivelmente cômicas.

MEU TIO (Mon oncle, França, 1956, 116 min) Dir. Jacques Tati

01 de junho – segunda-feira – 19h
02 de junho – terça-feira –16h
15 de junho – segunda-feira – 19h
O senhor Hulot visita sua irmã, e fica para cuidar de seu sobrinho. Confrontado com uma casa extremamente moderna, que se mostra de difícil trato, o senhor Hulot terá diversos problemas durante sua estadia.

AS AVENTURAS DO SENHOR HULOT NO TRÂNSITO LOUCO (Trafic, França 1971, 93 min) Dir. Jacques Tati

02 de junho – terça-feira – 19h
03 de junho – quarta-feira – 16h
05 de junho – sexta-feira – 19h
16 de junho – terça-feira – 16h
Senhor Hulot, desenhista de uma fábrica de veículos, cria um caminhão com várias inovações e decide levá-lo à Exposição Internacional do Automóvel de Amsterdã. Na viagem, muitos problemas acontecerão e a chegada à exposição fica em risco.

TEMPO DE DIVERSÃO (Playtime. França, 1967, 114 min)Dir. Jacques Tati



04 de junho – quinta-feira – 19h
05 de junho – sexta-feira – 16h
15 de junho – segunda-feira – 16h
Um grupo de turistas americanos chega a Paris nos anos 1960. O senhor Hulot acaba por cruzar o caminho deles, gerando situações inusitadas para os visitantes de sua cidade.

CURTAS JACQUES TATI

04 de junho – quinta-feira – 16h
08 de junho – segunda-feira – 19h
09 de junho – terça-feira – 16h

CUIDA DA TUA ESQUERDA (França, 1936, 12 min) Dir. René Clément
Roger, um agricultor, sonha em ser lutador de boxe. No pátio da granja onde trabalha, ele treina exaustivamente. Mas os combates acabam por falta de adversários. Surpreendido um dia durante o transe ao simular uma vitória, é descoberto e levado ao ringue. Mas existe um problema: ele nunca lutou de verdade e ignora tudo sobre esta arte.

+

ESCOLA DE CARTEIROS (L´école des facteurs, França, 1947, 15min) Dir. Jacques Tati
Rapidez e eficiência: essa é a informação que todo carteiro recebe. A missão é simples: reduzir a duração de uma ronda para chegar a tempo ao serviço postal. Numa pequena oficina de correios de um povoado, três carteiros, entre eles François, atolados pelas ordens nasais de seu superior, fazem a divisão das cartas.

+

CURSO NOTURNO (Cours du Soir, França, 1967, 30min) Dir. Nicolas Ribowski
O filme apresenta vários números clássicos de Jacques Tati. Nele, o diretor ministra curso para executivos de uma grande empresa e demonstra estar aplicando seu arguto sentido de observação também com relação a si mesmo.

PARADA (Parade, França, 1974, 89min) Dir. Jacques Tati



09 de junho – terça-feira – 19h
10 de junho – quarta-feira – 16h
11 de junho – quinta-feira – 16h
17 de junho – quarta-feira – 16h
Este último filme realizado por Jacques Tati mostra as aventuras de duas crianças por detrás da lona de um circo provinciano. O diretor também aparece como um dos artistas do espetáculo, entre saltimbancos, equilibristas, mágicos e espectadores encantados.

TATI: SEGUINDO OS PASSOS DO SR. HULOT (Tati sur les pas de Monsieur Hulot, França, 1986, 52min) Dir. Sophie Tatischeff

11 de junho – quinta-feira – 19h
12 de junho – sexta-feira – 16h
16 de junho – terça-feira – 19h
O documentário apresenta Tati por trás das câmeras como autor, produtor e diretor. Vários registros de seu trabalho foram feitos ao longo de suas viagens pelo mundo. Como base nesses registros, Sophie Tatischeff, filha de Tati, deu vida a este material, um retrato da personalidade exigente, determinada e à frente de seu tempo, características tão marcantes em Tati, que exercia sua profissão sem se deixar influenciar pelas convenções.


Fonte: Coordenação e curadoria da Sala Redenção – Cinema Universitário: Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário