sábado, 30 de maio de 2015

Crítica: O Desejo da minha Alma, ‏através de Marcelo Castro Moraes.


Fonte: www.google.com.br/imagens


A trama se inspira no ultimo desastre que aconteceu no Japão (em decorrência a um terremoto/tsunami de 2011). O filme utiliza um olhar pessoal para dissecar as mudanças pelas quais passam duas crianças em um momento de fragilidade e incerteza. Nos primeiros momentos, a menina Haruna aparece retirando os escombros da sua casa a procura do pai e da mãe, mas que infelizmente já se encontram mortos.

Ao lado do irmão Shota, que na realidade não sabe dos destinos dos seus pais, ambos se mudam para a casa dos tios para recomeçarem as suas vidas. Um dos caminhos explorados pela direção é manter as informações importantes que, sejam compreendidas pelo cinéfilo, através de situações em que as cenas falam por si: o enterro dos pais das crianças é visto, mas curiosamente não é dito que são eles os mortos. Esse momento é confirmado somente minutos depois, na cena sobre a guarda das crianças, ou quando ocorre a mudança de forma gradual.

Sem querer tratar do assunto de perda numa forma direta, mas não conseguindo esconder sempre nas aparências, o cineasta Masakazu Sugita coloca o cinéfilo numa situação similar como a do irmão de Haruna: temos certa consciência sobre o que ocorreu, mas ao mesmo tempo ficamos com diversas duvidas que pareçam funcionar como uma espécie de proteção contra a dura verdade. Devido a isso, o grande clímax aonde a menina desabafa para o seu irmão, sobre o que realmente aconteceu com os seus pais, pode ser triste, mas é como se ela (e nós) tivesse largado uma imensa pedra que ela estava carregando nas costas. Sempre filmando as cenas com um enquadramento quase sempre fixo, o diretor nos leva sem pressa alguma, revelando gradualmente os problemas internos dos personagens principais: a tia que, não esconde o desejo de ter uma filha quando começa a pentear os cabelos de sua sobrinha, mas por outro lado, se sente presa em amarras devido à ausência do marido; o primo que gradualmente revela estar completamente insatisfeito em não ser mais a única criança da casa; shota demonstrando inúmeros momentos de pureza, mas não escondendo que já possui certa noção da sua nova realidade; e Haruna adota o papel de irmã mais velha (e porque não dizer mãe precoce) responsável e pouco demonstrando sentimentos por tudo que aconteceu, mas chegará um momento em que suas dores terão que ser colocadas para fora antes que seja tarde demais.

O Desejo da Minha Alma não possui grandes cenas e tão pouco tem essa pretensão. Porém, é graças ao seu elenco, conduzido de uma forma surpreendente pelo estreante diretor Masakazu Sugita, que se torna uma obra humana sobre aceitar a perda de entes queridos e saber qual a melhor maneira de enfrentar isso, independente de quando isso acontecerá.


Trailer

Fonte: www.youtube.com


Fonte: Marcelo Castro Moraes - Crítico Cinematográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário