terça-feira, 5 de maio de 2015

“BAGUÁ: UMA CIDADE À MARGEM DO FUTEBOL MODERNO”, documentário que contará a história da cidade de Bagé no Rio Grande do Sul.

Nesta quinta-feira, 07 de maio, começam as filmagens do documentário “Baguá: uma cidade à margem do futebol moderno”. Com direção de Leonardo Brião e Luigi Rokero, direção de produção Rodrigo Schuster e produção-executiva de Tanize Cardoso. O curta-metragem contará a história da cidade de Bagé, desde a década de 1920 aos tempos atuais, através do clássico futebolístico da cidade, o Baguá. A cidade contém uma enorme tradição no futebol estadual. O Grêmio Bagé foi Campeão Gaúcho no ano de 1925, e o seu rival citadino, o Guarany, é a única equipe do Rio Grande do Sul, afora a dupla Grenal, com mais de um título (1920 e 1938).

As equipes, que amedrontavam a dupla Grenal nos seus áureos anos de 1920 e 30, hoje vivem outra realidade. De lá pra cá vieram alguns vice-campeonatos gaúchos, títulos do interior do Estado e, então, os rebaixamentos. Hoje, ambos encontram-se na Segunda Divisão do Estado, o equivalente a “terceirona”.

E a cidade de Bagé seguiu o mesmo rumo. Baseada na agropecuária, a economia gaúcha concentrou sua renda na região do Pampa até meados da década de 40, e essa força constituída se refletia na sociedade. O filme busca fazer um resgate histórico desta “Rainha da Fronteira” que parou no tempo.

Mas o que justifica a queda de rendimento destes campeões? Em que parte de suas histórias estes outrora grandes perderam-se no caminho da quase obscura disputa de uma melancólica última divisão do futebol gaúcho? Existem culpados ou foi somente a ação dos novos tempos de uma modernização da economia no Estado, onde a agropecuária, principal fonte de renda dos clubes no passado (vide a cidade de Bagé), pode ter ficado para trás? Talvez as justificativas sejam ambas, ou os questionamentos a serem feitos sejam outros. Mas é isso que o documentário explorará. E antes de tudo lembrar ao futebol gaúcho que ainda existem, mesmo que adormecidos, “gigantes” vivendo lá para os lados do Pampa.


Rokero (à esquerda na foto), Schuster (ao centro) e Brião (à direita), pegam a estrada quinta-feira, onde vão acompanhar no domingo o clássico in loco no Estádio da Pedra Moura, do mandante, Grêmio Bagé. Crédito da foto: Divulgação Butiá/QG


O filme é uma realização entre Butiá Produtora e QG Filmes. A previsão de estreia é para o mês de novembro deste ano.


Fonte: Leonardo Ferreira, Diretor de Comunicação da Butiá Produtora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário