terça-feira, 5 de maio de 2015

A MAGIA DO CINEMA COM UM TOQUE DE SUSTENTABILIDADE.




* Desde junho de 2013, o projeto brasileiro CINESOLAR pega a estrada para levar sessões gratuitas de cinema a várias cidades do país. E tudo isso só é possível com a energia solar


** próximas sessões: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Goiás.


Você já se imaginou em uma sessão sustentável de cinema? Esta é a proposta do CINESOLAR, iniciativa brasileira que exibe filmes a partir da energia solar. Este cinema itinerante é o primeiro a utilizar a tecnologia no Brasil. O veículo, que está na estrada desde 2013, contabiliza números positivos a cada sessão e já alcança um público espectador de mais de 20 mil pessoas.

Patrocinado pela empresa Votorantim Cimentos, CINESOLAR promove a segunda temporada do circuito nacional a partir de abril. Durante a programação serão realizadas exibições de curtas e longas-metragens, além de oficina de produção audiovisual. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, explica Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do CINESOLAR.

A segunda edição do projeto atingirá as cinco regiões do país. A ideia é democratizar e ampliar o acesso ao cinema brasileiro para os lugares que não têm salas de cinema comerciais ou carência de equipamentos culturais. Serão visitadas cidades dos estados de Goiás, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Tocantins e Mato Grosso durante os meses de abril, maio, junho e julho.

Os longas-metragens brasileiros que integrarão a programação de exibição do CINESOLAR já foram escolhidos e pretendem conquistar o gosto do público. São eles: O Palhaço, de Selton Mello, e O Menino no Espelho, de Guilherme Fiúza.


Os caminhos do projeto

Em abril do ano passado, o CINESOLAR iniciou seu primeiro circuito itinerante patrocinado pela Votorantim e levou exibições de filmes e oficinas de música orgânica para 20 cidades paulistas. Foram mais de 3,5 mil pessoas alcançadas em quatro meses de atividades.


SOBRE O CINESOLAR

O CINESOLAR é equipado com placas solares que possibilitam através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo também há cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma cabine de DJ. Desde o início das atividades, o cinema já realizou mais de 130 sessões em quase 100 cidades, sem contar a economia de energia elétrica que chega a 300 mil Watts, equivalente a cerca de 750 horas de uma geladeira ligada sem interrupções.

Os filmes exibidos sempre trabalham questões ligadas à sustentabilidade com foco em três eixos: social, econômico e ambiental. Além das sessões, a iniciativa ainda promove oficinas de música orgânica e ecografite para crianças e adolescentes. Estas atividades propõem a reciclagem de materiais para a criação de instrumentos musicais e o preparo de pigmentos naturais, como argila e urucum, nas pinturas produzidas pelos participantes.

Mais informações: www.cinesolar.com.br


PRÓXIMAS SESSÕES:

08/05- sexta-feira - em Viamão/RS

Quando? Sexta-feira, dia 08/05, às 18h30 (sessão infantil) e às 20h (sessão do filme principal)

Onde? E.E. Prof. Apolinário Alves dos Santos (Estrada RS 40, parada 85, KM 26 - Águas Claras)

Observação: Em caso de chuva, a sessão acontecerá dentro do escola


11/05 - segunda-feira - em Pinheiro Machado/RS

Quando? Segunda-feira, dia 11/05, às 18h30 (sessão infantil) e às 20h (sessão do filme principal)

Onde? Teatro Municipal Ludovico Pórzio (Rua Nico de Oliveira, 725)

Observação: Em caso de chuva, a sessão acontecerá dentro do teatro


18/05 - Itaú de Minas/MG

Quando? Segunda-feira, dia 18/05, às 18h30 (sessão infantil) e às 20h (sessão do filme principal)

Onde? Praça do Congo


20 e 21/05 - Edealina/GO


26 e 27/05 - Nobres/MT


01 e 02/06 - Xambioá/TO


05 e 07/06 - Primavera/PA


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Valéria Blanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário