segunda-feira, 20 de abril de 2015

SALA EDUARDO HIRTZ RECEBE MOSTRA DE FILMES PORTUGUESES.

De 23 a 29 de abril, a Sala Eduardo Hirtz recebe o Ciclo de Cinema Português, com seis títulos da recente cinematografia do país. A mostra integra o Festival Luso-Brasileiro do RS, que terá várias atividades na Casa de Cultura Mario Quintana. A programação de filmes tem entrada franca.


Dia 23 de abril (quinta), 19h

SANGUE DO MEU SANGUE (Portugal, 2011, 139min). Direção de João Canijo, com Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida e Rafael Morais.

Sinopse: Márcia é a mãe solteira de Cláudia e Joca e divide com a irmã, Ivete, uma casa no Bairro Padre Cruz, em Lisboa. As duas irmãs, que sentem o mesmo amor maternal por Joca e Claudia, um dia são abaladas pela tragédia: a garota se apaixona por um professor da faculdade, que é casado, enquanto Joca contrai uma dívida com um traficante.


Dia 24 de abril (sexta), 19h

DESTE LADO DA RESSURREIÇÃO (Portugal, 2011, 118min). Direção de Joaquim Sapinho, com Pedro Sousa, Joana Barata e Pedro Carmo.



Sinopse: Rafael (vivido pelo ator Pedro Sousa, campeão júnior de surf do Guincho) é um jovem sem sonhos ou perspectivas. Sua vida ganha um novo sentido quando começa a surfar na praia do Guincho, entre o Convento dos Capuchos e a serra de Sintra.


Dia 25 de abril (sábado), 19h

MISTÉRIOS DE LISBOA (Portugal, 2010, 270min). Direção de Raul Ruiz, com Adriano Luz, Maria João Bastos e Ricardo Pereira.



Sinopse: O longa, que também é uma série de televisão, é baseado num romance de Camilo Castelo Branco e se passa em Portugal, Brasil, França e Itália no século XIX. A trama une vários personagens: uma condessa que deseja vingança: um aristocrata libertino que se torna padre; um pirata que vira homem de negócios; e uma mulher que prostitui a própria filha e depois se transforma em santa.


Dia 26 de abril (domingo), 19h

OUTRO PAÍS (Portugal, 1999, 70min). Documentário de Sérgio Tréfaut.

Sinopse: O filme é resultado de uma pesquisa do cineasta sobre os profissionais que documentaram imagens da Revolução dos Cravos e o período seguinte em Portugal, nos anos 1970. São registros de Glauber Rocha, Robert Kramer, Thomas Harlan, Pea Holmquist, Santiago Alvarez, Sebastião Salgado e muitos outros, que viram a revolução portuguesa como inspiração para as mudanças.


Dia 28 de abril (terça), 19h

A COSTA DOS MURMÚRIOS (Portugal, 2004, 120min). Direção de Margarida Cardoso, com Beatriz Batarda e Filipe Duarte.

Sinopse: No final dos anos 1960, Evita chega a Moçambique para se casar com Luís, um estudante de matemática que está cumprindo o serviço militar. Ela percebe que o noivo está diferente e, quando ele parte para uma operação militar, tenta descobrir o que aconteceu. É então que Evita conhece Helena, a esposa prisioneira do capitão Forza Leal.


Dia 29 de abril (quarta), 19h

ARISTIDES DE SOUZA MENDES, O CÔNSUL DE BORDÉUS (Portugal, 2011, 90min). Direção de João Correa e Francisco Manso, com Vítor Norte.

Sinopse: Souza Mendes era cônsul de Portugal na região francesa de Bordeaux, em 1940, quando a França foi invadida pela Alemanha nazista. Ele então desafiou as ordens do primeiro-ministro do seu país (o futuro ditador Salazar) e concedeu mais de 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir de França.


Fonte: Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim, através de Mônica Kanitz - jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário