domingo, 5 de abril de 2015

PARCEIROS DA SALA REDENÇÃO – CineF.




O CineF nasceu em 2008 como livre iniciativa dos alunos da FABICO (Faculdade de Biblioteconomia e Comunica­ção da UFRGS). As mostras eram criadas pelos próprios alunos da Faculdade de Comunicação. O cineclube continuou assim até o ano de 2009, quando Núcleo de Cinema e Comunicação da FABICO, coordenado por Fatima Lunardelli e Miriam de Souza Rossini, abraçaram o projeto transformando-o em curso de Extensão oficial da faculdade. O curso teve 85 inscrições e gerou 45 certificados de participação (participantes com mínimo de 75% de presença) e continuou como tal até 2011, ano em que o CineF entrou em um hiato. O retorno do cineclube se deu em 2012 sob a iniciativa de alunos do curso de Comunicação, que mantem o projeto vivo até os dias de hoje. No total, o CineF já realizou doze mostras de variadas temáticas, que são sempre sucedidas por debates, seja pelos realizadores do projeto, seja por convidados. Com o objetivo de suscitar debates sobre temas marginalizados e contribuir para a cena audiovisual de Porto Alegre, o CineF segue promovendo discussões sobre cinema, produção de conteúdo analítico e projeções de fitas relevantes para a evolução da linguagem cinematográfica. No ano de 2015, o CineF apresentará uma sessão por mês na Sala Redenção.


Onde jaz o teu sorriso? “imagem acima” (Où gît votre sourire enfoui?, Portugal e França 2001, 104 min.) Dir. Pedro Costa

08 de abril – quarta-feira – 19h

No momento da montagem da terceira versão de Sicília! por Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, Pedro Costa fechou-se com os dois cineastas na sala de montagem, filmando cada momento do processo. O resultado é uma lição de cinema e também uma homenagem aos autores de Sicília, o penúltimo filme de Straub e Huillet e uma das raras obras dos cineastas a ter distribuição comercial em Portugal.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, Coordenação e curadoria da Sala Redenção – Cinema Universitário: Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário