quarta-feira, 8 de abril de 2015

Canal Curta! traz ‘Nostalgia da Luz’, premiado documentário de Patricio Guzmán, na estreia da série Documentários de Invenção.




Das telas de cinema para a TV. O documentário “Nostalgia da Luz”, do premiado diretor chileno Patricio Guzmán, estreia nacionalmente no canal Curta! neste domingo, 12 de abril, após passagem pelo cinema. O longa, sucesso de crítica e eleito melhor documentário do European Film Awards de 2010, marca a estreia da série Documentários de Invenção, com curadoria de Mariana Oliva, uma das organizadoras do DocMontevideo - encontro internacional voltado para o mercado audiovisual da América Latina. O filme mistura história e astronomia para falar sobre os desaparecidos políticos no Chile e será exibido pela primeira vez na TV.

A seleção dos seis documentários que compõem a série tem como recorte a memória. “Escolhi filmes que são atos de criação, que permanecem com a gente, que te abrem a possibilidade de surpreender-se, de estar à frente de peças que te inspiram”, afirma a curadora Mariana Oliva. A série Documentários de Invenção será exibida sempre aos domingos, às 22h, e conta com as seguintes produções: “Os Catadores e Eu”, de Agnès Varda; “Um Tigre de Papel”, de Luis Ospina, “Edifício dos chilenos”, de Macarena Aguiló; “Não me Esqueça”, de David Sieveking, e “As praias de Agnès”, também de Agnès Varda.


DOCUMENTÁRIOS DE INVENÇÃO

“Nostalgia da Luz” (documentário)

No deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes na terra do deserto.

Diretor: Patricio Guzmán

Duração: 90 min. Ano: 2010

Estreia: Dia 12 de abril, domingo, às 22h

Horários alternativos: Dia 17 de abril, sexta-feira, às 18h / Dia 18 de abril, sábado, às 16h / Dia 20 de abril, segunda-feira, ao meio-dia / Dia 21 de abril, terça-feira, às 6h

Classificação: Livre

***

“Os Catadores e Eu” (documentário)

“Os Catadores e Eu” é um documentário que mostra uma visão humana da vida dos catadores de frutas que, após a colheita, recolhem tudo aquilo que ficou no chão e depois vendem ou doam para os pobres famintos. A partir de um célebre quadro de Millet, Des glaneuses (Os Catadores), o filme de Agnès Varda é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos catadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas que os outros rejeitam. A catadora, nesse sentido, é Agnès Varda, que experimentando pela primeira vez uma pequena câmera digital, se assume como uma recuperadora das imagens que outros não querem ver nem fazer, e que, portanto, deixam para trás.

Diretor: Agnès Varda

Duração: 78 min. Ano: 2000

Estreia: Dia 19 de abril, domingo, às 22h

Horários alternativos: Dia 24 de abril, sexta-feira, às 18h / Dia 27 de abril, segunda-feira, ao meio-dia / Dia 28 de abril, terça-feira, às 6h

Classificação: Livre

***

“Um Tigre de Papel” (documentário)

O documentário, sobre a vida do artista Pedro Manrique Figueroa, precursor da colagem na Colômbia, conta suas aventuras, sempre ligadas com a tradição da cultura oral do país. O filme faz um passeio pela história, entre 1934 a 1981, onde, na forma de uma colagem, justapõe arte com política, verdade com mentira e documentário com ficção.

Diretor: Luis Ospina

Duração: 112 min. Ano: 2007

Estreia: Dia 26 de abril, domingo, às 22h

Horários alternativos: Dia 1º de maio, sexta-feira, às 18h / Dia 2 de maio, sábado, às 16h

Classificação: Livre

***

“O Edifício dos Chilenos” (documentário)

“O Edifício dos Chilenos” retrata o Projeto Hogares (Lares), no qual vários militantes do MIR (Movimiento de Izquierda Revolucionaria), em Cuba, cuidaram dos filhos de seus companheiros chilenos.

Diretor: Macarena Aguiló

Duração: 96 min. Ano: 2010

Estreia: Dia 10 de maio, domingo, às 22h

Horários alternativos: Dia 15 de maio, sexta-feira, às 18h / Dia 16 de maio, sábado, às 16h / Dia 19 de maio, terça-feira, às 6h

Classificação: Livre

***

“Não me Esqueça” (documentário)

O diretor David Sieveking retrata a rotina de cuidados diários de sua mãe Gretel que, como milhões de outras pessoas, está sofrendo da doença de Alzheimer. Os pais de David foram ativistas no movimento estudantil da década de 1960 e sempre tiveram uma "relação aberta" com seu filho, o que agora está sendo testada de forma dramática por causa da doença da mãe. Com humor e sinceridade, a crônica familiar de David Sieveking é caracterizada pelo afeto amoroso, onde seres humanos são o centro da história, e não a doença.

Diretor: David Sieveking

Duração: 88 min. Ano: 2012

Estreia: Dia 03 de maio, domingo, às 22h

Horários alternativos:Dia 08 de maio, sexta-feira, às 18h / Dia 09 de maio, sábado, às 16h / Dia 12 de maio, terça-feira, às 6h

Classificação: Livre

***

“As Praias de Agnès” (documentário)

Produzido e dirigido pela grande cineasta francesa Agnès Varda, o filme é um documentário autobiográfico que relata passagens de sua vida através de elementos que remetem ao seu passado. Clipes, fotografias e dramatizações foram usados para retratar momentos marcantes da vida de Varda.

Diretor: Agnès Varda

Duração: 115 min. Ano: 2008

Estreia: Dia 17 de maio, domingo, às 22h

Horários alternativos: Dia 22 de maio, sexta-feira, às 18h

Classificação: Livre

***

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional, os principais segmentos são música, cinema, dança, teatro, artes visuais, história, filosofia, literatura, psicologia, política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 76 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV.


Fonte: Agência Febre, através de Alice Pereira e Luana Paternoster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário