quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Editora Arqueiro Recomenda: "A linguagem das flores".

A linguagem das flores
 -

Resenha

Confesso que o livro da Vanessa Diffenbaugh já me conquistou na primeira linha. Nunca pensei que me interessaria tanto sobre o universo das flores, nem que me encantaria tanto com essa história, mas a verdade é que tudo neste livro é emocionante!

Entre cardos, álamos brancos, rosas e musgos, acompanhamos Victoria Jones por sua viagem entre flores, passado e presente. Com uma personalidade bem difícil, a única realidade que ela havia conhecido durante a primeira parte da sua infância era a de abrigos e lares adotivos. Porém, justamente pela sua forma rebelde de ser, ela nunca conseguiu permanecer mais do que alguns poucos meses em um lugar até conhecer Elizabeth.

Dona de um vinhedo nas proximidades de São Francisco, Elizabeth ensinou tudo a Victoria, desde informações básicas e de conceito geral, até a esquecida linguagem das flores. Aos poucos, ela se tornou a mãe que a menina nunca havia tido e começou a traçar o caminho para um coração completamente fechado… até Victoria colocar tudo a perder.

Oito anos depois desta experiência familiar frustrada, encontramos a protagonista no dia de seu décimo oitavo aniversário: a data estipulada para a sua emancipação. Porém, fazendo jus ao seu temperamento explosivo e retraído, a garota acaba deixando as oportunidades passarem e se vê sem ter para onde ir, nem o que comer. Mas, ao conseguir um emprego em uma floricultura, ela acaba se reencontrando com alguns fantasmas do passado. Será que essa será a chance de ela reparar os seus antigos erros?

Toda a história é de uma delicadeza ímpar. Muito além das flores, este é um relato sobre a vida, os sentimentos e as relações humanas. E como um simples gesto ou apenas uma palavra (e, por que não, uma flor?) podem fazer toda a diferença na vida de alguém. A escrita da Vanessa é tão intensa, que você se vê rindo, chorando e sofrendo junto com os personagens. Em alguns momentos, a leitura chega a ser dolorosa – não por ser ruim, muito pelo contrário! Mas por ser tão emocionante que é impossível não se envolver.

E os personagens, então…! Nesta história não há heróis nem vilões, mas sim pessoas com sentimentos reais e que erram – e muito! – mas que acabam aprendendo com todas essas experiências. Você consegue enxergar claramente o efeito que as consequências de seus atos tiveram nas suas vidas e seu caminho para suas próprias redenções.

A Linguagem das Flores é um livro para todos aqueles que veem, ouvem, cheiram, saboreiam e, principalmente, sentem.

“Uma rosa é uma rosa é uma rosa. Exceto quando ela é amarela. Ou vermelha, ou cor-de-rosa, ou quando está fechada ou morrendo”.


Fonte: Bookeando.com - A linguagem das flores - Sabrina Inserra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário