sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

YAMANDU COSTA E CAMERATA PAMPEANA HOMENAGEIAM BARBOSA LESSA.




Último Unimúsica de 2014 será no dia 17 de dezembro


No próximo dia 17 de dezembro, quarta-feira, Yamandu Costa e Tasso Bangel e sua Camerata Pampeana dividirão o palco do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro) na homenagem ao compositor Barbosa Lessa. O espetáculo está marcado para 20h, com entrada franca.

A retirada de senhas será feita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível por ingresso a partir de 15 de dezembro, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br.

O concerto fechará a série Compositores – a Cidade e a Música, que já prestou homenagens a Radamés Gnattali, Octávio Dutra, Nei Lisboa, Armando Albuquerque, Vitor Ramil e Lupicínio Rodrigues.

Ao longo de 60 minutos de espetáculo, serão lembrados sucessos de Barbosa Lessa, como “Negrinho do Pastoreio”, “Balseiros do Rio Uruguai”, “Quero-Quero”, “Milonga do Bem Querer” e “Chote de Carreirinha”. Também no repertório, composições diretamente influenciadas pela obra de Barbosa Lessa, como “Gauderismo”, que Yamandú lançou em 2001, e os temas “Fantasia Pampeana 3” e “Fantasia Pampeana 4”, de Tasso Bangel.

Bangel, que nas décadas de 50 e 60 liderou o Conjunto Farroupilha ao lado de sua mulher, Iná, promete orientar um “mini talk show” que evocará detalhes da sua convivência pessoal e artística com o homenageado.

O Unimúsica do próximo dia 17 terá ainda a estreia de duas canções criadas por Tasso Bangel especialmente para o violão de Yamandú e as cordas da Camerata, reverenciando Barbosa Lessa.

O concerto tem direção artística de Renato Mendonça.

A programação do projeto Unimúsica 2014 integra as comemorações de 80 anos da UFRGS.


A Camerata Pampeana é formada por:

1°Violino - Elsdor Lenhart

2°Violino - Rosângela Santos

Viola - Gabriela Vilanova

Violoncelo - Philip Mayer

Violão- Diego Costa

Acordeão - Tasso Bangel


UNIMÚSICA 2014 | SÉRIE COMPOSITORES – A CIDADE E A MÚSICA

CONCERTO EM HOMENAGEM A BARBOSA LESSA POR YAMANDU COSTA E CAMERATA PAMPEANA DO MAESTRO TASSO BANGEL

Quando: 17 de dezembro, quarta-feira, às 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Ingressos: A retirada de senhas será feita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível por ingresso a partir de 15 de dezembro, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Difusão Cultural UFRGS, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário