terça-feira, 9 de dezembro de 2014

História da Arte e Cinema: Heterotopias.


Fonte: www.google.com.br/imagens


O ciclo é composto de filmes que permitem explorar temas da história da arte a partir da tela do cinema. A escolha dos filmes é orientada pelo propósito de discutir, após sua exibição, e a cada sessão, temas da história das artes visuais a partir da maneira como o cinema associa-se a eles, explorando pontos de vista e variações interpretativas, modos de ser e de fazer compreensões sobre a arte. Coordenação de Luís Edegar Costa.


O fantasma do futuro "Imagem acima" (Kôkaku Kidôtai, Japão, 1995, 82) dir. Mamoru Oshii

10 de dezembro – quarta-feira – 19 horas

A animação japonesa O Fantasma do Futuro é um filme de ficção científica de 1995, dirigido por Mamoru Oshii e baseado no mangá homônimo de Masamune Shirow. O filme nos mostra um mundo onde uma rede de inteligências constrói e se vê construída por uma vivência humana e suas singularidades orgânicas, manipulando a história humana, suas vicissitudes e os processos que possibilitam sua existência.


Comentador: Bruno Dorneles (formado em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal; licenciando em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS).


O hotel de um milhão de dólares (The Million Dollar Hotel, EUA, Reino Unido, Alemanha, 2000, 122 min) dir. Wim Wenders

17 de dezembro – quarta-feira – 19 horas

A história da morte de Izzy, morador do “Hotel de Um Milhão de Dólares” e filho de um bilionário de Los Angeles, nos é contada através dos olhos de Tom Tom, outro dos hóspedes bastante peculiares do lugar. Enquanto as circunstâncias dessa morte são investigadas, os moradores do Hotel, auxiliados por um ambicioso marchand, descobrem que podem ganhar muito dinheiro com os quadros de Izzy. Numa trama que envolve amor, morte e negócios, o filme nos apresenta questionamentos sobre o sistema das artes, seus valores simbólicos, mercantis e a inserção da produção artística em círculos de legitimação.


Comentador: Diego Dias (Bacharelando em História da Arte pela UFRGS).


Fonte: Departamento de Difusão Cultural, Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário