terça-feira, 2 de dezembro de 2014

2º FESTIVAL DE DIREITOS HUMANOS: CIDADANIA NAS RUAS.




** debates, encontros, passeios, premiações e exibição de filmes acontecem em de diferentes pontos da capital paulista


** Ato de inauguração do Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos


** Cerimônia de Premiação: 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos e Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns


**Pré-estreia do filme "Branco sai. Preto fica", de Ardiley Queirós, ao ar livre, no Parque Ibirapuera


** Show de encerramento com Céu, Dream Team do Passinho, Gaby Amarantos, Karina Buhr, Lirinha, Luiz Melodia, Otto e Pepeu Gomes


** DE 08 A 14 DE DEZEMBRO COM ENTRADA GRATUITA


Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo realiza o Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas 2014”, que já faz parte do calendário de festividades da cidade e acontece de 8 a 14 de dezembro, em diversos pontos da capital paulista.

Nesta semana, em que é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), a capital paulista ganha de presente uma surpresa, além de debates, encontros e diálogos, cinema, passeios e performances, premiações, um monumento e um grande show no Parque Ibirapuera, tudo gratuito. São sete dias de atividades com foco na diversidade, no respeito às diferenças e na ocupação dos espaços públicos um momento para pensar e experimentar a cidade de forma acolhedora, inclusiva e tolerante.

A Abertura Oficial do Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas 2014” acontece no dia 08/12, às 09h, com a abertura do Presente Surpresa pelo prefeito Fernando Haddad, em frente ao Edifício Matarazzo. Em seguida, às 10h, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Rogério Sottili, anuncia a programação oficial do festival, na Praça Patriarca, que funcionará como uma central de informações e abrigará uma programação com apresentações artísticas, debates e exibição de filmes. O local também será transformado em praça verde com plantas, sombras, redes, bancos, área de lazer e descanso, e uma “cozinha” para servir chá e pipoca.

Ainda, no dia 08, às 14h, na área externa do Parque Ibirapuera, em frente ao Portão 10, acontece à cerimônia de inauguração do Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, projetado pelo artista e arquiteto Ricardo Ohtake. A obra de seis metros de altura por doze de comprimento traz os nomes de todos os mortos e desaparecidos políticos do período da ditadura civil-miliar de que se tem conhecimento até o presente. Realizada no marco dos 50 anos do golpe de 1964, a instalação do monumento em um dos principais cartões postais da cidade, o Parque Ibirapuera, vai ao encontro de uma antiga demanda dos familiares de mortos e desaparecidos políticos e militantes dos direitos humanos de sinalizar os sítios de memória que marcam a história da resistência.

O Festival também promove o Circuito Juventude e Direitos Humanos na Cidade onde será realizado quatro percursos de ônibus pelo centro e pelas periferias de São Paulo para visitação de espaços culturais e pontos históricos e contemporâneos relevantes na defesa e promoção dos Direitos Humanos. As visitas serão guiadas por artistas e articuladores locais que conduzirão discussões e workshops. As inscrições para participar das visitas podem ser feitas em direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br

Propor um amplo debate sobre os direitos humanos no município e reafirmar o direito à cidade para toda a população é um dos objetivos do Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas 2014”. A exposição Olhares das Ruas reúne fotografias da paisagem urbana, retratos e autorretratos produzidos por pessoas em situação de rua. Com curadoria de Helder Oliveira e André Bueno, a exposição traz 30 fotografias expostas na Galeria Prestes Maia e oito lambes de 6 X 9 metros distribuídos em túneis e viadutos na região central da cidade. A abertura acontece no dia 9/12, às 14h.

Já a exposição Vista sua Camisa com Orgulho reúne retratos de pessoas de diversas orientações sexuais vestindo as camisas de seus clubes, durante a 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. A iniciativa integrou uma campanha de combate à homofobia nos estádios promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com o Ludens/USP (Núcleo de Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas). A abertura também acontece no dia 9/12, às 19h e contará com projeções das imagens na fachada do Edifício Matarazzo.

No dia 10 de dezembro, às 18h, no Auditório Ibirapuera, acontece a entrega do 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos, que seleciona experiências educacionais bem sucedidas na promoção da cultura dos direitos humanos na Rede Municipal de Educação, e do Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, criado para homenagear uma personalidade de destaque na defesa e promoção dos Direitos Humanos no Brasil.

Marilena Chauí e o ministro Gilberto Carvalho são os convidados do Arena Política de Participação Social, que acontece no dia 11/12, das 18h às 20h, na Praça das Artes, e retoma a experiência das arenas em praça pública para debater com especialistas, ativistas e cidadãos as novas formas de participação social e como elas estão sendo consideradas pelo governo no avanço do diálogo democrático.

Uma sessão especial do projeto Cine Direitos Humanos acontece ao ar livre, no dia 12/12, às 20h, em área aberta do Parque Ibirapuera com a pré-estreia do longa Branco sai. Preto fica, de Ardiley Queirós, vencedor dos prêmios de melhor filme, melhor ator, melhor direção de arte e prêmio TV Brasil no Festival de Cinema de Brasília 2014 e da competição latino-americana do Festival de Cinema de Mar del Plata, na Argentina. No dia 13/12, às 11h, o Cine Direitos Humanos promove a pré-estreia do filme A Vizinha do Tigre, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca.

O cinema independente também esta presente, com o 7º Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos, que acontece de 8 a 13 de dezembro no Espaço Cidadania nas Ruas e diversos pontos de exibição na cidade.

Para complementar as atividades do dia 13/12, o festival promove os Territórios Livres da Cidadania que vão ocupar e colorir as ruas do Arouche e da Luz, no centro de São Paulo. Os dois territórios integram as ações do Plano de Ocupação do Espaço Público pela Cidadania, promovido pela Prefeitura de São Paulo articulada com iniciativas da sociedade civil. As atividades buscam promover a ressignificação do espaço público e a promoção do direito à cidade em territórios urbanos de alta complexidade.

Na Luz, o Multirão Multicultural reúne diversas intervenções como criação de uma horta urbana nas calçadas do bairro, sessão de grafite e as atividades da Casa Rodante, um carro-ateliê equipado com mesa, cadeiras e materiais artísticos para criação de artes, bordado e tecelagem. O encerramento fica por conta de Gaspar (Z’áfrica Brasil), que estará lançando seu projeto “Rapsicordélico”, em show com participação especial do percussionista João Nascimento. O evento acontece na Rua Helvetia, entre as ruas Barão de Piracicaba e Dino Bueno, das 11h às 17h.

Já no Largo do Arouche, das 14h às 17h, acontece o projeto Você e o Arouche, com a projeção de depoimentos dos personagens do Largo do Arouche: moradores, comerciantes e frequentadores. No dia, haverá gravação de novos depoimentos para a série “Você e o Arouche”. E das 15h às 17h, a Oficina Basurama traz a proposta da construção colaborativa de objetos, brinquedos e mobiliário a partir de materiais recicláveis e resíduos (lixo).

O encerramento do Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas 2014” acontece no dia 14/12, às 14h, no Auditório Ibirapuera, com um grande encontro entre artistas de diferentes gêneros. Céu, Dream Team do Passinho, Gaby Amarantos, Karina Buhr, Lirinha, Luiz Melodia, Otto e Pepeu Gomes, celebram com a população de São Paulo, a cultura de direitos humanos na cidade.


Programação

Presente Surpresa
São Paulo vai ganhar um presente. E ele será aberto no dia 8 de dezembro, às 9h, com a presença do prefeito Fernando Haddad e de Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em frente ao Edifício Matarazzo. Venha descobrir!

Quando: 8/12, 9h
Onde: Em frente ao Edifício Matarazzo
Endereço: Viaduto do Chá, 15, Centro

Espaço Cidadania nas Ruas
Concepção: Maíra Mesquita e Julia Zakia.
Durante uma semana a Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, será transformada em praça verde com plantas, sombras, redes, bancos, área de lazer e descanso, e uma “cozinha” para servir chá e pipoca! O espaço contará também com uma arena que abrigará a programação do 2º Festival de Direitos Humanos: Cidadania nas Ruas com apresentações artísticas, debates e exibição de filmes. Estruturado para proporcionar o encontro e o convívio, o local funcionará também como uma central de informações sobre o festival e outras ações da Secretaria Municipal de Direitos Humano e Cidadania de São Paulo.

Abertura: 8/12, 10h
Funcionamento: 9 a 13/12, 9h às 19h
Onde: Praça do Patriarca, centro

Oficialização da Semana dos Direitos Humanos
Ato simbólico anuncia a assinatura do Projeto de Lei que institui, a partir deste ano, a inclusão da Semana dos Direitos Humanos no calendário oficial da cidade de São Paulo.

Quando: 8/12, 10h
Onde: Espaço Cidadania nas Ruas
Endereço: Praça do Patriarca, centro

CadÚnico para Imigrantes
Pela primeira vez na história da cidade, imigrantes que vivem em São Paulo poderão ter acesso aos programas sociais do município e do governo federal. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). O cadastramento terá início no dia 8 de dezembro e será realizado no Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes (CRAI), espaço inaugurado pela Prefeitura de São Paulo em novembro que oferece acolhida e atendimento especializado para a população imigrante como orientação jurídica, apoio psicológico, curso de português e oficinas para qualificação profissional.

Quando: 8 a 12/12, 9h às 17h
Onde: Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes
Endereço: Rua Japurá, 234, Bela Vista

Diálogo Social – Territórios de Direitos
Ciclo de diálogos discute, a partir de quatro áreas temáticas, projetos e iniciativas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em territórios descentralizados da cidade. Realizados em parceria com as subprefeituras, os diálogos visam o fortalecimento dos canais de interlocução com a população local. Os encontros acontecem nas regiões da Brasilândia, Campo Limpo, Mooca e São Mateus.

População em Situação de Rua
Parceria: Subprefeitura Campo Limpo
Apoio: Cáritas Diocesana de Campo Limpo
Quando: 8/12, 9h30 às 12h
Onde: Cáritas Diocesana de Campo Limpo
Endereço: Rua Serra da Esperança, 190, Jardim Bom Refúgio

Direito à Cidade
Parceria: Subprefeitura São Mateus
Quando: 9/12, 9h30 às 12h
Onde: Auditório da Subprefeitura de São Mateus
Endereço: Avenida Ragueb Chohfi, 1400, São Mateus

Criança e Adolescente
Parceria: Subprefeitura Freguesia Brasilândia
Quando: 11/12, 9h30 às 12h
Onde: Sala Multiuso do CEU da Paz
Endereço: Rua Daniel Cerri, 1549, Jardim Paraná

Imigrantes
Parceria: Subprefeitura Mooca
Quando: 13/12, 10h às 11h
Onde: Ginásio da Subprefeitura da Mooca
Endereço: Rua Taquari, 549, Mooca

Ato de inauguração do Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos

A cerimônia de inauguração do Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, projetado pelo artista e arquiteto Ricardo Ohtake, marca o primeiro dia de atividades do festival. A obra de seis metros de altura por doze de comprimento traz os nomes de todos os mortos e desaparecidos políticos do período da ditadura civil-miliar de que se tem conhecimento até o presente. Realizada no marco dos 50 anos do golpe de 1964, a instalação do monumento em um dos principais cartões postais da cidade, o Parque Ibirapuera, vai ao encontro de uma antiga demanda dos familiares de mortos e desaparecidos políticos e militantes do tema de sinalizar os sítios de memória que registram a história da resistência.

Quando: 8/12, 14h
Onde: Área externa do Parque Ibirapuera, em frente ao Portão 10
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

Exibição de Curtas – Entretodos 2014
Os curtas-metragens premiados no 7º Festival de Curtas-Metragens em Direitos Humanos – Entretodos serão exibidos durante toda a semana no Espaço Cidadania nas Ruas, na Praça do Patriarca, e em mais de 20 pontos distribuídos pela cidade. Os filmes são Os irmãos Mai, de Thais Fujinaga, '10/05/2012', de Álvaro Andrade, Jairboris, de Lincoln Péricles, Rolezinhos, de Tiago Pereira, Lady Burka, de Pablo Morales de los Rios e Uma casa, uma vida, de Raiz das Imagens. A programação completa com locais e horários de exibição pode ser consultada em direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br

Quando: 8 a 13/12
Onde: Espaço Cidadania nas Ruas e diversos pontos de exibição na cidade. Os endereços estão disponíveis no site direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br

Exposição: Olhares das Ruas
Com curadoria de Helder Oliveira e André Bueno, a exposição reúne fotografias da paisagem urbana, retratos e autorretratos produzidos por pessoas em situação de rua. Serão 30 fotografias expostas na Galeria Prestes Maia e oito lambes de 6 X 9 metros distribuídos em túneis e viadutos na região central da cidade.

Abertura: 9/12, 14h | Visitação: 10/12/2014 a 24/01/2015, das 9h às 18h
Onde: Galeria Prestes Maia
Endereço: Passagem subterrânea entre o Vale do Anhangabaú e a Praça do Patriarca, centro

Circuitos Juventude e Direitos Humanos na Cidade
Serão realizados quatro circuitos de ônibus pelo centro e pelas periferias de São Paulo para visitação de espaços culturais e pontos históricos e contemporâneos relevantes na defesa e promoção dos Direitos Humanos. As visitas serão guiadas por artistas e articuladores locais que conduzirão discussões e workshops. As inscrições para participar das visitas podem ser feitas em direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br

Circuito Zona Sul
Condução: LOVE Produções
Quando: 9/12, 14h às 19h
Saída do Parque Cantinho do Céu, Rua das Andorinhas Brasileiras, s/n, Grajaú, às 14h
Roteiro: Parque Cantinho do Céu, Ilha do Bororé, Aldeia Tenondé Porá e Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

Circuito Zona Leste
Condução: OPNI
Quando: 10/12, 14h às 19h
Saída da Avenida Mateu Bei, 2029, São Mateus, às 14h
Roteiro: Galeria a Céu Aberto, Berço do Samba de São Mateus, Ateliê do OPNI

Circuito Zona Norte
Condução: Guardiães Griô
Quando: 11/12, 14h às 19h
Saída da Kaza Zumbi, Rua Enoch Barreira de Macedo, 85, Jardim Elisa Maria, às 14h
Roteiro: Kaza Zumbi, Praça dos Sete Jovens, Comunidade Cultural Sambaqui, Espaço Cultural Arte na Rua, Parque Linear do Canivete

Circuito Centro
Condução: Cooperativa Paulista de Teatro
Quando: 12/12, 14h às 19h
Saída da Praça Roosevelt, s/n, Consolação, às 14h
Roteiro: Centro Universitário Maria Antônia (USP), DOI-CODI, Monumento Marighella e 2ª Auditoria Militar (cenário de julgamentos históricos de réus políticos durante a ditadura civil militar).

Exposição: Vista sua Camisa com Orgulho
A exposição reúne retratos de pessoas de diversas orientações sexuais vestindo as camisas de seus clubes, durante a 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. A iniciativa integrou uma campanha de combate à homofobia nos estádios, promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com o Ludens/USP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas). A abertura acontece na terça-feira, dia 9/12, e contará com projeções das imagens na fachada do Edifício Matarazzo.

Abertura: 9/12, 19h
Visitação: 10/12/2014 a 10/1/2015, 9h às 18h
Onde: Saguão de entrada do Edifício Matarazzo
Endereço: Viaduto do Chá, 15, Centro

Cerimônia de Premiação: “2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos” e “Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns”
No dia 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma cerimônia única anuncia os vencedores de duas premiações importantes para a valorização dos Direitos Humanos. Um deles é o “2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos”, que seleciona experiências educacionais bem sucedidas na promoção da cultura dos direitos humanos na Rede Municipal de Educação. O outro é o “Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns”, que acontece pela primeira vez e foi criado para homenagear uma personalidade de destaque na defesa e promoção dos Direitos Humanos no Brasil.

A cerimônia de premiação contará com a presença do prefeito Fernando Haddad e dos secretários municipais Rogério Sottili (Direitos Humanos e Cidadania) e César Callegari (Educação). Participam também alunos, educadores e membros da comissão julgadora, que este ano foi composta por Flávia Inês Schilling, José Sergio Fonseca Carvalho, Marco Antonio Barbosa, Margarida Genevois, Maria Victoria Benevides, Maurício Piragino, Moacir Gadotti e Paulo Vannuchi.

O evento se inicia às 18h com intervenção do grupo teatral Pombas Urbanas.
Quando: Dia 10/12, 18h às 21h
Onde: Auditório Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

Arena Política de Participação Social
Convidados: Marilena Chauí, filósofa e professora aposentada da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da USP; e Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. O encontro retoma a experiência das arenas em praça pública para debater com especialistas, ativistas e cidadãos as novas formas de participação social e como elas estão sendo consideradas pelo governo no avanço do diálogo democrático. O debate é organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com o Conselho de Planejamento e Orçamento Participativos (CPOP).

Quando: 11/12, 18h às 20h
Onde: Praça das Artes
Endereço: Avenida São João, 281, centro

Mix Brasil na Rua
Sessões abertas e ao ar livre de filmes da 22ª edição do Festival Mix Brasil, em espaços públicos da cidade. A atividade é uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com o Festival Mix Brasil. A programação de filmes pode ser consultada no site direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br

Mix Brasil no Arouche
Quando: 11/12, 20h
Onde: Largo do Arouche, centro

Mix Brasil no Tatuapé
Quando: 12/12, 20h
Onde: Praça Sandoval de Figueiredo, Tatuapé

Cine Direitos Humanos no Parque
Sessão ao ar livre do projeto Cine Direitos Humanos, no Parque Ibirapuera, realiza pré-estreia do longa-metragem Branco sai. Preto fica, de Ardiley Queirós, que foi vencedor dos prêmios de melhor filme, melhor ator, melhor direção de arte e prêmio TV Brasil no Festival de Cinema de Brasília 2014. Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o projeto Cine Direitos Humanos tem curadoria de Francisco Cesar Filho. A sessão especial acontece com apoio do Parque Ibirapuera e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Branco sai. Preto fica
(Brasil, 2014, 93 min). Livre. Dir.: Ardiley Queirós.
Com: Marquim do Tropa, Shockito e Dilmar Durães. Tiros em um baile black na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

Quando: 12/12, 20h
Onde: Parque Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

Imigrantes em SP
Durante todo o dia uma programação cultural com diálogo, oficinas, filmes, músicas, danças e intervenções produzidas por artistas imigrantes. O encontro se inicia às 9h30, com abertura do grupo de dança Kantuta Bolívia e segue com o Diálogo Social – Territórios de Direitos, que debaterá o tema das migrações e terá a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili. Às 15h, com apoio de Carlinhos Antunes, da Casa das Áfricas, a música africana tem seu espaço garantido com a Oficina de Instrumentos Musicais Africanos. Na sequência é a vez da Cultura e da Arte Chinesa, com uma apresentação de dança promovida pela União de Mulheres Chinesas, às 16h. A programação completa do evento pode ser consultada no site direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br

Quando: 13/12, 9h30 às 20h
Onde: Ginásio da Subprefeitura da Mooca
Endereço: Rua Taquari, 549, Mooca

Cine Direitos Humanos
Iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Cine Direitos Humanos leva sessões gratuitas de filmes com temática de direitos humanos ao Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca, todos os sábados, às 11h. Basta retirar o ingresso na bilheteria. A curadoria é de Francisco Cesar Filho.

Pré-estreia: A vizinhança do tigre
(Brasil, 2014, 95 min). +12 anos. Dir.: Affonso Uchoa.
Quando: 13/12, 11h
Onde: Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569, Consolação

Territórios Livres da Cidadania
Horta urbana, apresentações artísticas, ateliê circulante e espaços de criação coletiva são algumas das atividades culturais que vão ocupar e colorir as ruas do Arouche e da Luz, no centro de São Paulo, durante o 2º Festival de Direitos Humanos: Cidadania nas Ruas. Os dois territórios integram as ações do Plano de Ocupação do Espaço Público pela Cidadania, promovido pela Prefeitura de São Paulo em articulação com iniciativas da sociedade civil. As atividades buscam promover a ressignificação do espaço público e a promoção do direito à cidade em territórios urbanos de alta complexidade.

LUZ

Multirão Multicultural
Correalização: Casa Rodante e Casa da Lapa. A programação reúne diversas intervenções como criação de uma horta urbana nas calçadas do bairro, sessão de grafite e as atividades da Casa Rodante, um carro-ateliê equipado com mesa, cadeiras e materiais artísticos para criação de artes, bordado e tecelagem. O encerramento fica por conta de Gaspar (Z’áfrica Brasil), que estará lançando seu projeto Rapsicordélico em show com participação especial do percussionista João Nascimento.

Quando: 13/12, 11h às 17h
Onde: Rua Helvetia, entre as ruas Barão de Piracicaba e Dino Bueno

AROUCHE

Você e o Arouche
Correalização: Wikipraça. Projeção de depoimentos dos personagens do Largo do Arouche, moradores, comerciantes e frequentadores. No dia, haverá gravação de novos depoimentos para a série Você e o Arouche.

Quando: Dia 13/12, 14h às 17h
Onde: Largo do Arouche, centro

Oficina Basurama
Co-realização: Wikipraça. Construção colaborativa de objetos, brinquedos e mobiliário a partir de materiais recicláveis e resíduos (lixo).

Quando: Dia 13/12, 15h às 17h
Onde: Largo do Arouche, centro

Diálogo Entre Gerações – Violência de Estado Ontem e Hoje
Com: Suzana Lisboa, Débora (Mães de Maio), Clara Ianni, Maria Rita Kehl (Comissão Nacional da Verdade). Em 2014, completou-se o cinquentenário do golpe civil-militar. Mesmo após cinquenta anos, a herança daqueles tempos parece se perpetuar: os homicídios contra jovens negros e de periferia são crescentes, em sua maioria vítimas da violência de Estado. Entender as relações entre o que ocorreu no passado recente e o que se passa atualmente, e fortalecer a democracia e as novas formas de resistência são os objetivos centrais deste encontro entre gerações. O diálogo acontece no espaço cultural Quilombaque, em Perus, em um dia com diversas atividades culturais locais.

Quando: Dia 13/12, 14h30
Onde: Quilombaque
Endereço: Travessa Cambaratiba (Beco da Cultura), 5, Perus

Show “Cidadania nas Ruas”
Com: Céu, Dream Team do Passinho, Gaby Amarantos, Karina Buhr, Lirinha, Luiz Melodia, Otto e Pepeu Gomes. Artistas de diferentes gêneros e gerações da música brasileira se encontram para celebrar, com a população de São Paulo, a cultura de direitos humanos na cidade.

Quando: Dia 14/12, 14h
Onde: Auditório Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

Serviço

2º Festival de Direitos Humanos - “Cidadania nas Ruas 2014”

De 08 a 14 de dezembro em diversos pontos diferentes da capital paulista

Todas as atividades são gratuitas

Programação completa no site:
direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br


Fonte: ATTi Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário