terça-feira, 28 de outubro de 2014

Vinte e cinco filmes compõem a mostra brasileira do X Panorama Internacional de Coisa de Cinema.

Vinte e cinco filmes da safra 2013/2014 do cinema nacional serão exibidos fora de competição no X Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece em Salvador (Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha) e Cachoeira (Auditório da CAHL/UFRB). Um dos destaques da mostra Panorama Brasil é o longa “Com os Punhos Cerrados”, que participou do último Festival de Locarno (Suíça) e é dirigido por Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti.

Com os Punhos Cerrados


No filme, Eugênio, Joaquim e João gritam por liberdade por meio de uma rádio clandestina. Invadindo as transmissões, eles atacam a base da sociedade capitalista. No entanto, a chegada de uma ouvinte misteriosa pode transformar seus destinos. O longa será exibido em 30 de outubro em Salvador (14h50) e no dia seguinte, às 14h, em Cachoeira. No dia 30, a sessão inclui o curta “O porto”, de Clarissa Campolina, Julia de Simone, Luiz Pretti e Ricardo Pretti. Ambas exibições contarão com a presença de Luiz Pretti, que conversará com o público ao final.

Quem também debaterá seu filme após a sessão é a diretora Juliana Rojas, que traz “Sinfonia da Necrópole”, produção premiada nos festivais de Gramado e Paulínia, que estará acompanhada do curta “Nua por Dentro do Couro”, de Lucas Sá. Na trama, o coveiro Deodato e uma nova funcionária do cemitério precisam recadastrar os túmulos abandonados, mas estranhos eventos o fazem questionar as implicações de mexer com os mortos. Em Cachoeira, a exibição será dia 2 de novembro, às 17h, no dia seguinte, tem sessão em Salvador às 15h.

Exibido no Festival de San Sebastian (Espanha) e escolhido como melhor filme no Festival Lume (São Luís), “A Gente”, de Aly Muritiba, será exibido com o curta “O Arquipélago”, de Gustavo Beck, dia 30/10, 21h, no Espaço Itaú de Cinema. O filme mostra a realidade dos agentes penitenciários, profissão já exercida pelo diretor, por meio da equipe Alfa, que faz a guarda e a custódia de mil criminosos numa penitenciária brasileira.

O mais recente filme de Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha, também está no Panorama Brasil. Selecionado para o Festival de Londres e o CPH Dox (festival de documentário da Dinamarca), “Jogo de Campo” tem sessão no dia 02/11, às 13h, com o curta “Malha”, de Paulo Roberto. O longa se passa no campo de futebol popular do bairro Sampaio, onde o campeonato anual de futebol de favelas reúne 14 times. Cada um representa as cores e rituais de sua comunidade e Geração X Juventude disputam a final.

Outro destaque é o documentário “Eduardo Coutinho, 7 de Outubro”, de Carlos Nader. O diretor parte das “prisões que libertam” no documentário ‘Coutiniano’ para inverter o jogo e ver o maior entrevistador do cinema brasileiro em frente às câmeras. O filme ganha ares de homenagem por conta da morte de Eduardo Coutinho, em fevereiro deste ano. A sessão acontece no dia 05/11, às 14h, e inclui o curta “Pausas Silenciosas”, de Mariana Lacerda Gonçalves.

Eduardo Coutinho, 7 de Outubro


A mostra traz ainda um dos filmes de abertura do X Panorama Coisa de Cinema, “My name is now, Elza Soares”, de Elizabete Martins Campos, que será apresentado dia 29/10, às 20h, seguido de conversa com a cantora e a diretora ao final. As três sessões de encerramento, dia 05/11 a partir das 18h, também integram o Panorama Brasil, todas com a presença dos diretores para debate após a exibição. Os filmes são “Sangue Azul” (Lírio Ferreira), “A Vida Privada dos Hipopótamos” (Maíra Bühler e Matias Mariani) e “Batguano” (Tavinho Teixeira).

A mostra traz ainda “CLAUN – Os Dias Aventurosos de Ayana”, de Felipe Bragança, selecionado para o Festival de Roterdã 2013. Os três capítulos da web-série serão exibidos juntos e seguidos de conversa do diretor com o público.

Completando a lista de longas a programação tem “A Vizinhança do Tigre” (Affonso Uchoa), “Permanência” (Leonardo Lacca) e “Uma Passagem para Mário” (Eric Laurence). “Nova Dubai”, de Gustavo Vinagre, representa o formato média-metragem e será exibido apenas na Sala Walter da Silveira (05/11, às 19h, acesso gratuito), junto com o curta “Hospedeira” (Rita Carelli).

A sequência de curtas da mostra tem ainda “As águas” (Larissa Figueiredo), “Casa Forte” (Rodrigo Almeida), “Eva Maria” (Rafael Todeschini), “Nossos Traços” (Rafael Spínola) e “Tejo Mar” (Bernard Lessa).

O Panorama é uma realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema e Audiovisual da CAHL/UFRB. O evento conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.


SERVIÇO

O que: X Panorama Internacional Coisa de Cinema

Quando: 29 de outubro a 05 de novembro

Onde: Salvador: Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha (Praça Castro Alves – Centro. Tel: 71 3011-4706)

Cachoeira: Auditório do CAHL/ UFRB

Preço: Salvador:$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia) avulso – R$ 30,00 passaporte para 10 sessões.

Cachoeira: Gratuito

Informações: (71)3276-1241

Programação: www.coisadecinema.com.br/x_panorama


Fonte: Assessoria de imprensa da Quarta Via Comunicação, através de Jane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário