sexta-feira, 31 de outubro de 2014

7° edição do ENTRETODOS - Festival de Curtas de Direitos Humanos acontece de 03 a 07 de novembro.




***57 pontos de cultura e educação de São Paulo recebem o evento


***ENTRADA GRATUITA


Com o tema “Cidadania Cultural”, a 7° edição do ENTRETODOS – Festival de Curtas de Direitos Humanos acontece de 03 a 07 de novembro em 57 pontos de cultura, educação, institutos, coletivos, fundações, ruas e diversos outros locais de todas as regiões de São Paulo. Serão mais de 260 exibições espalhadas pelo norte, sul, leste, oeste e centro da capital paulista, LEVANDO CINEMA PARA TODOS e TUDO COM ENTRADA GRATUITA.

Na “Mostra Competitiva”, o ENTRETODOS 7 exibirá 29 curtas, sendo 16 nacionais e 13 internacionais de países como Irã, Servia, Chile, China, Índia, França, Espanha, Alemanha, EUA, Itália, entre outros. Muitos dos filmes selecionados refletem, principalmente, os fenômenos de reivindicações e demandas atuais, que buscam a consolidação dos direitos ligados à cidadania.

Os curtas estão divididos nos programas temáticos: “Vozes Urbanas”, “Possibilidades”, “Na lata”, “Incêndios” e “Visão de dentro”. Com curadoria de Manuela Sobral e Jorge Grinspum, a sétima edição do Festival, ainda contará com uma Mostra Infantil, que este ano traz uma novidade na programação, curtas produzidos pela Rede Municipal de Educação.

Os filmes concorrem a prêmios nas categorias de melhor curta-metragem, melhor roteiro, visão social, Educação em Direitos Humanos e Cidadania Cultural. Os premiados pelo Júri Oficial irão juntar-se ao vencedor do Melhor Curta-Metragem escolhido pelo voto popular. Este ano o Júri é formado por Lucia Murat, cineasta, Ivan Marsiglia, jornalista, Gil Marçal, Diretor da área de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Francisco Cesar Filho, cineasta e curador do Cine Direitos Humanos, Tata Amaral, cineasta, Rafael Carvalho, programador de cinema e diretor de programação do Departamento de Expansão Cultural (DEC) da Secretaria Municipal de Cultura, Alessandro Santos, Professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia USP, e Oswaldo Santana, ator e editor de filmes.

O Festival também contará com a presença da diretora Eliza Capai, do curta “No devagar depressa dos tempos”, que é um dos filmes selecionados desta edição do Festival. No dia 05/11, a diretora marcará presença em roda de conversa na Fundação Gol de Letra junto às Agentes Sociais e convidados após a sessão de curtas do programa “Na lata” que será exibido nesta Fundação.

Já no dia 07/11, após a sessão de curtas do programa “Incêndios”, acontecerá na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), um bate-papo com o diretor Tiago Pereira, do curta "Rolezinhos”, Leandro Beguoci, jornalista e editor da F451e do Oene e professor da FAAP e da Escola São Paulo , Alexandre Barbosa Pereira, Antropólogo e Professor da Unifesp, MC Spyke, que além de músico é eletricista, e MC Preto, que divide seu tempo entre a divulgação da sua música “Bonde” e também trabalha como eletricista.


Premiação e CINESOLAR

A cada nova edição, o Festival convida artistas abre inscrições para a confecção dos troféus da premiação. Neste ano, o Troféu “ENTRETODOS” será desenvolvido pelo artesão Jean Humberto Freitas, ocupante do Ateliê Compartilhado - Casa Amarela. O artista produzirá os troféus utilizando materiais descartados de informática e eletrônicos.

A cerimônia de Premiação do 7º ENTRETODOS, marcada para 08 de novembro às 18h no Centro Cultural São Paulo (CCSP), anunciará os vencedores das seis categorias, que serão exibidos durante a Mostra dos Vencedores, que integra a programação do II Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, entre os dias 08 e 12 de dezembro.

Após a premiação, o CINESOLAR, primeiro cinema móvel do Brasil que utiliza energia solar para exibir filmes, irá realizar uma sessão com os curtas premiados. A exibição acontecerá às 20h no jardim suspenso ao ar livre do CCSP. Na estrada, desde 2013, o CINESOLAR já realizou mais de 90 sessões em 50 cidades, atingindo um público de aproximadamente 15 mil pessoas e economizando o equivalente a quase 400 horas de uma geladeira ligada sem interrupções em energia elétrica.

O ENTRETODOS 7 – Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos de São Paulo (SMDHC) e pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e organizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).


Serviço:

ENTRETODOS 7 - Festival de curtas de Direitos Humanos

Quando: 03 a 07 de novembro em 57 pontos de cultura e educação de São Paulo.

Mais informações: www.entretodos.com.br


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Eliz Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário