terça-feira, 30 de setembro de 2014

HOMENAGEM A OCTÁVIO DUTRA NO UNIMÚSICA 2014 | SÉRIE COMPOSITORES – A CIDADE E A MÚSICA.




Para celebrar os 80 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Unimúsica faz uma homenagem a Porto Alegre apresentando uma série de concertos sobre a obra de sete importantes compositores gaúchos. Todos eles têm uma especial relação com a cidade, seja porque aqui nasceram ou viveram uma parte importante de suas vidas, seja porque aqui fizeram sua formação, deram início ou firmaram sua trajetória profissional. Além disso, os sete compositores que serão homenageados ao longo da temporada também têm em comum o fato de apresentarem em suas biografias algum tipo de vínculo com a UFRGS.

O segundo nome da série é o do compositor OCTÁVIO DUTRA. O concerto em homenagem a Octávio acontece no dia 02 de outubro, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. Em cena, uma formação inédita, concebida especialmente para o Unimúsica: o REGIONAL ESPIA SÓ e o bandolinista HAMILTON DE HOLANDA. Criado a partir das gravações do documentário dedicado a Octávio Dutra dirigido por Saturnino Rocha, o Espia Só tem em sua formação LUIS ARNALDO CABREIRA (cavaquinho), MAX GARCIA (violão 7 cordas), AUGUSTO MAURER (clarinete), GIOVANI BERTI (pandeiro) e RAFAEL FERRARI (bandolim 10 cordas, arranjos e direção musical). Um dos mais prestigiados instrumentistas brasileiros, Hamilton de Holanda demonstra nos mais diversificados projetos o virtuosismo de sua performance no bandolim de 10 cordas. No dia 01 de outubro, às 16h, Hamilton de Holanda conversa sobre a obra de Octávio, no palco do Salão de Atos, em workshop aberto ao público.

Muitíssimo menos conhecido hoje do que em seu tempo, o compositor Octávio Dutra vem sendo aos poucos redescoberto. E isto se deve em grande medida ao trabalho de pesquisadores como Márcio de Souza, Arthur de Faria e Hardy Verdana, que se dedicaram à tarefa de recuperar a história e a obra de um dos personagens mais importantes da música de Porto Alegre no início do século 20.

Violonista e bandolinista virtuoso, Octávio Dutra fez parte das turmas iniciais do Conservatório de Porto Alegre, hoje Instituto de Artes da UFRGS, onde além de aprender a ler e escrever música estudou harmonia e contraponto. As partituras preservadas (em torno de 500!), cheias de “modulações raras” e “acordes desconcertantes”, nas palavras de Arthur de Faria, abarcam uma infinidade de gêneros, como polcas, valsas, sambas, maxixes e choros.


UNIMÚSICA 2014 | SÉRIE COMPOSITORES – A CIDADE E A MÚSICA

02 de outubro: Octávio Dutra por Hamilton de Holanda e Regional Espia Só | Direção de Rafael Ferrari

23 de outubro: Nei Lisboa por Ná Ozzetti e Camerata Unimúsica | Direção de Vagner Cunha

06 de novembro: Armando Albuquerque por Celso Loureiro Chaves, Mirna Spritzer e convidados | Direção de Celso Loureiro Chaves

27 de novembro: Vitor Ramil por Chico César

04 de dezembro: Lupicínio Rodrigues por Adriana Calcanhotto

17 de dezembro: Barbosa Lessa por Yamandu Costa e Camerata Pampeana do Maestro Tasso Bangel | Direção de Renato Mendonça

UNIMÚSICA 2014 | SÉRIE COMPOSITORES – A CIDADE E A MÚSICA

WORKSHOP COM HAMILTON DE HOLANDA

Quando: 01 de outubro, quarta-feira, às 16h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Inscrições: www.difusaocultural.ufrgs.br


CONCERTO EM HOMENAGEM A OCTÁVIO DUTRA POR REGIONAL ESPIA SÓ E HAMILTON DE HOLANDA

Quando: 02 de outubro, quinta-feira, às 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Ingresso: A retirada de senhas pode ser realizada através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso, a partir de 29 de outubro, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br.


Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica - Departamento de Difusão Cultural, Prorext – UFRGS, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário