segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Dezessete Anos de Jornal da Universidade.

Ao completar 17 anos no mês de setembro, o Jornal da Universidade oferece a seus leitores e colaboradores a projeção do filme O mercado de notícias, de Jorge Furtado – um documentário sobre jornalismo a ser exibido no dia 17, às 19h, na Sala Redenção – Cinema Universitário. Ganhador dos prêmios de Jure Popular de Melhor Documentário do PE Festival de Audiovisual 2014, o roteiro do filme tem como linha condutora a peça homônima do Ben Jonson, The Stapleof News (1626), sendo a primeira tradução da obra do dramaturgo inglês para a língua portuguesa. Essa obra de Jonson é uma crítica bem-humorada a uma atividade recentemente criada, uma novidade em Londres: o jornalismo. Em seu filme, Furtado traz os depoimentos de treze importantes jornalistas brasileiros: Bob Fernandes, Cristiana Lôbo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto, Janio de Freitas, José Roberto de Toledo, Leandro Fortes, Luis Nassif, Mauricio Dias, Mino Carta, Paulo Moreira Leite, Raimundo Pereira e Renata LoPrete. Intercalando cenas da peça e relatos que recuperam momentos emblemáticos do jornalismo brasileiro, os depoentes abordam o sentido e a prática profissional, as mudanças na maneira de consumir notícias, o futuro do jornalismo e também os casos recentes da política brasileira nos quais a cobertura da imprensa teve papel de destaque.Segundo Jorge Furtado, O Mercado de Notícias “traça um painel sobre mídia e democracia, incluindo uma breve história da imprensa, desde o seu surgimento, no século 17, até hoje, destacando seu papel na construção da opinião pública, seus interesses políticos e econômicos”. Em seu documentário recém-lançado, o cineasta enfatiza dois aspectos presentes na peça de Jonson, que são: o debate sobre a credibilidade da notícia, “que inevitavelmente contraria e favorece interesses”, e a necessidade constante e crescente de informações, uma “demanda por notícias que acaba por se tornar entretenimento”. Este evento conta com o apoio da Gráfica da UFRGS.

O Mercado de Notícias (Brasil, 2014, 94 min) Jorge Furtado

Fonte: www.google.com.br/imagens

17 de setembro – quarta-feira – 19 horas
Jornalistas renomados discutem o papel da mídia e sua influência na democracia entre atos da peça cômica “O Mercado de Notícias”, de Ben Jonson. Uma viagem no tempo desde o surgimento da imprensa, no século XVII, até os dias de hoje, em que a sede por informação é cada vez maior.

Trailer

Fonte: www.youtube.com


Fonte: Departamento de Difusão Cultural da UFRGS - Coordenação e curadoria da Sala Redenção – Cinema Universitário: Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário