sábado, 20 de setembro de 2014

AUDIÇÃO COMENTADA DE LUPICÍNIO RODRIGUES COM JUAREZ FONSECA E MARCELLO CAMPOS NO NÚCLEO DA CANÇÃO.




Com a mediação de Guto Leite, o Núcleo de Estudos da Canção recebe os jornalistas Juarez Fonseca e Marcello Campos para uma audição comentada de obras do compositor Lupicínio Rodrigues. Em destaque, registros raros ou mesmo inéditos em formato digital. O encontro acontece na próxima segunda-feira, dia 22 de setembro, às 19h, na Sala Fahrion (segundo andar da Reitoria da UFRGS).

De Francisco Alves a Caetano Veloso, passando por Orlando Silva, Elza Soares, Jamelão, Elis Regina e outros tantos ícones da música popular brasileira, praticamente todo mundo gravou a obra do porto-alegrense Lupicínio Rodrigues (1914-1974). Mas há quem ouça na pequena grande voz do próprio compositor – assumidamente influenciada pela suavidade do carioca Mario Reis – a melhor tradução sonora para a dor-de-cotovelo de seus sambas-canções, marchas e afins.

Intérprete questionado até mesmo pelos mais chegados camaradinhas, Lupi costumava justificar as suas performances no microfone como necessárias para que os “verdadeiros profissionais” soubessem como deveriam cantar a sua obra. Pura modéstia. A partir da década de 1950, justo quando vivia o auge de sua carreira autoral, o poeta da Ilhota passou a soltar o gogó em emissoras de rádio, TV, teatros, casas noturnas e estúdios de gravação. Até 1973, foram pelo menos 40 fonogramas distribuídos nos formatos 78rpm, LP e compacto, sem contar os relançamentos póstumos em CD.


NÚCLEO DE ESTUDOS DA CANÇÃO

Audição Comentada com Juarez Fonseca e Marcello Campos | Mediação de Guto Leite

Quando: 22 de setembro, segunda-feira, às 19h

Local: Sala Fahrion (segundo andar da Reitoria da UFRGS |Av. Paulo Gama, 110)

Inscrições: www.difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica e Núcleo da Canção - Departamento de Difusão Cultural, Prorext – UFRGS, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário