sexta-feira, 15 de agosto de 2014

VI Festival CineMundo acontece na Caixa Cultural.

Evento traz mostra de longas premiados e competitiva de curtas


De 16 a 23 de Agosto a Caixa Cultural recebe VI Festival CineMundo, no qual jovens realizadores de curtas e longas apresentam e discutem ideias e projetos. O evento apresenta a Mostra Rumos, seleção de longas de novos diretores, que foram aclamados no circuito nacional e internacional. O Festival recebe ainda a pré-estreia da produção brasileira "O Resgate do Pavão Misterioso", filme baseado no cordel do paraibano José Camelo de Melo Rezende.

Entre os longas que exibidos no Festival CineMundo estão 7 Cajas (Paraguai) vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Brasília 2013 e Tanta Agua (Uruguai), aclamado no Festival Internacional de Berlim. Já os curtas inscritos serão avaliados por meio de júri popular.

“Começamos a pensar o CineMundo há 8 anos, exibindo filmes na parede com projetores simples para nossos alunos e alguns convidados. Em 2007 começamos uma parceria com um grupo de jovens oriundos de diversos países de cultura muçulmana e Oriente Médio que viviam na periferia da França, que resultou um grande Festival dentro da comunidade de Jardim Catarina em São Gonçalo, Estado do Rio. De lá para cá, o projeto foi crescendo muito em matéria de filmes e discussões”, conta Luís Carlos Nascimento, Diretor Geral do Festival.


O EVENTO:

- Competitiva de curtas:

Durante três dias de exibição, serão apresentados 12 curtas de ficção e documentários produzidos por jovem, que serão avaliados por meio de júri popular. O festival recebeu curtas de todo pais e América latina, graças às parcerias com Universidades de Cinema da Bolívia, Chile e Argentina.


- Mostra Rumos:

A Mostra Rumos tem o objetivo de divulgar longas-metragens de novos realizadores. Apresentar um novo olhar sobre o cinema nacional e internacional, com filmes que foram destaque durante o último ano. Entre os filmes exibidos na Mostra estão: 7 Caixas (Paraguai), do diretor Juan Carlos Maneglia; o longa brasileiro "O Resgate do Pavão Misterioso", inspirado na literatura de cordel; Tanta Água, produção uruguaia aclamada no Festival de Cinema de Berlim; e Sob Luz e Sombras, documentário brasileiro com direção de Julio C. Siqueira.


FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Luís Carlos Nascimento

Coordenação Executiva: Mírian Machado

Coordenação Conteúdo: Mércia Britto

Coordenação de Produção: Rafaela Baia

Assistente de Produção: Mariana Braga

Produção de Oficinas: Thalyta Souza

Produção Mapeamento Audiovisual: Marcus Tavares

Coordenação Games: Antoanne Pontes

Produção Competitiva: Maria Isabel Rodriguez

Comunicação: Luciana Rocha

Curadoria Competitiva CineMundo: Luis Carlos Nascimento, Mercia Britto E Mírian Machado

Curadoria Mostra Rumos: Luis Carlos Nascimento

Design gráfico: Lauro Morettes

Mídias sociais: Julia Mathias


SERVIÇO

VI Festival CineMundo

De 16 a 23 de agosto de 2014

Local: Caixa Cultural - Rua Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro.

Ingresso Mostra Rumos: R$ 4,00 / Meia: R$ 2,00

Competitiva de Curtas: Grátis


PROGRAMAÇÃO

- Dia 19/08 - terça-feira

Mostra Rumos – filme: O Resgate do Pavão Misterioso (pré-estreia)



Horário: 18h

Direção: Silvio Toledo

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 120min

Sinopse: "O Resgate do Pavão Misterioso" é um filme de longa-metragem inspirado na literatura de cordel e realizado por artistas e técnicos paraibanos.


- Dia 20/08 - quarta-feira

Competitiva de Curtas

Horário: 18h

Duração: 45 min

Mostra Rumos – filme: Tanta Agua



Horário: 19h

Direção: Ana Guevara Pose e Leticia Jorge Romero

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 102min

Sinopse: Nas férias de verão, Alberto planeja uma viagem com seus dois filhos, com os quais não convive desde que se separou da mãe deles. Mas, ao chegar no local escolhido, um parque termal, chove sem parar e eles têm de encontrar outras formas de diversão.


- Dia 21/08 – quinta-feira

Competitiva de Curtas

Horário: 18h

Duração: 45 min

Mostra Rumos – filme: Sob Luz e Sombras

Horário: 18h

Direção: Julio C. Siqueira

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 71min

Sinopse: “Sob Luz e Sombras” retrata a vida e a obra de J.M. Goes – fotógrafo de setenta e seis anos, que, há mais de duas décadas, dedica-se exclusivamente a fotografar o nu feminino, sempre em P&B e num processo totalmente analógico, mantendo-se na direção contrária à era digital.


- Dia 22/08 – sexta-feira

Competitiva de Curtas

Horário: 18h

Duração: 45 min

Mostra Rumos – filme: 7 Cajas



Horário: 19h

Direção: Carlos Maneglia e Tana Schémbori

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 105min

Sinopse: Víctor, de 17 anos, trabalha como carregador no Mercado Municipal. Ele entende que precisa se mexer para conseguir algum dinheiro e recebe uma proposta incomum: transportar 7 caixas, cujo conteúdo ele desconhece, em troca de uma nota rasgada de 100 dólares.


Fonte: LEAD Comunicação, através de Carina Rebeck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário