domingo, 31 de agosto de 2014

Sala Redenção – Cinema Universitário Apresenta! Os dois capítulos finais de François Truffaut: os filmes de uma vida.

Nos próximos meses a Sala Redenção apresenta os dois capítulos finais do livro Os filmes de minha vida*, de François Truffaut. No mês de setembro a programação finaliza o capítulo intitulado Alguns Outsiders, com a exibição de filmes dos diretores Norman Mac Laren, Federico Fellini, Roberto Rossellini, Orson Welles; exibe também filmes em que os atores Humphrey Bogart James Dean atuaram – já que para o crítico tais atores são a perfeita encarnação da figura outsider. Alguns destes filmes, já exibidos na programação, voltam agora por serem também comentados no capítulo em questão. Em outubro a programação contempla o capítulo intitulado Meus companheiros da Nouvelle Vague, no qual o crítico reúne, como ele mesmo comenta, textos que não são propriamente críticas, mas mais “textos circunstanciais”, escritos para chamar a atenção sobre alguns filmes num momento em que o cinema da nova onda sofria duras críticas. Em tal capítulo, Truffaut realiza, em uma seção intitulada André Bazin e o cinema da crueldade, uma homenagem ao crítico de cinema francês ao comentar fragmentos do texto de Bazin, a respeito de cineastas que têm como ponto em comum um estilo muito particular e uma visão subversiva. Em novembro, mês em que a UFRGS comemora 80 anos, e logo após completarem-se os 30 anos da morte do diretor francês, teremos a Mostra François Truffaut: o homem que amava o cinema. No dia 10 de novembro, contaremos com a presença do estudioso de cinema Antoine de Baecque, que dará conferência sobre o cinema francês dos anos 1960, o movimento nouvelle vague e sobre a filmografia de François Truffaut. (Tânia Cardoso de Cardoso, curadora).

*TRUFFAUT, François. Os filmes de minha vida. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 1979.


O Quê: François Truffaut: os filmes de uma vida

Quando: 01 de setembro a 31 de outubro

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca


Acompanhe! Programação, fichas técnicas e as sinopses.


Alguns Outsiders

Blinkity Blank (Blinkity Blank, Canadá, 1955, 5 min) dir. Norman McLaren
01 de setembro - segunda-feira – 16 horas
10 de setembro - quarta-feira – 16 horas
Blinkity Blank é um filme de quatro minutos, colorido, filmado sem câmara. McLaren desenhou diretamente no negativo certo número de desenhos e figuras abstratas que compõem um ballet erótico por meio do encontro de elementos masculinos e femininos. O som também foi gravado diretamente sobre o filme.
+ curtas de Norman McLaren (sessão aproximadamente de 100 min)

As noites de Cabíria (Le Notti de Cabiria, EUA/Itália, 1957, 117 min) dir. Federico Fellini
01 de setembro - segunda-feira – 19 horas
02 de setembro - terça-feira – 16 horas
Cabíria (Giulietta Masina) é uma jovem romântica e ingênua que se prostitui para sobreviver. Mesmo enfrentando muitas dificuldades, ela demonstra uma confiança impressionante e sonha com o verdadeiro amor enquanto sofre constantes desilusões amorosas.

Oito e meio (8 ½, Itália, 1963, 138 min) dir. Federico Fellini
02 de setembro - terça-feira – 19 horas
03 de setembro - quarta-feira – 16 horas
Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

Alemanha, ano zero (Germania, Anno Zero, Itália, 1948, 72 min) dir. Roberto Rossellini
03 de setembro - quarta-feira – 19 horas
04 de setembro - quinta-feira – 16 horas
Na cidade de Berlim, em ruínas, logo após o final da Segunda Guerra, Edmund, um garoto muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente e os irmãos mais novos.

Roma, cidade aberta (Roma, Città Aperta, Itália, 1945, 97 min) dir. Roberto Rossellini
04 de setembro - quinta-feira – 19 horas
05 de setembro - sexta-feira – 16 horas
O filme retrata a ação da resistência italiana durante a ocupação nazista de Roma ao final da 2ª Guerra.

Europa 51 (Europa ’51, Itália, 1952, 113 min) dir. Roberto Rossellini
05 de setembro - sexta-feira – 19 horas
08 de setembro - segunda-feira – 16 horas
Irene, uma mulher da alta sociedade, leva uma vida cheia de compromissos e mal tem tempo para cuidar do filho, um garoto muito sensível de 12 anos

Francisco, arauto de Deus (Francesco, Giullare di Dio, Itália, 1950, 83 min) dir. Roberto Rossellini
08 de setembro – segunda-feira – 19 horas
09 de setembro - terça-feira – 16 horas
O filme dramatiza uma série de doze vinhetas em que são narradas as proezas de São Francisco de Assis e seus primeiros seguidores, em seu percurso por várias cidades italianas a fim de pregar e praticar aquilo que consideram a suprema felicidade.

De crápula a herói (Il Generale Della Rovere, Itália, 1959, 126 min) dir. Roberto Rossellini
09 de setembro – terça-feira – 19 horas
11 de setembro - quinta-feira – 16 horas
Durante a Segunda Guerra, o impostor Emanuele Bertone, fingindo ser um coronel do exército italiano, explora seus compatriotas, prometendo interceder por seus familiares que foram presos pelos alemães.

Viagem à Itália (Viaggio in Italia, Itália, 1953, 80 min) dir. Roberto Rossellini


11 de setembro - quinta-feira – 19 horas
12 de setembro - sexta-feira – 16 horas
Um casal viaja à Itália para vender uma vila que herdaram perto de Nápoles. Quando saem do ambiente londrino e se encontram numa paisagem amena, os dois experimentam sentimentos esquecidos, como ciúmes e ressentimentos.

Stromboli (Stromboli, Itália, 1950, 102 min) dir. Roberto Rossellini
12 de setembro – sexta-feira – 19 horas
15 de setembro - segunda-feira – 16 horas
Na Itália, após o fim da 2ª Guerra Mundial, Karen (Ingrid Bergman), uma lituana, casa-se com um pescador, Antonio (Mario Vitale), para deixar de viver em Farfa, um campo de concentração.

Cidadão Kane (Citizen Kane, EUA, 1941, 119 min) dir. Orson Welles
15 de setembro – segunda-feira – 19 horas
16 de setembro – terça-feira – 16 horas
A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação.

A marca da maldade (Touch of evil, EUA, 1958, 95 min) dir. Orson Welles
16 de setembro – terça-feira – 19 horas
Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas, um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan, um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.

O estranho (The stranger, EUA, 1946, 95 min) dir. Orson Welles
17 de setembro - quarta-feira – 16 horas
Charles Rankin (Welles) aparenta viver a vida perfeita. Ele tem uma bela e nova esposa (Loretta Young), um respeitável cargo em uma faculdade proeminente e uma charmosa casa na idílica cidade de Connecticut. Sua esposa começa a revelar-se, no entanto, com a chegada do Detetive Wilson (Edward G. Robinson), da Comissão de Crimes de Guerra.

A condessa descalça (The Barefoot Contessa, EUA, 1954, 130 min) dir. Joseph L. Mankiewicz
18 de setembro - quinta-feira – 16 horas
Com extraordinária beleza, talento e graça, a dançarina espanhola Maria Vargas (Ava Gardner) nasceu para se tornar uma estrela. Ajudada pelo diretor de cinema americano Harry Dawes (Humphrey Bogart), ela alcança grande sucesso e fortuna na terra de sonhos de Hollywood.

A trágica farsa (The Harder They Fall, EUA, 1956, 108 min) dir. Mark Robson
18 de setembro – quinta-feira – 19 horas
19 de setembro - sexta-feira – 16 horas
Humphrey Bogart é Eddie Willis, um jornalista de esportes que une forças com o corrupto promotor de boxe Benko (Rod Steiger). Juntos, eles planejam enganar Toro Moreno (Mike Lane), um tolo gigante de mais de dois metros de altura, e o público fazendo todos crerem que Moreno tem uma oportunidade de ganhar o título mundial de boxe.

A Floresta Petrificada (The petrified forest, EUA, 1936, 82 min) dir. Archie L. Mayo


19 de setembro - sexta-feira – 19 horas
22 de setembro – segunda-feira – 16 horas
Nos anos 30, na paisagem desolada do nordeste do Arizona, na região conhecida como Floresta Petrificada, o jovem viajante caronista Alan Squier para jantar. No lugar ele conhece a garçonete romântica Gaby, que logo se interessa por ele.

Seu último refúgio (High Sierra, EUA, 1941, 100 min) dir. Raoul Walsh
22 de setembro - segunda-feira – 19 horas
23 de setembro - terça-feira – 16 horas
Big Mac (Donald MacBride), um chefão do crime, quer que Earle (Humphrey Bogart) comande um roubo num hotel luxuoso em uma estância de férias na Califórnia. Mas Earle está preso há oito anos por assalto a banco, e no entanto, é solto por um indulto concedido pelo governador, através da influência de Big Mac.

O falcão maltês (The maltese falcon, EUA, 1941, 100 min) dir. John Huston
23 de setembro - terça-feira – 19 horas
Uma galeria de pessoas desonestas está envolvida na busca a uma joia incrustada num falcão. O detetive Sam Spade (Humphrey Bogart) quer descobrir porque e quem pegará a peça.

À beira do abismo (The big sleep, EUA, 1946, 114 min) dir. Howard Hawks


25 de setembro - quinta-feira – 16 horas
Los Angeles, anos 40. O detetive particular Philip Marlowe é contratado para ficar de olho na filha caçula de um general, mas acaba se envolvendo em uma complexa teia de assassinatos, chantagem e traição.

Uma Aventura na Martinica (To Have And Have Not, EUA, 1944, 100 min) dir. Howard Hawks
25 de setembro – quinta-feira – 19 horas
26 de setembro - sexta-feira – 16 horas
O capitão de um pequeno barco (Humphrey Bogart) enfrenta várias complicações após ajudar um fugitivo da Resistência Francesa a fugir dos nazistas, em plena Segunda Guerra Mundial.

A nave da revolta (The Caine Mutiny, EUA, 1954, 124 min) dir. Edward Dmytryk
26 de setembro – sexta-feira – 19 horas
Durante a Segunda Guerra, o capitão de um navio insignificante chamado Pacific Fleet começa a mostrar instabilidade mental, o que coloca sua tripulação em risco.

Vidas amargas (East of Eden, EUA, 1955, 115 min) dir. Elia Kazan
29 de setembro - segunda-feira – 16 horas
Jovem rebelde disputa com o irmão as atenções do pai, que não esconde a preferência pelo outro filho. História baseada no romance de John Steinbeck.

Assim caminha a humanidade (Giant, EUA, 1956, 201 min) dir. George Stevens
29 de setembro - segunda-feira – 19 horas
30 de setembro - terça-feira – 19 horas
Filme épico que conta a vida de três gerações de famílias Texanas. Seus conflitos amorosos, disputas econômicas, preconceitos raciais, tudo entre a corrida pelo óleo negro é retratado de maneira única no cinema.

Juventude transviada (Rebel without a cause, EUA, 1955, 111 min) dir. Nicholas Ray
30 de setembro - terça-feira – 16 horas
Jim Stark (James Dean) é um bom rapaz, mas acabou tomando rumo errado na vida sem motivo aparente.


PROGRAMAÇÃO OUTUBRO

Meus companheiros de Nouvelle Vague

Noite e neblina (Nuit et brouillard, França, 1955, 32 min) dir. Alan Resnais
01 de outubro – quarta-feira – 16 horas
14 de outubro – terça-feira – 19 horas
Realizado em 1955, a partir de um convite feito ao cineasta pelo Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme tinha como objetivo comemorar o segundo aniversário da liberação dos campos de concentração.

A religiosa (La religieuse, França, 1966, 135 min) dir. Jacques Rivette


No século XIII, Suzanne, uma jovem francesa, é forçada pelos pais a entrar para um convento e tornar-se freira. Durante este período, convive com três madres superioras. Adaptação da obra do iluminista Denis Diderot.

Após a sessão do dia 01 de outubro, Milton do Prado, professor e coordenador do curso de Realização Audiovisual da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), montador, sócio da produtora Rainer Cine, comentará sobre Jacques Rivette.

01 de outubro – quarta-feira – 19 horas
02 de outubro – quinta-feira – 16 horas
10 de outubro – sexta-feira – 19 horas

E Deus criou a mulher (Et Dieu...Créa la Femme, França, 1956, 92 min) dir. Roger Vadim
02 de outubro – quinta-feira – 19 horas
03 de outubro - sexta-feira – 16 horas
13 de outubro – segunda-feira – 16 horas
Década de 50, Saint Tropez. Juliete Christiane Hardy (Brigitte Bardot) é uma jovem orfã com um comportamento bem liberal, que é marginalizada pela sociedade local.

Nas garras do vício (Le Beau Serge, França, 1958, 94 min) dir. Claude Chabrol
03 de outubro- sexta-feira – 19 horas
06 de outubro - segunda-feira – 16 horas
François (Jean-Claude Brialy) retorna à sua cidade após um período de 12 anos. Lá passara toda sua infância, e percebe que não ocorreram muitas mudanças. Ele reencontra seu amigo Serge (Gérard Blain), que está com problemas no casamento em decorrência do vício pela bebida.

Os amantes (Les amants, França, 1958, 90 min) dir. Louis Malle
06 de outubro - segunda-feira – 19 horas
07 de outubro - terça-feira – 16 horas
Jeanne Moreau faz o papel de uma esposa do interior, obcecada por moda e cuja vida é bruscamente transformada por um homem jovem avesso à hipocrisia.

Charlotte e Véronique, ou Todos os rapazes se chamam Patrick (Charlotte et Véronique, ou Tousles garçons s’appelent Patrick, França, 1959, 21 min) dir. Jean-Luc Godard


Veronique e Charlotte são duas amigas estudantes que conhecem o mesmo homem em momentos diferentes.

+

Viver a vida (Vivre sa vie: Film em douze tableaux, França, 1962, 83 min) dir. Jean-Luc Godard
Filme dividido em 12 quadros, com episódios desconexos. A jovem Nana (Anna Karina) abandona marido e filho para buscar uma carreira como atriz. Durante um período ela tenta ganhar dinheiro vendendo discos em uma loja, mas como não consegue o suficiente para sua sobrevivência, acaba recorrendo à prostituição. Após se apaixonar outra vez, Nana começa a repensar sua vida.

07 de outubro - terça-feira – 19 horas
08 de outubro - quarta-feira – 16 horas

Trinta anos esta noite (Le feu follet, França, 1963, 110 min) dir. Louis Malle


08 de outubro – quarta-feira – 19 horas
09 de outubro - quinta-feira – 16 horas
Alain acaba de sair de um hospital, onde fazia um tratamento para desintoxicação alcoólica. Sua amante e amiga de sua ex-mulher - que o abandonou - deseja ajudá-lo. Alain volta a Paris e, através dos bares e dos velhos amigos, começa uma espécie de busca de si mesmo na reconstituição do passado.

Muriel (Muriel ou le Temps d'um Retour, França, 1963, 115 min) dir. Alain Resnais
09 de outubro - quinta-feira – 19 horas
10 de outubro - sexta-feira – 16 horas
14 de outubro – terça-feira – 16 horas
O enredo centra-se nos personagens de uma viúva (Delphine Seyrig) e seu jovem enteado (Jean-Baptiste Thierree), ambos às voltas com difíceis lembranças que lhes perturbam o passado.

André Bazin e o cinema da crueldade

As três noites de Eva (The lady Eve, EUA, 1941, 94 min) dir. Preston Sturges
15 de outubro - quarta-feira – 16 horas
16 de outubro - quinta-feira – 16 horas
Charles Pike, um homem rico de gostos estranhos, no retorno de sua excursão pelo Amazonas conhece uma golpista por quem logo se apaixona.

Nascimento de uma nação (The birth of a nation, EUA, 1924, 187 min) dir. D. W. Griffith
16 de outubro - quinta-feira – 19 horas
17 de outubro - sexta-feira – 16 horas
Um dos mais polêmicos filmes da cinematografia norte-americana, conta a saga de duas famílias, uma do norte e outra do sul em meio à guerra civil. O filme foi baseado na obra literária The Clansman, de Thomas Dixon, e chegou a estrear em Los Angeles com esse título. Um marco do cinema americano, é polêmico até hoje por causa do seu conteúdo racista, coloca a organização segregacionista Ku Klux Klan como a responsável pela restauração da política e do estilo de vida do sul após a derrota na guerra.

Os esquecidos (Los olvidados, México, 1950, 91 min) dir. Luis Buñuel
17 de outubro - sexta-feira – 19 horas
20 de outubro - segunda-feira – 16 horas
Este filme relata a vida marginal de um grupo de meninos nos bairros pobres da cidade do México.

Um cão andaluz (Um chien andalou, França, 16 min) dir. Luis Buñuel
Com roteiro co-escrito por Salvador Dalí, Luis Buñuel estreou como diretor e ator neste curta-metragem, o marco inicial do surrealismo no cinema. À luz da psicanálise, Buñuel e Dalí exploram o inconsciente humano, numa seqüência de cenas oníricas.

+

A idade do ouro (L’Age D’or, França, 1928, 60 min) dir. Luis Buñuel
Luis Buñuel e Salvador Dalí criam imagens surrealistas que visam libertar o homem das amarras impostas pelo moralismo da sociedade e suas instituições. Um sonho polêmico que chegou a ser proibido em diversos países na época de seu lançamento.
20 de outubro - segunda-feira – 19 horas
21 de outubro - terça-feira – 16 horas

Um corpo que cai (Vertigo, EUA, 1958, 129 min) dir. Alfred Hitchcock
21 de outubro - terça-feira – 19 horas
22 de outubro - quarta-feira – 16 horas
Scottie Ferguson (James Stewart) é um detetive aposentado, que sofre de acrofobia (medo de altura). Ele volta à ativa quando Gavin Elster (Tom Helmore), seu amigo de faculdade, o contrata para seguir sua esposa, Madeleine (Kim Novak).

Psicose (Psycho, EUA, 1960, 109 min) dir. Alfred Hitchcock
23 de outubro - quinta-feira – 16 horas
31 de outubro- sexta-feira – 16 horas
Marion Crane rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates, que cuida do lugar.

Marnie, confissões de uma ladra (Marnie, EUA, 1964, 130 min) dir. Alfred Hitchcock
23 de outubro - quinta-feira – 19 horas
24 de outubro - sexta-feira – 16 horas
Marnie Edgar (TippiHedren) é uma mentirosa e ladra que consegue um trabalho como secretária em uma firma.

Sete homens e um destino (The MagnificentSeven, EUA, 1960, 127 min) dir. John Sturges
24 de outubro- sexta-feira – 19 horas
27 de outubro – segunda-feira – 16 horas
Quando um pequeno vilarejo mexicano é aterrorizado pelo temido bandido Calvera (Eli Wallach) e sua gangue sanguinária, apenas sete homens têm a coragem, a ousadia e o poder de fogo para vir em seu socorro.

Os sete samurais (Shichinin no Samurai, Japão, 1954, 160 min) dir. Akira Kurosawa
27 de outubro – segunda-feira – 19 horas
29 de outubro - quarta-feira – 16 horas
Durante o Japão feudal do século XVI, um velho samurai chamado Kambei (TakashiShimura) é contratado para defender uma aldeia indefesa que é constantemente saqueada por bandidos.

A fonte da donzela (Jungfrukällan, Suécia, 1959, 90 min) dir. Ingmar Bergman
29 de outubro - quarta-feira – 19 horas
30 de outubro - quinta-feira – 16 horas
Num país dividido entre o cristianismo e o paganismo, um casal de cristãos fervorosos pede para a filha ir levar velas para a igreja do vilarejo.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural da UFRGS - Coordenação e curadoria da Sala Redenção – Cinema Universitário: Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário