sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Crítica: Uma Aventura Lego, ‏através de Marcelo Castro Moraes.


Fonte: www.google.com.br/imagens


Não tenho que reclamar nada da minha infância, pois eu brinquei bastante com brinquedos famosos da época, como Transformers, Comandos em Ação, Playmobil e Lego. O grande barato de Lego era montar as peças e fazer inúmeras figuras, desde avião, carro e etc. O brinquedo passou das peças de plástico para jogos de vídeo game de grande sucesso e agora num longa-metragem, que para a surpresa de todos, é um verdadeiro show de qualidade.

Dirigido pela dupla Phil Lord e Christopher Miller (Tá Chovendo Hambúrguer), acompanhamos a aventura de Emmet (Chris Pratt) que de um Lego comum, acaba se tornando predestinado a salvar todos os mundos Legos das mãos do tirano Sr Negocio, que deseja que todas as peças do mundo se tornem não removíveis. De cara, percebemos que o filme faz referencia aquela velha historia do cara comum que se torna o grande herói da trama, mas que embora isso esteja pipocando no cinema há décadas, aqui é conduzido de uma forma tão divertida que acabamos nos esquecendo de que isso se tornou bem manjado. Devido há isso, referencia ás cines-séries como Star Wars, Harry Potter, Senhor dos Anéis. Matrix e dentre outros vão surgindo ao longo da trama e rendendo inúmeras piadas certeiras, como quando trocam os nomes de determinados magos conhecidos das franquias cinematográficas.

Mas se tudo isso já estava bom, a coisa melhora ainda mais quando surgem heróis como Batman, Superman, Mulher Maravilha e Lanterna Verde. Se o maior sonho da DC/Warner era reunir seus maiores heróis na tela grande para tentar competir palmo a palmo contra sua concorrente (Marvel), pelo menos aqui o sonho é realizado de uma forma inesperada. Não tem como deixar de rir dos momentos quando Batman dá uma de maioral, ou quando Lanterna Verde surge como verdadeiro chato do grupo. Seria uma critica bem humorada da versão cinematográfica do personagem que foi um fracasso de bilheteria?

Embora o filme se perca um pouco em algumas cenas de ação ininterruptas, o filme se salva nos momentos em que os personagens se encontram em dilemas e que irão precisar tomar suas próprias escolhas. Ápice da obra se encontra na meia hora final, onde é revelada a verdadeira origem de todo aquele universo feito de Lego. Falar mais seria talvez estragar a grande surpresa do filme, mas adianto que essa revelação irá emocionar não só a criança atual, como também o adulto que um dia brincava no meio da sala com essas pecinhas de plástico.

Resumindo, Uma Aventura Lego é pura nostalgia, um presente para a criança de ontem e hoje e uma prova que longas de animação criativas não se vive apenas na casa da Disney/Pixar e DreamWorks.


Trailer

Fonte: www.youtube.com


Fonte: Marcelo Castro Moraes - Crítico Cinematográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário