domingo, 20 de julho de 2014

RECITAL DE CANTO E PIANO NO INTERLÚDIO DA UFRGS.

FELIPE BERTOL E DANIEL VIEIRA



No dia 25 de julho, o Projeto Interlúdio apresenta recital de canto e piano com o tenor Felipe Bertol e o pianista Daniel Vieira, interpretando obras de Fructuoso Viana e Franz Schubert. O recital acontece às 12h30, no Salão de Atos da UFRGS. A entrada é franca.

Felipe Bertol é aluno do curso de Bacharelado em Música com ênfase em Canto Lírico na classe da professora Caroline Abreu e atua como preparador vocal de coros na Extensão do Instituto de Artes da UFRGS. Daniel Vieira é Doutor em Música – Práticas Interpretativas / Piano – pelo Programa de Pós Graduação em Música da UFRGS e desenvolve Pós-Doutorado na UFBA, com supervisão da professora Dra. Diana Santiago. Os dois músicos constituíram o duo com a proposta de interpretar ciclos de canções de câmara, apresentando-se desde então em diversos locais.

Dentre a vasta produção composicional de Schubert, destacam-se as canções – mais de 900 – que se tornaram o meio ideal para a expressão musical do compositor. O ciclo de vinte e quatro canções denominado Winterreise (Viagem de Inverno), compostas a partir de fevereiro de 1827 e publicadas em dois livros de doze canções a partir de textos de Wilhelm Müller, perfazem, segundo o coordenador artístico do Interlúdio, professor Leonardo Winter, “um dos mais pungentes e expressivos monumentos musicais da história da música”. No recital serão apresentadas as doze canções do primeiro livro de Winterreise.

O pianista e compositor brasileiro Fructuoso Vianna (1896-1976), nascido em Itajubá, Minas Gerais, realizou sua formação no Instituto Nacional de Música no Rio de Janeiro, sob orientação de Henrique Oswald. Atuou como professor de piano no Conservatório Mineiro de Música, no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e como regente do Coral Paulistano, ensemble fundado por Mário de Andrade, do qual recebeu grande influência. Fructuoso Vianna notabilizou-se por compor principalmente obras para piano e canto e piano. Dele, Felipe Bertol e Daniel Vieira interpretam as Seis Canções Trovadorescas (1951).


PROJETO INTERLÚDIO | RECITAL DE CANTO E PIANO COM FELIPE BERTOL E DANIEL VIEIRA

Quando: 25 de julho, sexta-feira, às 12h30

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Entrada Franca


Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica e Interlúdio - Departamento de Difusão Cultural, através Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário