sexta-feira, 13 de junho de 2014

Hora Menos, dirigido por Frank Spano, nos Cinemas a partir de hoje, sexta-feira (13).




A ficção Hora Menos (2011), de Frank Spano, coprodução Venezuela/Espanha/Brasil, estreia hoje sexta-feira (13) no Guion Cinemas, em Porto Alegre. O longa-metragem, que tem classificação indicativa de 16 anos, é mais uma coprodução da Panda Filmes que entra no circuito comercial dos cinemas brasileiros.

O filme foi premiado como melhor longa-metragem no 12º FESTIVAL INTERNACIONAL DE LAS PALMAS, e também apresentado no Festival de Moscou, Festivais de Málaga (Espanha), na Mostra Internacional de SP, no Festival do Rio, entre outros, onde teve boa recepção da crítica. O filme marca a estreia na direção de longa de Frank Spano.

Em dezembro de 1999 a Venezuela viveu uma de suas maiores catástrofes naturais, uma chuva torrencial e derramamento de lama que matou centenas de pessoas no estado de Vargas, apenas um dia depois da votação da nova constituição do país. A tragédia acaba unindo duas mulheres de gerações diferentes, Isabel, 49 anos (a atriz venezuelana Rosana Pastor) e Yudeixi, 17 (Erika Santiago, espanhola), que passam a viver como refugiadas nas Ilhas Canárias depois que sua região foi destruída.

Isabel é uma enfermeira que perdeu o filho e o marido. Yudeixi é uma garota menor de idade que teve uma vida difícil e sofre pela morte de seus amigos delinquentes na tragédia. Desconfiadas uma da outra, acabam cooperando para começar uma nova vida. O drama feminino, levado também com humor e leveza pelas protagonistas, tem personagens masculinos como contrapontos, entre eles o ator Luis Fernández. A montagem não é linear, começa com a tragédia da enchente, retomada em diversos flashbacks ao longo do filme.

A obra teve financiamento do CNAC (Centro Nacional Autónomo de Cinematografía) da Venezuela, Canarias Cultura en Red (Espanha) e Programa Ibermedia. Frank Spano, que também assina o roteiro e a produção da obra, iniciou sua carreira como ator, em filmes na Venezuela, Colômbia, Cuba e Espanha, e estudou cinema em Madri. Como cineasta, realizou cinco curtas antes de seu primeiro longa-metragem, considerado pela crítica já uma obra-prima do cinema venezuelano.


ESTREIA HORA MENOS

Hoje Sexta-feira, no Guion Cinemas (Rua Lima e Silva, 776 – Cidade Baixa)

HORÁRIOS
15h – 16h45 – 20h20


FICHA TÉCNICA HORA MENOS

(FICÇÃO | 2011 | VENEZUELA/ESPANHA/BRASIL | 95 MIN | 16 ANOS) 

Direção, Roteiro e Produção: FRANK SPANO

  Fotografia: GABRIEL GUERRA ANTEQUERA 

Direção de Arte: MATIAS TIKAS, LOURDES ROJAS 

Trilha: AQUILES BÁEZ 

Montagem: CAROLINA AULAR 

Maquiagem: MARIELA BARRIOS 

Figurino: PATRÍCIA BUSQUETS 

Elenco: ROSANA PASTOR, ERIKA SANTIAGO, LUIS FERNÁNDEZ 

Distribuição: PANDA FILMES


Trailer



Fonte: Assessoria de Comunicação | Panda Filmes, através de Paola Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário