sábado, 28 de junho de 2014

Exposição “Eu Lago Sou - Mário Lago um homem do século XX” chega a Recife.




O evento que resgata a vida e a obra deste artista atemporal acontece de 02 de julho a 31 de agosto no Centro Cultural dos Correios


Grande parte da vida e da obra de “Mario Lago” será contada em exposição realizada no Centro Cultural Correios em Recife a partir do dia 02 de julho. “Eu Lago Sou - Mário Lago um homem do século XX”, que já passou pelo Rio de Janeiro e Brasília, traz imagens superpostas por frases e versos autobiográficos, cartazes, cenas de novelas e peças teatrais, manuscritos, capas de livros e discos, além de figuras e cenários da boemia carioca, amigos, família, troféus.

Na abertura, marcada para o dia 01 julho, o curador da exposição Mário Lago Filho comandará uma roda de samba com sambistas da cidade. O evento será aberto ao grande público no dia 02 de julho e poderá ser visitada até 31 de agosto, de terça-feira a sexta, das 9h às 18h e sábado, domingos e feriados das 12h às 18h.

Segundo a Coordenadora Geral da Exposição, Mariana Marinho, a concepção da mostra foi executada de modo que o público sinta que está sendo guiado pelo próprio artista. “A sala principal foi concebida como se o próprio Mário Lago estivesse recebendo o público em sua casa”, explica.

O objetivo da exposição é mostrar para as diversas gerações, como o ator, compositor e cidadão carioca Mario Lago influenciou e se deixou influenciar pela sociedade em que viveu – a qual chamava de “moldura do meu quadro”, além de firmar a sua memória como um patrimônio atemporal.

A Mostra nos leva a um passeio cronológico sobre o desenvolvimento do artista e sua interação com os principais fatos do seu tempo, década a década. Assim, é possível se deparar com episódios históricos como a segunda guerra mundial, retratada por caricatura de J Carlos, o Golpe de 64, a Revista Radiolândia, contando a história da inspiração da Música, entre outros.

Quem visitar o evento também poderá ouvir trechos de programas de rádio das décadas de 40 e 50, e ver imagens da novela “Dancing Days” e das séries “O tempo e o Vento” e “Hilda Furacão”.

“Eu Lago Sou - Mário Lago um homem do século XX” conta com o patrocínio dos Correios e apoios do Ministério da Cultura.


Frases de Lago:

‘’Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo. Nem ele me persegue, nem eu fujo dele. Quando deixarmos de ter esperança, é melhor apagar o arco-íris.’’


“Eu era para me chamar Mario de Pádua Jovita Correia do Lago, mas nasci com mais de meio metro e menos de três quilos. Na hora do registro, meu pai pensou: e muito nome pra esse langanho levar pro resto da vida. Esta arriscado a nem vingar... Bota só Mario Lago. E olhe lá!” (AFETIVO)


“Quem quiser cante a sua Lapa
Que eu, cá, vou chorar a minha
Lapa, cachaça zurrapa
Muy decadente rainha.” (BOEMIA)


“Eu era Partido, não era do Partido. Nunca assinei ficha de filiação. Sou marxista comunista autônomo.” (POLÍTICA)


Serviço:

Exposição “Eu Lago Sou - Mário Lago um homem do século XX”

De 02 de julho a 31 de agosto - de terça-feira a sexta, das 9h às 18h e sábado, domingos e feriados das 12h às 18h.

Local: Centro Cultural Correios – Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife 50031-970 – Recife/ PE

Telefone: (81) 3224 5739/ 3424 1935

E-mail: centroculturalcorreiosrecife@correios.com.br

Entrada Franca


Ficha técnica:

Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal e Correios

Curadoria: Mario Lago Filho

Coordenação e Produção Executiva: Mariana Marinho

Design de exposição: Beto Herriot


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Eliz Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário