segunda-feira, 2 de junho de 2014

9ª edição do Festival Internacional de Cinema do RS chega a Porto Alegre.




No mês de junho, a capital gaúcha será protagonista da 9ª edição do Festival Internacional de Cinema do RS, que vai trazer à tona importantes e premiados títulos da cinematografia nacional e internacional. A iniciativa é da produtora Panda Filmes, que organiza a mostra de cinema desde 2004, antes conhecido como Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, quando a realização do evento ficava restrita à estação de verão.

A partir desse ano, o festival apresenta um novo conceito de mostra de cinema, trazendo a oportunidade única aos cinéfilos de apreciar uma seleção de filmes realizada por diretores renomados e que ainda se encontram fora do circuito comercial das salas de exibição, ou que talvez nunca cheguem a ser distribuídos no mercado brasileiro.

De 04 a 11 de Junho, o Festival Internacional de Cinema do RS vai proporcionar ao público um mergulho na sétima arte fora dos circuitos comerciais ditados pela bilheteria e pelo formato dos grandes estúdios. Será um momento de estreias, mostras temáticas e convidados que são referência na arte de fazer cinema. As salas Paulo Amorim e Noberto Lubisco, na Casa de Cultura Mário Quintana, o Cinebancários, e a sala de cinema P.F Gastal, na Usina do Gasômetro, vão compor o circuito exibidor principal da mostra. Além das salas de cinema de Porto Alegre, a Sala Ulysses Geremia, em Caxias do Sul, também será um dos espaços de exibição do evento. Ambientes alternativos, como a Pinacoteca Café e o bar Tutti Giorni, da capital gaúcha, também serão palco para exibição dos títulos do festival.

Com sessões de filmes, em sua maioria, gratuitas ou a preços populares, a 9ª edição do evento tem como objetivo estimular a reflexão sobre a produção do cinema contemporâneo, disponibilizando aos cinéfilos o acesso a obras produzidas para além dos grandes centros de produção cinematográfica. Longas-metragens produzidos na região do Cáucaso, como nos países Geórgia e Azerbaijão, e no país africano Burkina Faso, são parte da Mostra Outro Cinema, que pretende fazer um retrato da sétima arte produzida nessas regiões. As demais mostras temáticas como a Mostra Alain Resnais em 35mm e a Mostra Chris Marker buscam fazer uma retrospectiva das principais obras deixadas por esses importantes diretores. Resnais participou do movimento de renovação do cinema francês, ao lado de diretores como Jean-Luc Godard, Jacques Rivette e Francois Truffaut, e Marker, embora pouco conhecido no Brasil, foi um dos pioneiros do cinema experimental. E a Mostra Christian Petzold pretende apresentar o trabalho de um dos principais diretores alemães da atualidade.

Nesse ano, a Mostra Principal do evento, apresentará longas-metragens latinos, norte-americanos e europeus, entre eles o drama mexicano Heli (2013), dirigido por Amat Escalante, que ganhou, em 2013, os prêmios de melhor filme estrangeiro no Festival Internacional de Munique e no Festival de Lima, e que teve Amat Escalante premiado como melhor diretor no Festival de Cannes; o docudrama Um Episódio na Vida de Um Catador de Ferro-Velho (2013), do bósnio Danis Tanovic, que foi o vencedor do Grande Prêmio do Júri e ganhou o Urso de Prata de Melhor Ator para Nazif Mujic, no Festival de Berlim 2013; e a ficção brasileira Periscópio (2013), dirigida por Kiko Goifman com roteiro em parceria com Jean-Claude Bernardet.

Na sessão de abertura, o festival exibirá o drama brasileiro O Homem das Multidões (2013), dirigido por Marcelo Gomes e Cao Guimarães e livremente inspirado no conto homônimo do escritor norte-americano Edgar Allan Poe. A obra é premiadíssima, tendo ganhado o troféu Redentor de Melhor Direção na mostra Première Brasil do Festival do Rio 2013, o prêmio máximo do Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, na França, e dois troféus (melhor fotografia e prêmio especial do júri) no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México. Após a exibição do longa-metragem, que ainda é inédito no Brasil, o público poderá participar de um debate sobre o filme com a presença do ator Paulo André.

O Homem das Multidões



Sessão de abertura do 9º Festival Internacional de Cinema do RS

Data: 04 de Junho de 2014

Horário: 21h30

Local: Sala Paulo Amorim e Eduardo Hirtz (exibição simultânea) - Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)

Filme: O Homem das Multidões (2013), dirigido por Marcelo Gomes e Cao Guimarães

Sessão comentada após o filme


A entrada é gratuita e aberta ao público, mediante a distribuição prévia de senhas a partir das 18h. Capacidade das salas juntas: 246 lugares.


Para conhecer os filmes que fazem parte da programação da 9ª edição do Festival Internacional de Cinema do RS, acesse o site (www.festinternacionalcinemars.com.br) e a página oficial do evento (facebook.com/festinternacionalcinemars).


Fonte: Assessoria de Imprensa – Panda Filmes, através de Paola Rodrigues e Calvin Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário