terça-feira, 27 de maio de 2014

RECITAL DE PIANO SOLO NO INTERLÚDIO DA UFRGS.


Viviana Martínez


Em sua segunda edição de 2014, o Projeto Interlúdio apresenta recital solo da pianista Viviana Martínez. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, sob orientação de Ney Fialkow, Viviana interpreta obras de Brahms, Chopin e Rachmaninoff em um programa representativo do período romântico na música. O recital acontece no dia 30 de maio, sexta-feira, às 12h30, no Salão de Atos da UFRGS. A entrada é franca.

Segundo Viviana, as Baladas opus 10 que abrem o recital constituem um dos exemplos mais refinados da música lírica para piano composta por Johannes Brahms. A Balada tem sua origem no século 14 e traz como principal característica a conjunção de texto e música. No século 19, o gênero foi redescoberto e utilizado na música instrumental por compositores como Chopin e Brahms. De Frédéric Chopin, a pianista apresenta a Sonata n° 2 em Si Bemol Menor, Op. 35, a mais conhecida das sonatas do compositor polonês, publicada em 1839. Para encerrar o programa, Viviana Martínez escolheu o conjunto de Études-Tableaux opus 39 do pianista, compositor e regente russo, Sergei Vasilievich Rachmaninoff.


Viviana Martínez nasceu em Assunção, Paraguai, e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, sob orientação de Ney Fialkow. Apresentou-se em várias salas em Assunção e no Brasil, e tem atuado como solista ao lado da Orquestra de Câmara de Assunção e da Orquestra de Câmara de Villa Rica. Foi pianista do Elenco de Ópera de la Universidad del Norte, em Assunção, e percussionista da Orquestra Sinfónica Juvenil de Asunción. Deu aulas de piano na Escola de Música Diapasón e no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS. Participou de várias masterclasses com os pianistas Luiz de Moura Castro, René Lecuona, Olga Kiun, Dália Ouizel, Darío Ntaca, Alexandre Dossin, Roberto Bravo, Amy Lin, John Rink, entre outros.


PROJETO INTERLÚDIO | RECITAL DE PIANO SOLO DE VIVIANA MARTÍNEZ

Quando: 30 de maio, sexta-feira, às 12h30

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Entrada Franca

Informações: Lígia Petrucci | 3308.3933| 3308.3034 | ligia@difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Coordenação Projetos Unimúsica e Interlúdio - Departamento de Difusão Cultural, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário