terça-feira, 13 de maio de 2014

Percurso do Artista - Luiz Gonzaga de Mello Gomes.


Luiz Gonzaga Foto de Maciel Goelzer


O Percurso do Artista é um projeto do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS dedicado a realizar exposições a partir produção completa de professores artistas da universidade. O Percurso foi criado em 2009 e desde então produziu quatro mostras na Sala João Fahrion da Reitoria da UFRGS. A exposição de Gonzaga é a quinta edição do projeto que já contou com a participação de Nico Rocha (escultura), Luiz Eduardo Achutti (fotografia), Flavio Gonçalves (fotografia, pintura, gravura), Eduardo Vieira da Cunha (pintura, desenho). No ano de 2013 o Projeto Percurso do Artista recebeu o Prêmio Açorianos de destaque em pintura, para Eduardo Vieira da Cunha e destaque em desenho para Flavio Gonçalves.

A abertura acontecerá Hoje, dia 13 de maio, às 19h, na Sala João Fahrion, (2ª andar da Reitoria da UFRGS, Av. Paulo Gama, 110). Visitação de 14 de maio a 17 de outubro das 10h às 18h.

Este Percurso do Artista abrange um largo período de quase cinquenta anos de produção do artista Luiz Gonzaga de Mello Gomes. Nesta mostra, partilhando o espaço com obras que evidenciam a linguagem plástica pela qual o artista se tornou reconhecido, também são apresentadas peças do início de sua carreira e trabalhos poucas vezes vistos, como é o caso das pinturas, tapeçarias e desenhos.

Ao acompanhar sua trajetória percebe-se o uso de elementos recorrentes, como a suave ondulação de linhas, o domínio do onírico e do emocional com os quais suas obras são impregnadas. Soma-se a esses a sintonia do artista com a alma das florestas e dos rios, pois, em grande parte, é da natureza que extrai a exuberância presente em suas figuras de caráter antropomórfico. Nessas figuras é também marcante o uso da cor que, embora aplicada de maneira plana e sem nuances, atua como parte integrante do volume, ressaltando sua imponência e força monumental.

Gonzaga trabalha silenciosamente, quase recluso em seu ateliê, onde elabora pequenos desenhos que depois de ampliados, transformam-se em moldes servindo como base para construir suas esculturas em resina sintética. É possível apreender nesta mostra, os desejos, convicções e aspirações que impulsionam, mesmo inconscientemente, os gestos do artista no labiríntico processo de criação.

Nascido na cidade de Júlio de Castilhos no RS, em 1940, Luiz Gonzaga de Mello Gomes formou-se no Instituto de Artes da UFRGS, tendo realizado vários estágios de aperfeiçoamento em Madri (Espanha). Iniciou sua vida artística em paralelo à carreira docente, primeiro no Centro de Artes da UFSM e posteriormente lecionando escultura no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes/UFRGS, onde se aposentou como professor titular. Possui obras em museus reconhecidos, destacamos sua participação com uma sala na 21ª Bienal de São Paulo (1991) e a premiação no concurso para o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos, localizado no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.

Blanca Brites Curadora


Abertura: Hoje, 13 de maio

Horário: 19h

Local: Sala João Fahrion, (2ª andar da Reitoria da UFRGS, Av. Paulo Gama, 110)

Visitação: 14 de maio a 17 de outubro das 10h às 18h

Agendamento de grupos: (51) 3308.3034 – www.difusaocultural.ufrgs.br

Informações: (51) 3308.3034 – claudia@difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Departamento de Difusão Cultural, Prorext – UFRGS Lígia Antonela Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário