sexta-feira, 2 de maio de 2014

PARCEIROS DA SALA REDENÇÃO - Sessão Comentada: Terráqueos – Vestígios de uma era digital.


Fonte: www.google.com.br/imagens


Terráqueos – Vestígios de uma era digital (Brasil, 2014, 87 min) dir. Frederico Ruas

9 de maio - sexta-feira – 20h30min

Uma obra audiovisual construída integralmente por material encontrado na internet. Caleidoscópio humano, retrato de uma civilização em que todos são, ao mesmo tempo, produtores e receptores de conteúdo. Os registros que produzimos sobreviverão por muito mais tempo do que nós mesmos. Terráqueos – vestígios de uma era digital é uma oferenda ao futuro, é uma homenagem ao presente que rapidamente se transforma em passado.

Após a exibição do longa-metragem, o realizador Frederico Ruas apresentará o seminário junto a seus convidados Maria Amelia Bulhões (professora do Instituto de Artes da UFRGS) e Marcus Mello (Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC). Frederico Ruas inicia com uma exposição do processo de construção da obra, que foi composta inteiramente por vídeos livres de royalties encontrados na internet. Mediação de Laura Castilhos (professora do Instituto de Artes da UFRGS).

Por videoconferência, diretamente da Inglaterra, Maria Amelia Bulhões fala resumidamente sobre sua atual pesquisa focada em web arte e a relaciona com o filme exibido, refletindo sobre as possibilidades criativas da internet. Marcus Mello faz uma análise crítica do longa, situando-o no momento atual do mundo cinematográfico. Haverá espaço para debate e perguntas do público.


Fonte: Coordenação da Sala Redenção – Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário