domingo, 25 de maio de 2014

Inscrições para II Curtas: “A Hora Do Cinema” - Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema”.




REGULAMENTO

II Curtas: “A Hora Do Cinema”
Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema”

1-OBJETIVO
O II Curtas: “A Hora Do Cinema” - Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema”, que tem curadoria de Antonio Francisco da Silva Junior, e produção da Oie - Marketing Sensorial e Propaganda, tem por objetivo incentivar e promover novos talentos na área cinematográfica e estimular o desenvolvimento e a produção audiovisual de cunho educativo e cultural, aberto a todos os Cineastas, porém dando prioridade aos amadores, possibilitando a criação, reflexão e difusão do cinema brasileiro com a participação da comunidade, roteiristas, cineastas e pesquisadores do audiovisual e da Educação.

2-LOCAL E DATA
O II Curtas: “A Hora Do Cinema” - Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” será realizado no período de 19 a 21 de novembro de 2014, das 13h30min às 16h30min, na Sala Multiuso (85 lugares, ar-condicionado, acesso para deficientes físicos). Rua Sete de Setembro, n° 1028 - Praça da Alfândega - Santander Cultural – Centro, Porto Alegre/RS.

3-PROPOSTA
A proposta do II Curtas: “A Hora Do Cinema” - Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” aos cineastas é a produção de um curta-metragem com no mínimo 10 (dez) minutos e no máximo 15 (quinze) minutos, incluindo os créditos.

4-COORDENAÇÃO DO FESTIVAL
O II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” é coordenado pelos integrantes do Projeto A Hora Do Cinema, quais sejam Antonio Francisco da Silva Junior, Marcos Henrique da Silva, Daiane Pinheiro Janner, Freddy Paz, Marcelo Castro Moraes e Marcelo Rodrigues.

5-TEMA
O tema do II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” será livre, porém o realizador terá que observar os seguintes critérios: qualquer Gênero Ficcional (podendo ser animação) ou Documental com classificação etária de livre à no máximo 12 anos. Não serão aceitas produções que não se enquadrarem nestes critérios.

6-CATEGORIA
Categoria livre, porém priorizando a categoria amadora, ou seja, o II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” irá priorizar os Cineastas brasileiros iniciantes e independentes.

7-FORMATO
O curta-metragem deverá ser apresentado em DVD, no formato AVI ou WMV. É de livre escolha dos seus produtores a técnica do vídeo apresentado.

8-SESSÕES COMPETITIVAS
Entende-se como Sessões Competitivas a exibição dos 12 curtas-metragens selecionados após o período de inscrições. Tais curtas-metragens serão selecionados através da escolha dos integrantes do Site A Hora Do Cinema (Antonio Francisco da Silva Junior, Marcos Henrique da Silva, Daiane Pinheiro Janner, Freddy Paz, Marcelo Castro Moraes e Marcelo Rodrigues).
Estarão aptos os curtas-metragens brasileiros com duração de no mínimo 10 (dez) minutos e no máximo 15 (quinze) minutos, incluindo os créditos, qualquer Gênero Ficcional (podendo ser animação) ou Documental com Classificação-etária de livre à no máximo 12 anos.
As Sessões Competitivas ocorrerão nos dias 19 e 20 de novembro de 2014, das 13h30min às 16h30min. A exibição dos 12 filmes selecionados será em conformidade com a grade da Programação do Festival a ser divulgada no dia 10 de novembro de 2014 (data sujeita a prorrogação de 05 dias, conforme exigir a demanda), em nosso Site: www.ahoradocinema.com, em nosso Blog: ahoradocinema1.blogspot.com.br, no Blog: Mais do Mesmo, no Blog: Cinema Cem Anos De Luz e no programa Trilhando da Rádio web Universitária - IPA.

9-EXIGÊNCIAS
Os curtas-metragens brasileiros podem utilizar qualquer formato (celular, dv, mini-dv, película, câmera digital, Hi8, computação gráfica, etc.);
Os filmes/vídeos devem ter sido produzidos entre os anos de 2010 a 2014;
Limite de inscrição de até 02 curtas por produtor/grupo. No caso da inscrição de 02 curtas-metragens do mesmo produtor/grupo, favor enviar dois DVDs com gravação de apenas 01 filme/vídeo em cada um;
Não serão aceitos filmes promocionais, de cunho político-partidário, de caráter ofensivo, preconceituoso, racista, com conteúdo sexual explícito ou que não se enquadrem na classificação etária de até 12 anos.

10-INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 25 de maio a 05 de setembro de 2014.
Para a realização da inscrição você deverá pedir o envio da documentação necessária, através dos E-mails: contato@ahoradocinema.com ou ahoradocinema@live.com. Porém, ATENTE-SE! Para garantir sua vaga no II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” é necessária à entrega em mãos para um dos integrantes do Site A Hora Do Cinema (Antonio Francisco da Silva Junior, Marcos Henrique da Silva, Daiane Pinheiro Janner, Freddy Paz, Marcelo Castro Moraes e Marcelo Rodrigues) ou envio pelo Correio (até às 17h do dia 05 de setembro de 2014 “data de postagem”), dos seguintes materiais:

Curta-Metragem em 02 DVDs (por garantia necessitamos que o Curta-Metragem, seja enviado com uma cópia) contendo o nome do filme na capa e na mídia;
Cópia impressa, preenchida e assinada da Ficha de Inscrição;
Ficha técnica do Curta-Metragem;
02 fotos em alta resolução, do Curta-Metragem;
Currículo resumido do Cineasta;
Termo de cessão e autorização dos direitos autorais da obra, devidamente preenchido com letra de forma e assinado;
Cópia da Carteira de Identidade, do Cineasta do Curta-Metragem;

Optando pelo envio via Correios, o candidato deverá enviar o filme (em DVD) acompanhado da documentação acima solicitada, para o seguinte Endereço:

A Hora Do Cinema, Rua Padre João Batista Réus, n° 50 – Vila Conceição, CEP: 91920-000 - Porto Alegre RS.
A/C de Antonio Francisco da Silva Junior.

11-SELEÇÃO
Todos os filmes inscritos para o II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” serão submetidos a uma seleção, pois ocorrerá somente a exibição de 12 curtas-metragens, entre 19 e 20 de novembro de 2014. Tal escolha terá como critério (além das exigências que já foram dispostas no decorrer deste regulamento), a qualidade artística da obra, para tanto com análise dos coordenadores do Festival.
A divulgação dos selecionados e a programação do II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” será feita no dia 10 de novembro de 2014 (data sujeita a prorrogação de 05 dias, conforme exigir a demanda), em nosso Site: www.ahoradocinema.com, em nosso Blog: ahoradocinema1.blogspot.com.br, no Blog: Mais do Mesmo, no Blog: Cinema Cem Anos De Luz e no programa Trilhando da Rádio web Universitária - IPA.

12-CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO
Os critérios de seleção, através da qualidade artística da obra são os seguintes:

a) Originalidade;
b) Criatividade;
c) Roteiro e narrativa;
d) Qualidade e robustez da proposta;
e) Análise crítica e estética por parte da equipe de avaliadores do Evento.

13-PREMIAÇÃO
A Premiação contemplará nas seguintes Categorias:

a) Melhor Filme;
b) Melhor Roteiro;
c) Melhor Diretor(a);
d) Melhor Ator;
e) Melhor Atriz.

A Premiação destinada aos vencedores em cada categoria se dará, através dos seguintes produtos:

Para todas as Categorias: 01 (um) Troféu confeccionado pelos Artesãos do Couro, 01 (uma) vaga em Curso Cinematográfico da Produtora “Cena UM”, 01 (um) Livro “As Grandes Personagens da História do Cinema Brasileiro nos anos 70’s” da Fraiha Produções e Editora Ltda;
Somente para as Categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Diretor(a): 01 (um) Livro (com DVD) “Cinema Primeiro Filme – Descobrindo; Fazendo; Pensando” da Produtora Prana Filmes.

14-JÚRI POPULAR
Nos dias 19 e 20 de novembro de 2014, das 13h30min às 16h30min, dias das Sessões Competitivas serão escolhidos 10 (dez) representantes do Público Presente em cada dia para a formação do Júri Popular, onde os votantes poderão escolher os curtas-metragens vencedores das 05 (cinco) Categorias (Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Diretor(a), Melhor Ator e Melhor Atriz).
Somente aqueles que assistirem a todos 06 (seis) Curtas-metragens exibidos no dia, estarão aptos a votar. O voto Popular terá peso 01 (um), em cada escolha de Categoria.

15-JÚRI TÉCNICO
O Júri Técnico do II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema”, será composto pelos seguintes profissionais: Diretor de Cinema Luiz Rangel (Gerente da LCR Imagem Produtora), Compositor Daniel Ramalho (Compositor da Trilha Sonora do Filme Norte-Americano “Corpsing”) e o Produtor Jorge Ghiorzi (Gerente da Produtora “Cena UM”).
O voto Técnico terá peso 02 (dois) em cada escolha de Categoria. Ocorrendo empate em alguma Categoria, o voto Técnico passará a ter peso 03 (três).
O Júri Técnico do II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema”, será Presidido pelo Diretor de Cinema Luiz Rangel (Gerente da LCR Imagem Produtora).

16-ENTREGA DA PREMIAÇÃO
A Entrega da Premiação do II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” ocorrerá no dia 21 de novembro de 2014, das 13h30min às 16h30min, com Cerimonial ocorrendo na própria Sala Multiuso (85 lugares, ar-condicionado, acesso para deficientes físicos). Rua Sete de Setembro, n° 1028 - Praça da Alfândega - Santander Cultural – Centro, Porto Alegre/RS.
A Cerimônia de Premiação será aberta ao Público, com Entrada Franca.

17-ACERVO
Os realizadores que inscreverem seus vídeos/filmes no II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” estarão automaticamente cedendo e autorizando os direitos dos mesmos para incorporação e disposição do acervo do Festival, além da exibição e veiculação sem fins comerciais, na íntegra ou parcialmente, bem como o material de divulgação, sem que para isso seja efetuado qualquer pagamento, inclusive de direitos autorais.

18-DISPOSIÇÕES GERAIS
Nenhum material submetido ao II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” será devolvido ao candidato, sob hipótese alguma;
A Comissão do II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” fica autorizada a utilizar os trabalhos selecionados, de forma gratuita e por prazo indeterminado, podendo realizar a distribuição e a exibição da Obra em apreço no Brasil e no exterior, para fins institucionais e educacionais, sem fins lucrativos, inclusive nas próximas edições, a contar da data do recebimento da primeira cópia, de acordo com o contrato de cessão de direitos de distribuição institucional, parte integrante do termo de autorização;
A Comissão do II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” fica autorizada a utilizar os trabalhos selecionados, de forma gratuita, visando à confecção do DVD do Festival, para fins promocionais, ou seja, sem fins lucrativos, inclusive nas próximas edições, porém ocorrendo acerto entre ambas as partes (A Hora Do Cinema e os Responsáveis pelos trabalhos selecionados), tal DVD do Festival poderá ser confeccionado, visando fins comerciais;
É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) o conteúdo do(s) vídeo(s). O participante deverá declarar expressamente possuir todas as necessárias licenças, autorizações e direitos para utilizar toda e qualquer propriedade intelectual de terceiros, estando o II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema”, bem como a Coordenação do Festival, isenta de qualquer responsabilidade;
Os trabalhos inscritos para este Festival poderão ser difundidos por emissoras de TV, caso ocorra acordo entre a organização do Festival, o dono da obra e alguma emissora;
Os casos não previstos neste regulamento serão analisados pela Coordenação do II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema”, cujas decisões são soberanas;
A inscrição de 01 a 02 curtas neste Festival implica na aceitação de todo o regulamento, sem restrições.

II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema”

Produção e Realização: A Hora do Cinema
Apoio: Editora Sextante, Editora Arqueiro, Editora Saída de Emergência: livros para fugir à rotina, Fraiha Produções e Editora Ltda, Blog Mais do Mesmo, Blog Cinema Cem Anos De Luz, programa Trilhando da Rádio web Universitária – IPA, CD: Original Soundtrack from the Motion Picture "CORPSING", MOUC: Mostra Universitária de Curtas e Produtora de Cursos Cinematográficos “Cena UM”
Curadoria: Antonio Francisco da Silva Junior
Produção: Oie - Marketing Sensorial e Propaganda
www.ahoradocinema.com

Porto Alegre:
19, 20 e 21 de novembro de 2014, das 13h30min às 16h30min (quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira)
Sala Multiuso (85 lugares, ar-condicionado, acesso para deficientes físicos). Rua Sete de Setembro, n° 1028 - Praça da Alfândega - Santander Cultural – Centro, Porto Alegre/RS. Telefone: (51) 3287.5718 - Contato: gvieira@prservicos.com.br
www.santandercultural.com.br
Administração Casa de Cinema de Porto Alegre Ltda. www.casacinepoa.com.br

Ingressos
Entrada franca

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Antonio Francisco da Silva Junior - (51) 96316707
ahoradocinema@live.com / contato@ahoradocinema.com

Assessoria de Imprensa
Marcos Henrique da Silva – +55 (51) 9424.7575 | skype: mhs.gs
marcos@ahoradocinema.com

Observação: II Curtas: “A Hora Do Cinema” – Festival de Curtas-Metragens “A Hora Do Cinema” é parte integrante dos eventos comemorativos ao aniversário de 04 anos do Projeto “A Hora Do Cinema”.

Realização
A Hora Do Cinema e Santander Cultural

Apoio
Editora Sextante, Editora Arqueiro, Editora Saída de Emergência: livros para fugir à rotina, Fraiha Produções e Editora Ltda, Blog Mais do Mesmo, Blog Cinema Cem Anos De Luz, programa Trilhando da Rádio web Universitária – IPA, CD: Original Soundtrack from the Motion Picture "CORPSING", MOUC: Mostra Universitária de Curtas e Produtora de Cursos Cinematográficos “Cena UM”

Produção
Oie - Marketing Sensorial e Propaganda

Nenhum comentário:

Postar um comentário