segunda-feira, 28 de abril de 2014

“OS DIAS COM ELE” ESTREIA NA SALA EDUARDO HIRTZ NO DIA 1 DE MAIO.


Fonte: www.google.com.br/imagens


Uma jovem cineasta tenta fazer um filme com seu pai, Carlos Henrique Escobar, intelectual auto-exilado em Portugal e com quem teve uma relação mínima. O resultado é o longa-metragem OS DIAS COM ELE, dirigido por Maria Clara Escobar e grande vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes, onde foi eleito como melhor filme pelo júri oficial e pelo júri jovem, além de melhor opera prima no DocLisboa.

A obra revela as descobertas e frustrações ao acessar a memória de um homem e de uma parte da história que são raramente expostos. Ele – filósofo, dramaturgo, poeta e professor, foi um dos intelectuais mais provocativos dos anos 1960 e 1970, tendo sido preso e torturado. Ela, uma filha em busca de sua identidade.

Carlos Henrique Escobar é autor de mais de 30livros, entre filosofia, poesia e ensaios. Foi o fundador da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, além de professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Autodidata, recebeu o título de Notório Saber concedido pela UFRJ em janeiro de 1986.

OS DIAS COM ELE recebeu menção especial no Festival de Cinema de Murcia (Espanha) e menção honrosa no Festival de Cinema de Havana e na 5ª Semana dos Realizadores. Foi selecionado ainda para o festival DocLisboa.

Segundo o crítico Raul Arthuso, em OS DIAS COM ELE "o fazer cinematográfico é um campo de batalha infernal e doloroso, quase fulleriano, mais do que os próprios cineastas gostariam de admitir."


Ficha Técnica:

Direção (som e fotografia): Maria Clara Escobar

Diretor: Maria Clara Escobar

Edição: Julia Murat e Juliana Rojas

Com: Carlos Henrique Escobar, Ana Sachetti Escobar, Emilio Sachetti e Maria Clara Escobar

Ano de Produção: 2013

País: Brasil

Duração: 107

Classificação Indicativa: Livre (descrição pormenorizada de tortura)

Distribuição: Vitrine Filmes

Trailer

Fonte: www.youtube.com


Sobre a Diretora: Formada na Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro, ganhou aos 15 anos o prêmio de desenvolvimento de roteiro de longa-metragem do MINC. Produziu e dirigiu os curtas Domingo e Passeio de família, selecionados para festivais como de San Sebastian e Santa Maria da Feira. Em 2010 co-roteirizou e foi diretora assistente do longa Histórias que só existem quando são lembradas, de Julia Murat, premiado em mais de 30 festivais nacionais e internacionais, inclusive como melhor roteiro no FIFALE 2012. Em 2013 lançou seu primeiro longa, o documentário Os dias com ele, patrocinado pela Fundação CSN e participante do Berlinale e Bafici Talent Campus, Pitching DocMontevideo (premiado) e The EdinBurgh Pitch. O filme foi premiado na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, pela Crítica, Júri Jovem e Itamararty. Recentemente, foi selecionada para três residências artísticas nos E.U.A.: MacDowell e Millay Colonies e Yaddo, para desenvolvimento de seu próximo longa, Desterro.


Fonte: Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim, através de Mônica Kanitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário