sexta-feira, 18 de abril de 2014

IN-EDIT BRASIL - 6º FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO MUSICAL DIVULGA SELEÇÃO DE TÍTULOS NACIONAIS.

O In-Edit Brasil - 6º Festival Internacional do Documentário Musical anuncia a relação de documentários brasileiros selecionados para a edição de 2014. O festival acontece de 01 a 11 de Maio no MIS-SP, Cinemateca Brasileira, Cine Olido, Matilha Cultural, Centro Cultural de São Paulo (salas Lima Barreto e Paulo Emilio Salles Gomes) e CineSESC, em São Paulo.

No total, 23 documentários nacionais foram selecionados, entre longas, médias e curtas-metragens, inéditos no circuito comercial. Pela primeira vez o In-Edit Brasil contará com um júri oficial para decidir o documentário vencedor que entrará no Circuito In-Edit de Festivais. Até o ano passado a eleição era através do voto popular.


Lista de Filmes - PANORAMA BRASILEIRO

COMPETIÇÃO NACIONAL (5 FILMES)

Cauby – Começaria tudo outra vez
(Nelson Hoineff, Brasil, 2013, DCP/90’)
Hoje, com 80 anos feitos, Cauby Peixoto repassa sua vida e sua obra com sabedoria trazida pela idade e nos convida para um passeio pelas décadas passadas e seus estilos musicais característicos.

A Farra do Circo
(Roberto Berliner e Pedro Bronz, Brasil, 2013, Digital/2013)
Roberto Berliner resgatou todo o material que filmou sobre o Circo Voador, desde a colocação da lona no calçadão do Arpoador até a viagem para a Copa do México em 1986. Liderado por Prefeito Fortuna, o Circo foi plataforma de lançamento para toda uma geração, que veio anos mais tarde escrever seu nome entre os grandes da música brasileira.

Olho Nu


(Joel Pizzini, Brasil, 2013, Digital/101)
Neste ensaio cinematográfico dirigido por Joel Pizzini, Ney Matogrosso se mostra aos 70 anos, muito a vontade frente às câmeras. Aqui, ele revê sua vida pessoal e também sua carreira no sentido mais amplo.

A Linha Fria do Horizonte
(Luciano Coelho, Brasil, 2013, DCP ou Blu-Ray/97’)
Não é de hoje que existe uma forte conexão entre os nossos gaúchos, os uruguaios e os argentinos. O brasileiro Vitor Ramil, os uruguaios Daniel e Jorge Drexler e o argentino Kevin Johansen são alguns dos artistas que, por meio de suas criações, refletem sobre as questões da identidade local permeadas pelo frio, pela carne brasa e pelo mate.

Triunfo


O pernambucano Nelson Triunfo chegou em São Paulo em 1977 e foi um dos impulsores do movimento Black no Brasil. Pioneiro do Break Dance, foi inspiração de milhares de jovens que o viam dançar a se interessar pelo Hip Hop e transformar suas vidas.


MOSTRA BRASIL (6 FILMES)

Aprendendo a Ler Pra Ensinar Meus Camaradas


(João Guerra, Brasil, 2013, DCP ou Blu-Ray, 84’)
Esta é a comovente história de dois músicos angolanos que vêm à Bahia para encontrar o elo perdido de sua ancestralidade, em uma viagem que transcende o musical e revela grandes surpresas.

Mario Lago
(Marco Abujamra e Markão Oliveira, Brasil, 2013, DVD/93’)
Mario Lago, muito antes de fazer novelas na TV, já era um dos maiores compositores de sambas da história da música brasileira. Co-autor de clássicos como "Aurora", "Ai, que saudades da Amélia" e "Atire a primeira pedra, entre tantos outros, Mario circulava na boemia carioca desde anos 1930. Neste filme dirigido por Marco Abujamra, Mario Lago volta para colocar as coisas no lugar.

A Briga do Cachorro com a Onça
(Hidalgo Romero e Alice Villela, Brasil, 2013, Blu-Ray/58’)
"A Briga Do Cachorro Com A Onça" é uma música da cultura popular brasileira, tocada em diferentes versões por bandas de Pífano em todo o país. Este filme traz uma versão cinematográfica da lenda e presta homenagem aos milhões de nordestinos que tiveram que fugir da seca entre os anos 1950 e 1980.

Damas do Samba
Desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação até os dias de hoje. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, intérpretes e operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura.

Democracia em Preto e Branco
(Pedro Asbeg, Brasil, 2014, DCP/90’)
Muitas coisas ocorreram em 1982: foram convocadas eleições diretas para governador, depois de muitos anos, o Rock brasileiro aparecia com força e um grupo de jogadores começava a mudar o cenário do país: a Democracia Corinthiana. Liderado no campo por Sócrates, Casagrande e Vladimir, o clube experimentou uma fase onde a voz de cada um era ouvida por igual, ainda em tempos de ditadura.

Ancora do Marujo
(Victor Nascimento, Brasil, 2014, 72’)
O Bar Âncora do Marujo é o último reduto transformista de Salvador. Lá, todos os anos, acontece o concurso Garota Marujo, que escolhe quem se apresentará regularmente na casa durante os próximos 12 meses. Seu proprietário, Fernando, conta sua história, abre o bar e nos apresenta uma série de personagens, gente em busca de algo que dê um pouco mais de emoção à vida, desde diversão até a aceitação da sua condição sexual ou social.


BRASIL.DOC (5 FILMES)

GRU-PDX
(Daniel Barosa, Brasil, 2013, Blu-Ray/108’)
A cidade norte-americana de Portland se transformou em reduto de músicos e abriga bandas como Portugal The Man, Radation City, Wild Ones, Brainstorms, entre outras. E é para lá que a banda paulista Quarto Negro segue para gravar seu novo álbum, estabelecendo incomuns laços entre São Paulo e Portland.

São Paulo em Hi-FI
(Lufe Steffen, Brasil, 2013, Blu-Ray/100’)
O diretor Lufe Steffen nos convida para um passeio pelos meandros da noite gay paulistana entre o final dos anos 1960 e 1980. Numa época onde tudo tinha que ser feito às escondidas, "São Paulo em Hi-Fi" nos apresenta uma grande lista de casas noturnas, personagens lendários e suas histórias particulares.

Geração Baré-Cola
(Patrick Grosner, Brasil, 2014, Blu-Ray/73’)
Na década de 90, uma nova geração de roqueiros sacudiu o panorama musical tupiniquim Com uma variedade de estilos e sotaques, bandas como Raimundos, Little Quail, DFC, Os Cabelo Duro, Filhos de Menguele, Os Cachorros das Cachorras, Os Alices, Pravda, e Oz são a Geração Baré-Cola que invadiu a cena, sem pedir passagem.

O Rap pelo Rap
(Pedro Henrique Fávero, Brasil, 2014, Blu-Ray, 73’)
Neste documentário, o diretor Pedro Henrique Fávero reuniu 42 personagens - entre MCs, DJs e produtores - para fazer um mapa detalhado do gênero no país. Sem papas na língua, eles falam aqui abertamente sobre os 8 temas propostos pelo filme e procuram entender o Hip Hop no Brasil.

Guitarra Baiana: A Voz do Carnaval
(Daniel Talento, Brasil, 2014, Blu-Ray, 70’)
No início dos anos 1940, a dupla Dodô & Osmar, ambos de Salvador, tiveram a ideia de construir um novo instrumento após uma apresentação do músico Benedito Chaves com seu "violão elétrico". Com um captador acoplado à caixa acústica e ligado a um amplificador, daria grande sonoridade durante o carnaval.
Dodô era técnico em eletrônica e depois de muitos testes, inseriu o captador num corte de madeira maciço para evitar a microfonia. Nascia assim o pau elétrico, que para muitos, viria a ser a primeira guitarra elétrica do mundo.


CURTA UM SOM (6 FILMES)

A Casa de Mario
(Luiz Bargmann, Brasil, 2013, 26’)
Um passeio pela casa e pelos discos de Mario de Andrade no início do século 20.

O Canto da lona
(Thiago B. Mendonça, Brasil, 2013, DCP, 25’)
As músicas que animam os circos do Brasil há muitos anos.

Atenciosamente, Lo Turco
(Debora Guimarães, Brasil, 2013, Blu-Ray, 10’)
Esta é a história de um violino fabricado pelo luthier Lo Turco.

Eu sou insana?


(Jodele Larcher, Brasil, 2014, Blu-Ray, 27’)
Durante a gravação de um especial televisivo, Ângela Ro Ro mostra quem é.

Tonny Cajazeira – O Astro do Maranhão
(Dewis Caldas, Brasil, 2014, Blu-Ray, 19’)
A história de um músico maranhense que acredita cegamente em seu talento.

O Inimigo USA Tour
(Juliano Peleteiro e Juninho Sangiorgio, Brasil, 2013, DVD, 19’)
Uma revisão em Fast Foward a turnê da banda brasileira O Inimigo pelos Estados Unidos.


SESSÃO ESPECIAL

O Diabo Era Mais Embaixo
(Manu Maltez, Brasil, 2014, 46’)
Manu Maltez é bem mais que um baixista. Compositor, ilustrador, designer ele agora estreia na direção cinematográfica. Inspirado pelos contos clássicos do Blues, onde o músico vende sua alma para o diabo para tocar melhor que nunca, "O diabo era mais embaixo" chama a atenção por sua incrível originalidade.
Filme exibido sem áudio, com trilha e intervenções sonoras ao vivo por Manu Maltez (baixo e voz), Anderson Quevedo (sax), Antonio Loureiro (bateria) e Rafa Barreto (guitarra).


SERVIÇO:

In-Edit Brasil - 6º Festival Internacional do Documentário Musical

De 1 a 11 de maio de 2014

Salas: MIS-SP, Cinemateca Brasileira, Cine Olido, Matilha Cultural, Centro Cultural de São Paulo (salas Lima Barreto e Paulo Emilio Salles Gomes) e CineSESC

www.in-edit-brasil.com


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Valéria Blanco e Mariana Polli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário