terça-feira, 1 de abril de 2014

ACOMPANHE! AS FICHAS TÉCNICAS E AS SINOPSES DOS LONGAS-METRAGENS EM COMPETIÇÃO, NA 5ª EDIÇÃO DO FESTIN.




Nesta edição, estarão em competição 10 longas-metragens, oriundos de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. O festival abre em 2 de abril com a estreia em Portugal de Serra Pelada, do cineasta brasileiro Heitor Dhalia. O elenco do filme conta com nomes bem conhecidos como Juliano Cazarré, Matheus Nachtergaele e Wagner Moura.


A memória que me contam [Também na Mostra Democracia e Ditadura]
Brasil, 2012, 100 minutos, Ficção, Realização: Lucia Murat, Com: Irene Ravache, Simone Spoladore, Clarisse Abujamra, Hamilton Vaz Pereira, entre outros.

Sinopse: Um drama irônico sobre utopias derrotadas, terrorismo, comportamento sexual e a construção de um mito. Um grupo de amigos, que resistiram à ditadura militar, e seus filhos vão enfrentar o conflito entre o cotidiano de hoje e o passado quando um deles está morrendo.


Cores
Brasil, 2012, 95 minutos, Ficção, Realização: Francisco Garcia, Com: Acauã Sol, Pedro Di Pietro, Simone Lliescu, Maria Célia Camargo, Guilherme Leme, Tonico Pereira e Graça de Andrade.

Sinopse: Na cidade de São Paulo, três jovens vivem histórias de amor e tristeza na metrópole: Luiz passa o dia entre pequenos empregos que consegue com a sua moto e o trabalho numa drogaria; sua namorada, Luara, mora em frente ao aeroporto e ganha a vida numa loja de peixes ornamentais, enquanto sonha em viajar para o exterior, e Luca é um tatuador que mora com a avó.


Elena [Também na Mostra Democracia e Ditadura]
Brasil, 2012, 82 minutos, Docudrama, Realização: Petra Costa, Com: Elena Andrade, Li An e Petra Costa.

Sinopse: Elena viaja para Nova Iorque com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova Iorque em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra.


Impunidades criminosas
Moçambique, 2013, 74 minutos, Ficção, Realização: Sol de Carvalho, Com: Esperança Naene, Eliot Alex, Breznev Matevo, Paulo Cuambe, Timoteo Maposse, Graca Silva.

Sinopse: Farta de ser vítima de violência doméstica, Sara mata o marido, mas este continua aparecer-lhe nos sonhos e visões. De quem ela também não se livra é da gangue ao qual o marido pertencia e a quem tinha roubado algo que Sara desconhece.


Menos que nada
Brasil, 2012, 105 minutos, Ficção, Realização: Carlos Gerbase, Com: Felipe Kannenberg, Branca Messina, Rosanne Mulholland, Maria Manoella, Carla Cassapo, Roberto Oliveira, entre outros.

Sinopse: Dante está internado num hospital psiquiátrico com diagnóstico de esquizofrenia. Não fala com ninguém, nem recebe visitas, permanecendo indiferente ao mundo. Uma jovem psiquiatra interessa-se pelo caso após ver Dante sofrer uma crise no pátio do hospital. Disposta a desvendar as relações sociais do seu paciente, a médica faz uma série de entrevistas com pessoas que conviviam com ele antes do internamento. Misto de drama psicológico e investigação policial, Menos que nada também é uma reflexão sobre os limites do tratamento das perturbações mentais.


O Destinado
Angola, 2012, 80 minutos, Ficção, Realização: Henrique Narciso, Com: Eduardo Kialanda, Aristide Filipe, Nestor Goubel, Fernando Kinanga, Edmar Bernardo e Edna Lousado.

Sinopse: Quando o passado resolve invadir o presente de um jovem que procura livrar-se das mágoas provocadas pela guerra, só mesmo um grande amor e o verdadeiro patriotismo para fazê-lo manter a paz e a tranquilidade.


O Espinho da Rosa
Guiné-Bissau/Portugal, 2013, 97 minutos, Ficção, Realização: Filipe Henriques, Com: Júlio Mesquita, Ady Baptista, Ricardo Abril, Ângelo Torres, Daniel Martinho, Ciomara Morais, Sónia Neves e Eric Santos.

Sinopse: Após vencer um dos casos de pedofilia mais emblemáticos do país como advogado da acusação, David Lunga não podia estar mais satisfeito com o rumo que a sua carreira está tomando. Porém, não esperava que a resolução desse caso passasse por desvendar os terríveis segredos da bela, mas misteriosa mulher por quem ele irremediavelmente se apaixona. Rosa é o seu nome. Ela cativa-o completamente e eles acabam por ter um envolvimento. Que mistérios ela oculta? Conforme vai ganhando consciência dos macabros fatos, David constata aquilo que menos espera: cometeu o mesmo crime que condenou durante a sua carreira toda. Rosa é menor de idade. Terá agora de provar a sua inocência, limpar o nome e, acima de tudo, a consciência.


Pecado Fatal
Portugal, 2013, 90 minutos, Ficção, Realização: Luís Diogo, Com: Sara Barros Leitão, Miguel Meira e João Guimarães.

Sinopse: Lila, uma mulher de vinte anos, regressa a Paços de Ferreira para tentar descobrir quem são os seus pais e porque é que estes a abandonaram num contêiner de lixo no dia em que nasceu. Aluga um quarto a Nuno, um jovem divorciado. Em pouco tempo, apaixonam-se. Mas ela está longe de imaginar que, na noite em que se conheceram, Nuno cometeu um pecado fatal que pode comprometer para sempre a sua bela história de amor.


“Serra Pelada” ABERTURA - 4ª feira, 2 abr.| 21h30 | Sala Manoel de Oliveira
Brasil, 2013, 100 minutos, Ficção, Realização: Heitor Dhalia, Com: Juliano Cazarré, Julio Andrade, Matheus Nachtergaele, Sophie Charlotte e Wagner Moura.

Sinopse: A maior corrida do ouro da Era Moderna. Em 1980, os amigos Juliano e Joaquim deixam São Paulo em busca do sonho do ouro. Eles chegam à Floresta Amazônica como tantos outros milhares de homens chegaram. Repletos de sonhos e ilusões. Mas a vida no garimpo muda tudo. A obsessão pela riqueza e pelo poder os destrói. Juliano se torna um gangster. Joaquim deixa todos os seus valores para trás. Uma história sobre a febre do ouro, sobre ganância e violência. Sobre uma grande amizade e seu fim.


Vazio Coração
Brasil, 2012, 90 minutos, Ficção, Realização: Alberto Araújo, Com: Murilo Rosa, Othon Bastos, Larissa Maciel, Lima Duarte, Bete Mendes, Patrícia Naves, Oscar Magrini e Lauro Moreira.

Sinopse: Vazio Coração conta a história de Hugo Kari, um cantor brasileiro de renome nacional que resolve fazer uma pausa na sua agenda para se encontrar com o pai, o embaixador Mário Meneses, no Grande Hotel Termas de Araxá, onde a família passava férias no tempo em que Hugo era criança. Ali, naquele cenário bucólico, de boas recordações para ambos, filho e pai tentam colar os cacos de uma relação quebrada por desencontros de sonhos, ideais e uma tragédia que os marcou para sempre. Mas Hugo não imagina o quanto precisará cavar para reabrir o túnel sob essa montanha de sentimentos que os separa. Vazio Coração é uma reflexão sobre os laços de família.


A 5ª Edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, será realizada de 2 a 9 de abril, no Cinema São Jorge. Mais de 70 filmes oriundos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal compõem uma programação diversificada e organizada em nove mostras.


Fonte: FESTin - Assessoria de Imprensa, através de Catarina Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário