quinta-feira, 6 de março de 2014

MÚSICO PERNAMBUCANO SIBA NO VALE DOZE E TRINTA E NO NÚCLEO DA CANÇÃO DA UFRGS.




O músico e compositor pernambucano Siba abre as atividades do projeto Vale Doze e Trinta e do Núcleo da Canção da UFRGS no dia 11 de março, terça-feira.

O show do Vale Doze e Trinta, de recepção aos calouros, acontece às 12h30 na praça central do Campus do Vale e tem a participação de Antonio Loureiro. No mesmo dia, às 19h, na Sala Fahrion, Siba dá início à série de audições comentadas do Núcleo da Canção em encontro que tem mediação de Arthur de Faria.

Depois de dois anos na estrada com o show de seu último CD Avante (2012), Siba começa o ano experimentando, em formato minimalista, músicas de diversos momentos de sua trajetória.

“Ao longo do processo de amadurecimento dos shows do CD Avante, acumulei ideias e novas possibilidades de interpretação de músicas do repertório deste e de meus outros trabalhos. Algumas situações em que não pude levar a banda completa foram me forçando a reunir esse material e, quando me dei conta, tinha construído um jeito novo, mais intimista, de interpretá-lo”, diz Siba.

O show, que muitas vezes se confunde com uma conversa informal sobre processo criativo do artista, é uma espécie de recital elétrico onde a voz e a guitarra de Siba se complementam com a bateria e teclados de Antonio Loureiro.

Nascido na cidade cosmopolita do Recife, em uma família que até hoje mantém sua forte ligação com suas origens rurais, Siba cresceu entre a cidade e o interior, dois mundos que fazem parte de um mesmo todo. Desde seus primeiros contatos com as tradições da Mata Norte, começou uma longa história de aprendizado e colaboração, exercitando ao longo dos anos os fundamentos da poesia ritmada para se tornar um dos principais mestres da nova geração do maracatu e dos cirandeiros.

Ao mesmo tempo, como líder da banda Mestre Ambrósio, desenvolveu um estilo musical inovador e singular, no qual o diálogo entre o tradicional e o contemporâneo, o passado e o presente, a rua e o palco são marcas emblemáticas.

Após viver em São Paulo por sete anos, Siba voltou para Pernambuco em 2002 para começar a Fuloresta, grupo formado por músicos tradicionais de Nazaré da Mata, uma pequena cidade com 30 mil habitantes, distante 65 km de Recife. Seu álbum de estreia, Fuloresta do Samba, foi gravado com uma unidade móvel perto de Nazaré, e lançado em 2003, seguido de apresentações em todo o Brasil.

O grupo também fez oito turnês europeias entre 2004 e 2011 desenvolvendo com o tempo sua habilidade de adaptar uma música que dura a noite inteira para o formato mais conciso dos palcos. Segundo Siba: “Nunca entendemos nosso passado ou nossas tradições como uma gaiola. Pelo contrário, nossa tradição nos oferece um vasto vocabulário, e nós nos esforçamos para usá-lo todo dia e a noite toda. É impossível reproduzir a maneira como envolvemos toda a comunidade na poesia e nas danças durante a noite toda, mas na hora ou nos 90 minutos que os festivais oferecem temos uma grande oportunidade de mostrar nosso impacto musical”.

Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar (Ambulante Discos) foi o segundo lançamento de Siba e da Fuloresta: letras diretas de uma poesia intensa, cirandas, cocos-de-roda e frevos misturados com dubs, guitarras e pianos elétricos e uma orquestra de sopros executando arranjos inovadores, junto a convidados muito especiais, como Céu, Beto Villares, Marcelo Pretto, Fernando Catatau, Arthur de Faria, Isaar França e o cirandeiro Zé Galdino. Um álbum com um inesperado tom cosmopolita, que extrapola e questiona as barreiras entre cultura popular e música pop, poesia oral e literatura e o já desgastado contraste entre tradição e modernidade. Este álbum foi indicado ao Grammy Latino e recebeu prêmio de melhor álbum do prêmio da música brasileira.


SIBA E ANTONIO LOUREIRO – SHOW VALE DOZE E TRINTA DE RECEPÇAO AOS CALOUROS

Data: 11 de março – terça-feira – 12h30min

Local: Praça Central do Campus do Vale / UFRGS (Bento Gonçalves, 9500)

Ingresso: Entrada Franca


SIBA – AUDIÇÃO COMENTADA COM MEDIAÇÃO DE ARTHUR DE FARIA – NÚCLEO DA CANÇÃO DA UFRGS

Data: 11 de março – terça-feira – 19h

Local: Sala Fahrion (2º andar da Reitoria da UFRGS – Av. Paulo Gama 110)

Ingresso: Entrada Franca

Informações: (51) 3308.3034 | 33083933 | difusaocultural@ufrgs.br www.difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Departamento de Difusão Cultural - Prorext – UFRGS, através de Lígia Petrucci.


Aviso! A Hora Do Cinema.

Nossas Promoções (Sorteios) recomeçam no dia 12 de março, não fique de fora! Esteja apto para ser nosso próximo sorteado!


www.ahoradocinema.com
ahoradocinema1.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário