segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

'Gravidade' e '12 anos de escravidão' dividem prêmio de produtores.


David Heyman (à esq.) e Alfonso Cuáron (terceiro, a partir da dir.), produtores de 'Gravidade', e Anthony Katagas (segundo a partir da esq.), Jeremy Kleiner, Dede Gardner, Steve McQueen e Brad Pitt, produtores de '12 anos de escravidão' (Foto: Jordan Strauss/Invision for Producers Guild/AP Images)


Pela primeira vez na história, houve empate no evento do sindicato. Nos últimos seis anos, ganhador do PGA Awards também levou o Oscar.


Considerado um dos principais termômetros do Oscar, o prêmio do Sindicato de Produtores dos Estados Unidos (PGA na sigla original) registrou, neste domingo (19), o primeiro empate de sua história. Na categoria melhor filme, a principal da noite, os eleitos foram "Gravidade" e "12 anos de escravidão". A cerimônia do 25° PGA Awards aconteceu em Beverly Hills, nos Estados Unidos.

Há seis anos, o vencedor do PGA é o mesmo do Oscar e antecipa o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Holywood, que neste ano está marcado para 2 de março. Em 2007, ganhou "Onde os fracos não têm vez"; em 2008, "Quem quer ser um milionário?"; em 2009, "Guerra ao terror"; em 2010, "O discurso do rei"; em 2011, "O artista"; e em 2012, "Argo".

"Gravidade", do mexicano Alfonso Cuáron, e "12 anos de escravidão", de Steve McQueen, são considerados favoritos ao Oscar. Estrelado por George Clooney e Sandra Bullock, o primeiro concorre a dez estatuetas. O segundo, a nove. Outros destaques são "Trapaça" (dez indicações), "Capitão Phillips", "Clube de compras Dallas" e "'Nebraska" (seis cada).

O PGA Awards também conta com prêmios relacionados à TV. Dentre as séries dramáticas, levou "Breaking bad". Dentre as cômicas, "Modern family". O telefilme "Behind the candelabra" (Minha vida com Liberace) também foi lembrado.

Veja a lista de ganhadores:

— Cinema


Melhor filme
"12 anos de escravidão"
"Gravidade"


Melhor documentário
"We steal secrets: The story of Wikileaks"


Melhor animação
"Frozen"


— TV


Melhor série dramática
"Breaking bad"


Melhor série cômica
"Modern family"


Melhor minissérie ou telefilme
"Behind the candelabra"


Melhor programa de não ficção
"30 for 30"


Melhor programa de competição
"The Voice"


Melhor entretenimento ao vivo ou talk show
"The Colbert Report"


Melhor programa de esporte
"SportsCenter"


Melhor programa infantil
"Vila Sésamo"


Melhor série digital
"Wired: What’s inside"


Fonte: www.g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário