sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PROGRAMAÇÃO: Da Mostra Panorama BR»FR do FILMCUP BRASIL & FRANÇA.

Cine Olido:

SEXTA I 29.11

15h Mutum
17h O Céu de Suely
19h Histórias Que Só Existem Quando Lembradas

SÁBADO I 30.11

15h Quase Dois Irmãos
17h Tabu
19h Era Uma Vez, Eu, Verônica

DOMINGO I 01.12

15h Diários de Motocicleta
17h Tabu


Sala Itaú Cultural:

SEXTA I 29.11

20h Tabu

SÁBADO I 30.11

18h15 O Céu de Suely
20h Mutum

DOMINGO I 01.12

15h Quase Dois Irmãos
17h Histórias Que Só Existem Quando Lembradas
19h Diários de Motocicleta


» FILMES E SINOPSES

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA


[CINE OLIDO, 01/12, 15H; ITAÚ CULTURAL, 01/12, 19H]
Walter Salles. Argentina, Brasil, Chile, Reino Unido, Peru, Estados Unidos, Alemanha, França e Cuba, 130min, 2004. Blu-ray
Sinopse: Adaptação para os cinemas do diário de Che Guevara, antes de se tornar líder revolucionário, em viagem de moto pela América pouco depois de formar-se em Medicina e que terminou por mudar os rumos de sua vida.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=Ygn1lNk_oTg


ERA UMA VEZ, EU, VERÔNICA


[CINE OLIDO, 30/11, 19H]
Marcelo Gomes. Brasil/França, 90min, 2012. 35mm
Sinopse: Recife. Verônica tem 24 anos e vive uma fase de transição. Ela mora com o pai, José Maria, e acabou de se formar em Medicina. Sem tempo para a agitada vida que tinha quando era estudante, ela agora se dedica ao início da vida profissional em um ambulatório de hospital público. As condições são precárias e o cotidiano muito cansativo, não apenas pelo trabalho em si, mas também por ouvir os problemas de dezenas de pacientes todo dia. Uma noite, ao voltar para casa, ela resolve usar o gravador para falar de seus próprios problemas.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=nNDfit1Vhh8


HISTÓRIAS QUE SÓ EXISTEM QUANDO LEMBRADAS
[CINE OLIDO, 29/11, 19H; ITAÚ CULTURAL, 01/12, 17H]
Julia Murat. Brasil/Argentina/França, 98min, 2011. 35mm
Sinopse: Como todos os dias, Madalena faz pão para o armazém do Antônio. Como todos os dias ela atravessa o trilho, onde o trem já não passa há anos, limpa o portão do cemitério trancado, ouve o sermão do padre, e almoça junto com os outros velhos habitantes da cidade. Vivendo da memória do marido morto, Madalena é acordada por Rita, uma jovem fotógrafa que chega na cidade fantasma de Jotuomba, onde o tempo parece ter parado.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=qwXF2YoJ1Ns


MUTUM
[CINE OLIDO, 29/11, 15H; ITAÚ CULTURAL, 30/11, 20H]
Sandra Kogut Brasil/França, 95min, 2007. BetaCam (Itaú Cultural) e DVD (Cine Olido)
Sinopse: Mutum quer dizer mudo. É uma ave negra que só canta à noite. E Mutum também é o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através de seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá que aprender a deixá-lo.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=fnUDajTZTlg


O CÉU DE SUELY


[CINE OLIDO, 29/11, 17H; ITAÚ CULTURAL, 30/11, 18H15]
Karim Aïnouz. Brasil/França/Alemanha, 88min, 2006. 35mm
Sinopse: Dois anos atrás, Hermila partiu. A experiência em São Paulo foi boa, mas a cidade era cara demais. Agora ela está de volta a Iguatu, no sertão cearense. A casa da avó, Zezita, e da tia, Maria, é acolhedora e confortável. Mas não demora muito e Hermila se dá conta de que precisa ir embora dali outra vez. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, ela adota o nome de Suely e inventa um plano audacioso para levantar dinheiro e conseguir viajar.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=oowIQS5_HiU


QUASE DOIS IRMÃOS


[CINE OLIDO, 30/11, 15H; ITAÚ CULTURAL, 01/12, 15H]
Lucia Murat. Brasil/Chile/França, 102min, 2004. Blu-ray
Sinopse: Nos anos 70, quando o país vivia sob a ditadura militar, muitos presos políticos foram levados para a Penitenciária da Ilha Grande, na costa do Rio de Janeiro. Da mesma forma como os políticos, assaltantes de bancos também estavam submetidos à Lei de Segurança Nacional. Ambos cumpriam pena na mesma galeria. O encontro entre esses dois mundos é parte importante da história da violência que o País enfrenta hoje. "Quase Dois Irmãos" mostra como essa relação se desenvolveu e o conflito estabelecido entre eles. Entre o conflito e o aprendizado, nasceu o Comando Vermelho, que mais tarde passou a dominar o tráfico de drogas. Através de dois personagens, Miguel, um jovem intelectual de classe média preso político na Ilha Grande, e hoje deputado federal, e Jorge, filho de um sambista que de pequenos assaltos se transformou num dos líderes do Comando Vermelho, o filme tem como pano de fundo a história política do Brasil nos últimos 50 anos, contada também através da música popular, o ponto de ligação entre esses dois mundos. Hoje, começa um novo ciclo: Miguel tem uma filha adolescente, que fascinada pelas favelas e pela transgressão, se envolve com um jovem traficante.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=0mYVCbFKQ24


TABU


[ITAÚ CULTURAL, 29/11, 20H; CINE OLIDO, 30/11, 17H; CINE OLIDO, 01/12, 17H]
Miguel Gomes. Portugal/ Brasil/ Alemanha/França, 118 min, 2012. Blu-ray
Sinopse: Aurora é uma idosa temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana, e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando Aurora morre, as outras duas passam a conhecer um oculto episódio do seu passado: uma história de amor e crime vivida numa África de filme de aventuras, que conta também à história do início do fim do império de Portugal no continente africano.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=HoelUhjVXas


PROGRAMAÇÃO FILMCUP BRASIL & FRANÇA 2013 - DEBATES E PALESTRAS: www.filmcup.net


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Valéria Blanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário