terça-feira, 29 de outubro de 2013

Governo do RS promove mostra CINEMA E PAZ.

A Cinemateca Paulo Amorim recebe, entre os dias 29 e 31 de outubro, a primeira parte da mostra CINEMA E PAZ, que vai trazer a Porto Alegre cineastas de Israel e da Palestina. A programação é uma iniciativa do Governo do Estado do RS e tem como objetivo estimular o diálogo pela construção da harmonia entre as comunidades palestina e israelense. O conjunto de atividades é apresentado pela Secretaria da Cultura do RS (Sedac) e Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri).

O destaque destes primeiros dias de programação será a presença do cineasta israelense Amos Gitai, reconhecido por pregar a coexistência pacífica entre árabes e judeus em seus filmes. Ele vai protagonizar três encontros com diferentes públicos, incluindo estudantes e intelectuais gaúchos. Além disso, a Cinemateca Paulo Amorim vai exibir filmes indicados pelo próprio Gitai e que falam sobre tolerância, respeito e solidariedade entre os povos do Oriente Médio.

De 6 a 10 de novembro, a segunda fase da mostra será em torno de filmes palestinos e vai contar com a presença do cineasta Kamal Aljafari, diretor da Escola de Cinema e Televisão da Alemanha, e premiado no Festival de Cinema de Toronto com o filme “The Roof”(2006).

O projeto da mostra CINEMA E PAZ começou a ser construído em 2012, durante a realização do Fórum Palestina Livre, em Porto Alegre. Na ocasião, o governador Tarso Genro reforçou o apreço às comunidades israelense e palestina, que convivem em harmonia no Rio Grande do Sul, e manifestou a colaboração permanente no debate para promover a paz negociada e justa na região, com a cessação completa das hostilidades.

"Com essa mostra, o Rio Grande do Sul materializa a presença crescente do Brasil no Oriente Médio, o que pode contribuir não só no avanço dos esforços pela paz, mas também para o comércio e intercâmbio", ressalta Tarson Nuñez, coordenador da Acri. O diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS), Luiz Alberto Cassol, destaca que é fundamental, para a Cinemateca Paulo Amorim, receber e estar junto da produção da Mostra CINEMA E PAZ. “A presença do cineasta Amos Gitai é orgulho para todos que fizeram a história da Cinemateca e que sempre acreditaram no cinema e na arte como um elemento fundamental da paz!", acrescenta.


Programação da primeira fase da Mostra Cinema e Paz:

29/10 - Terça-feira

19h - Coquetel de abertura
20h - Sessão comentada de O DIA DO PERDÃO (Kippur, 2000, 123min), de Amos Gitai.

Local: Sala Paulo Amorim – entrada franca


30/10 - Quarta-feira

14h30 – KADOSH – LAÇOS SAGRADOS (Kadosh, 2000, 100min), de Amos Gitai.

Local: Sala Paulo Amorim – entrada franca


19h30 – Debate com intelectuais, comunidade artística e representantes de associações de Israel e Palestina, com a presença de Amos Gitai e do governador Tarso Genro.

Local: Palácio Piratini – para convidados


31/10 - Quinta-feira

10h - Debate de Amos Gitai com estudantes

Exibição de KEDMA (Kedma, 2002, 100min), de Amos Gitai.

Local: Sala Paulo Amorim


14h30 - Exibição de A BANDA (The Band´s Visit, 2000, 87min), de Eran Kolirin.

Local: Sala Paulo Amorim – entrada franca


16h30 - Exibição de KEDMA (Kedma, 2002, 100min), de Amos Gitai.

Local: Sala Paulo Amorim - entrada franca


Sinopses dos Filmes:

O DIA DO PERDÃO (Kippur, 2000, 123min), de Amos Gitai. Em 6 de outubro de 1973, quando a Guerra do Yom Kippur é declarada, Amos Weinraud e seu amigo Ouzi Cantoni dirigem-se às colinas de Golam e juntam-se a uma unidade da força aérea israelense, ficando encarregados de um helicóptero. Sua missão é transportar mortos e feridos ou resgatar soldados perdidos em território inimigo. No dia 10 de outubro, 23º aniversário de Amos, o helicóptero é atingido por um míssil. Todos ficam feridos e os dias que se seguem são extremamente traumáticos.




KADOSH – LAÇOS SAGRADOS (Kadosh, 2000, 100min), de Amos Gitai. Meïr e Rivka são casados há dez anos e vivem em um bairro judeu ortodoxo de Jerusalém. Apaixonados um pelo outro, o casal não tem filhos. Para garantir a descendência, o rabi da comunidade propõe Meier a repudiar a esposa e se casar com outra.




KEDMA (Kedma, 2002, 100min), de Amos Gitai. Faltando sete dias para a criação do Estado de Israel, em maio de 1948, um navio com um grupo de refugiados que sobreviveram ao campo de concentração de Soah é recebido no novo território em clima de hostilidade. As tropas britânicas tentam impedir o desembarque e apenas uma parte da tripulação consegue sair, vivendo as primeiras experiências na Palestina. Cansados e famintos, os imigrantes têm de se juntar às Forças Armadas de Israel para lutar contra os árabes.




A BANDA (The Band´s Visit, 2000, 87min), de Eran Kolirin. Uma pequena banda da polícia egípcia chega a Israel com o objetivo de tocar na inauguração de um centro cultural árabe. Entretanto, devido à burocracia, eles são esquecidos no aeroporto. Tentam se deslocar por conta própria, o que faz com que cheguem a uma pequena cidade no meio do deserto.




Fonte: Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim, através de Mônica Kanitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário