segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Diretores alemães trazem cinematografia do país ao Panorama Coisa de Cinema.




A recente safra cinematográfica alemã estará representada no IX Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece entre os dias 31 de outubro e 07 de novembro em Salvador e Cachoeira. Por meio de uma parceria com o Instituto Goethe Institut/ICBA, o festival vai exibir dez obras produzidas entre 2012 e este ano, incluindo “Houston”, filme de Bastian Günther premiado na última edição do Festival de Sundance. A produção transforma um processo de recrutamento em uma análise sutil sobre o fracasso e o diretor participará da sessão, ainda sem data definida, a ser realizada no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha.


Houston/Crédito Lichtblick Media


Quem também irá apresentar seu filme ao público baiano é o diretor Georg Mass, que traz a Salvador o longa “Duas Vidas”, escolhido para representar o país na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro. Revelando o clima na Europa logo após a queda do muro de Berlim, a trama apresenta Katrine, uma “criança da guerra”, filha de um soldado alemão e uma mulher norueguesa, que é instada a depor num processo contra o estado norueguês em favor das crianças assim denominadas. A produção conta com a atriz norueguesa Liv Ullmann, que foi mulher e musa do diretor sueco Ingmar Bergman.


Duas Vidas/Crédito Tom Trambow


A programação inclui ainda “Não me esqueça”, de David Sieveking; “Mar silencioso”, de Juliane Feze; e “Nada de mau pode acontecer”, de Katrin Gebbe, que resgatam diferentes conflitos familiares. No primeiro, o mal de Alzheimer da mãe de David Sieveking dá lugar à união da família; enquanto o filme de Juliane é marcado pela percepção de um adolescente que perde a mãe, tem de lidar com a depressão do pai e as aparições do espírito da mãe. Já a produção de Katrin, revela como um homem lida com a violência inesperada e sistemática que descobre em uma família aparentemente acolhedora.


Mar silencioso/Crédito Julex Film


Em “A garota das nove perucas”, Marc Rothermund conta a história de superação de Sophie, jovem diagnosticada com câncer, que constrói um novo sentido para a vida, exercitando múltiplas personalidades. O adolescente Ben é o personagem principal de “Saída Marrakech”, de Caroline Link, que retrata a visita dele à casa do pai em Marrakeck, resultando em uma grande jornada de prazeres e conflitos em um país estrangeiro.

O Panorama Alemão tem ainda a estreia do diretor Frauke Finsterwalder em longa-metragem. Em “Finsterworld”, ele revela pessoas que questionam o sistema e os padrões de vida contemporâneos. Comportamentos também estão no centro de “Verão lá fora”, de Friederike Jehn, e “Queda livre”, Stephan Lacant, onde conflitos pessoais de diferentes idades são postos em cena. No primeiro, uma garota de 14 anos amadurece enquanto sua família busca a harmonia perdida. No segundo filme, um homem casado e prestes a ser pai entra para a academia de polícia e descobre forte atração por outro homem.


Queda livre/Crédito Salzgeber & Co. Medien


Os dias e horários das exibições ainda não estão definidos e devem ser divulgados até meados de outubro. Mantendo a tradição, o IX Festival Internacional Coisa de Cinema oferece sessões a preços populares, além de algumas gratuitas. O festival conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, além de receber apoio da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e do Cineclube Mário Gusmão.

Fonte: Assessoria de imprensa da Quarta Via Comunicação, através de Jane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário